Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

TEMA 
FAZENDO ARTE NA ESCOLA SOU CRIANCA, SOU ARTISTA
SITUACAO PROBLEMA 
Estimular a imaginação, despertar a sensibilidade, ampliar horizontes e deixar a criança experimentar são formas de ensino
 que é: Realização de atividades onde o aluno é chamado a criar, a produzir algum trabalho artístico. Seja desenhando, pintando, modelando, fotografando etc. As atividades de produção podem partir de propostas elaboradas pelo professor e podem se articular com a leitura de imagens.
Nesse caso é importante o professor escolher imagens cujas características despertem percepções específicas acerca de algum aspecto visual ou simbólico que se deseja trabalhar com os alunos.
Quando propor: Semanalmente. 
O que a criança aprende: A reconhecer conteúdos e conceitos relativos a linguagem da arte. 
 
2. Percurso de criação pessoal
O que é: Espaço e tempo de experimentação e criação. Para isso devem ser deixados à disposição diversos materiais (pincéis, tintas, lápis, giz de cera, papéis, argila). Cada aluno pode escolher o modo como vai utilizá-los e se produzirá sozinho ou em grupo.
O educador orienta a criação, participando do processo com interferências pontuais, e observa no trabalho pronto as singularidades da produção e a familiaridade com o universo da arte. Quanto menor a autonomia da turma, maior a participação do professor no direcionamento das tarefas. 
Quando propor: Semanalmente. 
O que a criança aprende: A fazer um trabalho de autoria, imprimindo suas marcas subjetivas e expressando idéias e percepções 
3. Interpretação de imagens
O que é: Leitura de reproduções levadas para a sala de aula e de originais em exposições. É necessário criar situações de contato com a arte indicando o significado da pintura ou do desenho no contexto em que foram produzidos e incentivando a busca do sentido deles nos dias de hoje.
"As poéticas visuais devem ser colocadas como uma situação de aprendizagem por meio da resolução de problemas e da descoberta ao mesmo tempo", explica Rosa Iavelberg. Isso significa promover uma leitura criativa dando informações sobre as imagens sem se antecipar às colocações da garotada - esse é o momento de pensar e sentir. 
Quando propor: Durante todo o ano em classe e em visitas a exposições. 
JUSTIFICATIVA 
  O mundo é repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas nesta fase da infância. A arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade e a criatividade. A arte faz parte da vida da criança como instrumento de leitura do mundo e de si mesma.
    No processo de aprendizagem em Artes Visuais, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e seu modo de ver e de sentir as coisas. Ela traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com materiais e sentimentos. A criação é exclusividade das crianças, mas cabe ao professor alimentar esse percurso de forma intencional, oferecendo propostas e experiências variadas.
Hoje em dia ,muitos profissionais pedagógicos ,tem debatido a respeito da importância da pratica das atividades artística em sala de aula a fim de incentivar o desenvolvimento criativo do aluno e também valorizar a diversidade cultural dos ambientes onde os alunos estão inseridos .
Portanto as atividades artísticas podem facilitar o entendimento dos conteúdos programáticos tradicionais ,alem de promover o desenvolvimento humano.
ESMBASAMENTO TEORICO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
 
Ao longo dos anos as Artes Visuais na Educação Infantil tem demonstrado uma incoerência no que diz respeito à relação da produção teórica e a prática pedagógica, sendo utilizadas só para preencher o tempo sem um objetivo definido.
Desde os primeiros anos de vida as crianças já se interessam em produzir seus primeiros rabiscos e no decorrer do tempo esses rabiscos transformam em formas definidas, que geralmente estão associadas ao cotidiano da criança. Ao mesmo tempo em que desenham ou criam objetos também brincam de faz de conta, expressando suas figuras imaginárias.
Como afirma o Referencial Curricular Nacional (1998), “Em muitas propostas as práticas de artes visuais são entendidas apenas como meros passatempos em que atividades de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha são destituídas de significados” Neste sentido a prática das artes na sala de aula pelas crianças está sendo desvinculada de seus princípios como manifestação espontânea e auto expressiva, que visa valorizar a livre expressão, desenvolvendo assim o ser criador.
Sabemos que as artes deste cedo influenciam as crianças através das imagens visuais que estão presentes no seu cotidiano como em televisão, em revistas, em gibis, rótulos etc., desenvolvendo a imaginação criadora, a percepção, a intuição e a cognição.
 Segundo o Referencial Curricular Nacional (1998), no que diz respeito às leituras das imagens, deve-se eleger materiais que contemple a maior diversidade possível e que sejam significativos para as crianças. Neste sentido podemos dizer que os materiais utilizados devem manter uma relação com o cotidiano da criança e estimulá-las a expressarem verbalmente, o sentido que elas atribuem a essas imagens. A arte na verdade é uma forma do homem interagir com o mundo.
surgiu a necessidade da construção deste projeto de intervenção “Trabalhando com Artes na Educação Infantil”, tendo como finalidade conscientizar que a escola precisa se dar conta que através de atividades artísticas as crianças têm a chance de crescerem e se adaptarem no mundo coletivo, pois, além disso, as crianças vêm por meio de suas criatividades nos fornecerem informações elementares: suas emoções, a forma como interagem com os colegas, seu desenvolvimento físico-motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível lingüístico e sua formação moral. Neste contexto vale ressaltar a afirmação do Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil 1998.
“As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seus próprios fazer. As crianças exploram, sentem, agem, refletem e elaboram sentidos de suas experiências”.
Vivemos em uma época de profundas e significativas mudanças e em busca de uma educação de qualidade, há necessidade de que os educadores busquem novos caminhos e utilizem mais a arte como ferramenta pedagógica, que venham favorecer aos alunos melhor atuação junto ao objeto de conhecimento.
As artes estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia, nos cadernos, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das artes. Acredita-se que produzindo arte as crianças desenvolvem sua criticidade e autonomia, possibilitando o conhecimento satisfatório, prazeroso e significativo além de lhe proporcionar alegria e descoberta, possibilitando que assim, a criança sinta interesse em participar das aulas.
Para elaboração deste projeto, pesquisando em algumas fontes, pudemos observar que o trabalhar com arte possibilita as crianças a valorizar suas criatividades.
PÚBLICO ALVO 
Crianças de 0 a 05 anos que estudam na mesma sala de aula, educadores, monitores e profissionais da instituição que estão diretamente ligados à classe. 
OBJETIVOS 
GERAIS 
  De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil do MEC e a Proposta Pedagógica de Educação Infantil de Fortaleza, o trabalho com Artes Visuais tem como objetivos:
ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
comunicar e expressar pensamentos e sentimentos pormeio de todas as expressões das artes visuais: colagem pintura, desenho e escultura.
Estimular o alto estima , desenvolver o raciocínio lógico , a expressão oral e a corporal ,a coordenação motora fina e grossa , a percepção auditiva e visual da criança.
Valorizar a criança 
.ESPECÍFICOS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
Trabalhar a leitura de imagens;
Ampliar o conhecimento de mundo que possuem através do trabalho com artes
Conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável através dos trabalhos artísticos;
Propor trabalhos artísticos para que as crianças adquiram habilidades e soluções próprias através do desenho da pintura e da colagem.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
Identificar e utilizar os materiais, instrumentos e técnicas relacionadas com as atividades artísticas;
Observar, apreciar e fazer a releitura das produções artísticas de artistas cearenses;
Contextualizar algumas obras, conhecendo sobre a vida dos artistas, sua época e local onde viveram. 
 
SITUAÇÃO PROBLEMA 
Dentro de uma classe de educação infantil com uma turma mista (multisseriada), é possível, por meio dessas intervenções teórico-práticas, gerar mudanças que influenciem na prática educacional em relação aos jogos e brincadeiras como instrumento de ensino-aprendizado na escola? 
RESULTADOS ESPERADOS
 Espera-se que, os alunos percebam a importância de uma alimentação saudável, e que as crianças se expressem livremente, desenvolvendo assim sua capacidade criadora, aumentando sua sensibilidade, de forma lúdica, respeitando e valorizando o trabalho de seus colegas, criando oportunidade de uma interação pessoal e amigável
EMBASAMENTO TEÓRICO 
Como diz Gilda Rizzo (2001) a respeito do lúdico: “… A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual.” (p.40). 
Diante desse pensamento podemos observar o papel do educador na escola, que é estimular a construção de novos conhecimentos no aluno através de atividades dinâmicas e prazerosas, desafiando o aluno a solucionar problemas de acordo com o seu nível de conhecimento nas situações que o professor deve impor na sala de aula. 
Os jogos e brincadeiras devem se tornar uma estratégia para o aumento da percepção e construção de esquemas de raciocínio, já que nessa fase a criança está no início do desenvolvimento da sua coordenação motora e absorve com mais facilidade os ensinamentos que lhes são oferecidos. Para isso, deve-se inserir na escola essas técnicas de aprendizagem diferenciada que possam se tornar significativas no aprendizado das crianças, tomando cuidado ao desenvolver essas atividades também, pois dependendo da quantidade utilizada, a ponto de se tornar exagerada, os jogos podem se tornar atividades rotineiras, transformando a aula em ensino tradicional e repetitivo. 
Celso Antunes (2001) apresenta o seguinte pensamento: “Um professor que adora o que faz, que se empolga com o que ensina, que se mostra sedutor em relação aos saberes de sua disciplina, que apresenta seu tema sempre em situações de desafios, estimulantes, intrigantes, sempre possui chances maiores de obter reciprocidade do que quem a desenvolve com inevitável tédio da vida, da profissão, das relações humanas, da turma…”(p.55). 
É importante ressaltar que o professor deve não apenas apresentar atividades com os alunos, ele também precisa ser dinâmico a ponto de prender sua atenção, ainda mais quando se trata de crianças de idades diferentes, o professor deve sempre estimular e conduzir todas as atividades propostas, estando atento a cada momento para avaliar e solucionar um problema que poderá aparecer dentro desse processo de ensino-aprendizagem. Pode-se dizer então que o educador é o elo que liga o ensino aos alunos, precisando assim gostar do que se faz. 
METODOLOGIA 
O Projeto que apresentado tem como objetivo mostrar que alguns jogos são fundamentais para exercitar a concentração e desenvolver o raciocínio, já que é mais difícil ensinar a varias crianças de nível de conhecimentos distintos, o professor deve explorar as suas habilidades para que possa perceber melhoras significativas nas áreas de conhecimento necessárias a cada aluno, tendo em vista suas necessidades específicas. 
Algumas atividades que poderão ser desenvolvidas: 
 Alfabeto móvel (verificar a qualidade da formação de palavras e frases); 
 Tangram (percepção de desenhos e figuras); 
 Jogo da memória (Trabalhar raciocínio lógico e rápido); 
 Jogo da velha (raciocínio lógico); 
 Jogo da forca (Trabalhar raciocínio lógico e rápido); 
 Brincadeiras musicais (Trabalhar coordenação motora); 
 Brincadeiras livres (Recreação, Leituras e contos). 
RECURSOS 
 Brinquedos; 
 Jogos Pedagógicos; 
 Recursos humanos; 
 Professores; 
 Monitores; 
 Alunos; 
 Gestor; 
 Livros de histórias; 
 Cordas; 
 Cadeiras; 
 CD’s; 
 DVD’s 
 Televisão; 
 Bolas; 
 Revistas; 
 Lápis de cor; 
 Folha sulfite. 
Papel metro, massa de modelar, lápis de cor, cola, som, CD, tintas, revistas, jornais, tesoura, papel ofício, DVD, TV, papel colorido, areia, pincel, cola colorida.
 
 
	CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ATIVIDADES 
	OUTUBRO 
	NOVEMBRO 
	DEZEMBRO 
	APRESENTAÇÃO DO PROJETO 
	X 
	DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 
	X 
	X 
	BRINCADEIRAS 
LIVRES 
	X 
	BRINCADEIRAS 
DIRIGIDAS 
	X 
	AVALIAÇÃO 
	X 
	APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 
	X 
PRODUTO FINAL E CULMINÂNCIA
            Será organizada uma exposição com os trabalhos produzidos durante o projeto em cada sala de aula com visitação aberta aos pais e alunos de outras turmas, em fevereiro (data a combinar posteriormente). Cada sala será uma galeria de arte com obras das crianças a partir das obras do artista escolhido para a turma e obras inéditas das próprias crianças.
AVALIAÇÃO
            Será feita através de observação sistemática e direta da criança, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança e através de registro para elaboração do relatório individual de cada criança.
http://infanciacomarte.blogspot.com.br/
Justificativa:
No propósito de trabalhar o projeto fazendo arte com a educação infantil que possibilita um projeto cheio de alegria, música, cores, formas,etc. Visando desenvolver na criança a observação, a imaginação e a sensibilidade.
Desenvolver as habilidades em torno da produção artística tendo como base a construção e oresgate da criatividade. A arte faz parte da vida da criança como leitura do mundo e expressão pessoal.
Objetivos:
-proporcionar as crianças um ambiente rico em experiência e criatividade, necessários ao desenvolvimento físico, psicológico e social.
-estimular a criatividade como elemento de auto-expressão, a construção do conhecimento que inclui necessariamente as idéias de descobrir, de inventar, de redescobrir e de criar.
-proporcionar as crianças diferentes tipos de aprendizagem, resgatando a criatividade, e o fazer comreciclagem.
Metodologia:
- Recorte
- colagem,
- brincadeiras,
- guache,
- reciclagem,
- lápis de cor,
-giz de cera.
Conteúdos:
- Confecção de brinquedos,
- contaçãode historia,
- cantigas de roda,
- confecção de instrumentos musicais e sons por eles produzidos,
- cores,
- formas geométricas,
- datas comemorativas.
Avaliação:
-observar se as crianças se interessam e manipulamdiferentes materiais explorando suas possibilidades, se a criança apresenta bom envolvimento ao realizar os trabalhos manuais.-observar as crianças no interesse em fazer as atividades, como ela se envolve na construção da atividade, no relacionamento com ela mesmo e com seus colegas.
O Projeto FAZENDOARTE será realizado com as 
crianças do Pré I e Pré II, com idade entre 3 a 5 anos, realizando as atividades seguindo a faixa etária porem com a mesma metodologia.
Ler documento completo
A avaliação será realizada de forma processual, durante toda execução do projeto, para tanto será observado a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas e na criatividade das crianças.
Segundo as autoras Idalina Ferreira e Sarah Caldas, a avaliação em Educação Artística também deve ser especial, os trabalhos não podem ser julgados do ponto de vista da perfeição.
Valorizar a criatividade e respeitar as diferenças individuais são os objetivos mais importantes para uma avaliação.
Referencias 
Dente de leite projetos pedagógicos para educação infantil Waldirene Dias Mendonça .
Carmem Lucia F.Vaz .
REFERÊNCIAS:
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto.Secretaria de Educação Fundamental;Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil Brasília:MEC/SEF, 1998.
 
FERREIRA, Idalina Ladeira;CALDAS, Sarah P.Souza.Atividades na pré-escola.18ª ed.São Paulo:Saraiva,2002.
 
CRONOGRAMA DE EXECUÇÂO
 
 
O projeto ”Trabalhando com Artes na Educação Infantil“ será realizado em num período de 15 encontros, cada um com duração de 4 horas, totalizando 60hs.
 
 
	 
ETAPAS
	 
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
	 
1ª
	 
Apresentação do projeto
	 
2ª
	 
Apresentação do filme
	 
3ª
	Processo de compra de frutas, legumes e verduras na feira livre
	 
4ª
	 
Pintura com lápis de cor
	 
5ª
	 
Construção de painel
	 
6ª
	 
Pintura utilizando pincel
	 
7ª
	Impressão utilizando carimbos e colagem utilizando sementes
	 
8ª
	 
Brincadeiras com músicas e danças
	 
9ª
	 
Decoração
	 
10ª
	 
Montagem de quebra-cabeça
	 
11ª
	 
Pintura utilizando dedos e contorno com lápis de cor
	 
12ª
	 
Artes com massa de modelar e tinta
	 
13ª
	 
Construção de receita
	 
14ª
	 
Observação do preparo de receita
	 
15ª
	 
Culminância

Mais conteúdos dessa disciplina