Buscar

Conjuntura Atual da Economia Brasileira

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
CAMPUS ITABIRA
Alana Santos Souza 
SELEÇÃO DE MONITORIA INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Itabira – MG
2019
A Conjuntura Atual da Economia Brasileira
A análise das diversas variáveis que compõe a conjuntura econômica do Brasil revela em sua maioria, um processo de regressão no 1º trimestre de 2019 se comparadas ao 4º trimestre de 2018, conforme indicam os índices disponibilizados pelo IBGE, o que interfere na economia como um todo e até mesmo no dia a dia do brasileiro.
Como já mencionado, a vida do cidadão é também afetada por esses declínios, o PIB (Produto Interno Bruto) teve queda de 0,2 % do 1º trimestre de 2019 comparado ao 4º trimestre de 2018 (IBGE, 2019) e como ele leva em conta o comércio, a indústria e a agropecuária nacional pode–se dizer que a economia de forma geral também estava mal, pois entra menos dinheiro na economia. Logo, com menos dinheiro, as pessoas consomem menos mercadorias, menos impostos são sendo arrecadados e o crédito consequentemente fica mais caro.
Além disso, a produção industrial teve queda de 0,7% comparando o 1º e o 2º trimestre de 2019 (IBGE, 2019), dentre vários motivos para essa queda como a questão climática afetando a indústria alimentícia, pode-se afirmar também que a situação das famílias brasileiras diante do mercado de trabalho, alto índice de desemprego, afeta o consumo das famílias o que resulta em um investimento menor por parte dos empresários.
Portanto, é válido resaltar que não estamos vivendo os melhores tempos da conjuntura econômica no Brasil, e que os índices econômicos refletem diretamente nas indústrias, no governo e na grande população brasileira.

Continue navegando