Buscar

Lista de introdução Engenharia Civil

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL 
Explique detalhadamente o que é o CONFEA e CREA. Cite algumas de suas atribuições
 O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) é uma autarquia pública federal instituída pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.
Atualmente, o Confea é regido pela Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966, tem sede em Brasília, e possui cerca de um milhão de profissionais registrados em seu Sistema de Informações (SIC).
Sua missão é atuar eficiente e eficazmente como a instância superior da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais de engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos, sempre orientado para a defesa da cidadania e a promoção do desenvolvimento sustentável.
O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade, sempre com respeito ao cidadão e cuidado com o meio ambiente. O Conselho Federal tem, ainda, como valores a integridade, a ética, a excelência e a transparência.
Além do presidente, o Confea é organizado da seguinte forma: plenário - composto por 18 conselheiros; comissões permanentes; Comitê de Avaliação e Articulação; e Conselho Diretor. Suas finalidades e competências estão previstas na Resolução nº 1.015, de 30 de junho de 2006, Regimento do Conselho. 
Crea é a sigla que identifica o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. O Crea é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio.
O CREA fiscaliza, controla , orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais da Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitarista, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Engenharia Hídrica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial, Engenharia de Produção, Engenharia de Operação, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Geologia, Engenharia de Minas, Engenharia de Geologia, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Geografia, Agronomia (ou Engenharia Agronômica), Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura, Meteorologia e Engenharia de Segurança do Trabalho, além das atividades dos Técnicos Agrícolas e Técnicos em Agropecuária e das várias modalidades de Técnicos Industriais e Tecnólogos
O que você entende por ART ? Fale sobre a sua importância.
ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA DE OBRAS E SERVIÇOS
A Lei n° 6.496, de 7 de dezembro de 1977, que instituiu a Anotação de Responsabilidade Técnica-ART, estabelece que todos os contratos referentes à execução de serviços ou obras de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia deverão ser objeto de anotação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – Crea.
Conforme estabelece a Resolução nº 1.025, de 2009, do Confea, fica sujeito à anotação de responsabilidade técnica no Crea em cuja circunscrição for exercida a respectiva atividade:
•    todo contrato referente à execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões vinculadas à Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia; e
•    todo vínculo de profissional com pessoa jurídica para o desempenho de cargo ou função que envolva atividades para as quais sejam necessários habilitação legal e conhecimentos técnicos nas profissões retromencionadas.
A anotação é feita por meio do formulário eletrônico, disponível no sítio do Crea na Internet. Nele são declarados os principais dados do contrato firmado entre o profissional e seu cliente (no caso de profissional autônomo), ou ainda entre o contratado e o contratante (no caso de profissional com vínculo empregatício). 
QUEM DEVE REGISTRAR A ART
Quando possuir vínculo contratual com pessoa jurídica, cabe ao profissional registrar a ART e à empresa/instituição o pagamento do valor correspondente a esse serviço.
Devem registrar a ART todos os profissionais legalmente habilitados que exercem suas profissões em organizações que executam obras ou serviços de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia 
FUNÇÃO DA ART
Defesa da Sociedade
A ART é um instrumento indispensável para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas. A ART assegura à sociedade que essas atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado. Neste sentido, a ART tem uma nítida função de defesa da sociedade, proporcionando também segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado.
Valorização do Profissional
A ART valoriza o exercício das profissões, confere legitimidade ao profissional ou empresa contratado e assegura a autoria, a responsabilidade e a participação técnica em cada obra ou serviço a ser realizado. Ao registrar a ART os direitos de autoria de um plano ou projeto de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia, respeitadas as relações contratuais expressas entre o autor e outros interessados, são do profissional que os elaborar.
O registro da ART possibilita ao profissional constituir acervo técnico, que tem grande valor no mercado de trabalho, bem como o resguarda em eventuais litígios judiciais. A partir do registro da ART é possível ao profissional obter a Certidão de Acervo Técnico-CAT, que certifica, para os efeitos legais, que consta dos assentamentos do Crea a anotação das atividades técnicas executadas ao longo de sua vida profissional.
Comprovação da Capacidade Técnico-Profissional em Licitações
A capacidade técnica de uma empresa varia em função da alteração dos acervos técnicos dos profissionais integrantes de seu quadro técnico.
Deste modo, em atendimento à Lei nº 8.666, de 1993, o atestado registrado no Crea constituirá prova da capacidade técnico-profissional da empresa somente se o responsável técnico indicado na Certidão de Acervo Técnico estiver a ela vinculado como integrante de seu quadro técnico.
TIPOS DE ART
Quanto à tipificação, a ART pode ser classificada em:
I – ART de obra ou serviço, relativa à execução de obras ou prestação de serviços inerentes às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea;
II – ART de obra ou serviço de rotina, denominada ART múltipla, que especifica vários contratos referentes à execução de obras ou à prestação de serviços em determinado período; e
III – ART de cargo ou função, relativa ao vínculo com pessoa jurídica para desempenho de cargo ou função técnica.
Qual a necessidade de um engenheiro civil em uma obra?
Basicamente um engenheiro civil faz projetos de especialidades, gestão e planejamento de obras, bem como fiscalização de grandes projetos de construção. Um engenheiro civil normalmente faz o seguinte:
Analisa relatórios, mapas e outros dados de projetos.
Considera os custos de construção, regulamentos, potenciais riscos ambientais e outros fatores em etapas de planeamento.
Testa os solos para determinar a sua capacidade de resistência para suportar com as estruturas.
Testa diversos materiais tais como asfalto, cimento ou aço.
Faz estimativas de custos e orçamentos para realização de uma obra completa. Estes orçamentos normalmente incluem, estimativas de materiais, equipamentos, mão de obra, entre outros, a fim de determinar a viabilidade económica de um projeto.
Utiliza software de engenharia civil para conceber elementos de projeto para sistemas de transporte, sistemas hidráulicos e estruturas de concreto armado, estruturas metálicas e estruturas mistas. De acordo com a regulamentação de cada país.
Supervisiona ou participa em inspeções de formaa estabelecer pontos de referência e orientar a construção.
Porque o engenheiro civil deve se ater constantemente a ética? Fundamente sua explicação com exemplos
 A prática da profissão é fundada nos seguintes princípios éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta
Do objetivo da profissão 
A profissão é bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores; Da natureza da profissão 
 A profissão é bem cultural da humanidade construído permanentemente pelos conhecimentos técnicos e científicos e pela criação artística, manifestando-se pela prática tecnológica, colocado a serviço da melhoria da qualidade de vida do homem; Da honradez da profissão 
 A profissão é alto título de honra e sua prá- tica exige conduta honesta, digna e cidadã; Da eficácia profissional 
A profissão realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória nos serviços e produtos e observando a segurança nos seus procedimentos; Do relacionamento profissional
 A profissão é praticada através do relacionamento honesto, justo e com espírito progressista dos profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatários, beneficiários e colaboradores de seus serviços, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade na competição; Da intervenção profissional sobre o meio 
 A profissão é exercida com base nos preceitos do desenvolvimento sustentável na intervenção sobre os ambientes natural e construído, e 30 na incolumidade das pessoas, de seus bens e de seus valores;
Sobre o código de ética do engenheiro, explique os artigos a seguir:
Art. 5º - Não solicitar nem submeter propostas contendo condições que constituam competição por serviços profissionais.
Cita-se por exemplo o uso de favorecimentos ou favores, por exemplo em uma licitação de obra pública onde construtoras usam de subornos aos agentes públicos afim de que favorecam a construtora a vencer a licitação por um valor maior do que o valor de mercado e com qualidade muito inferior. Isso ocorre também no meio profissional por isso o engenheiro deve estar atento a isso e não expor a profissão de modo que manche a imagem da carreira e muito menos oferecer prejuízos a população. 
Art. 8º - Ter sempre em vista o bem-estar e o progresso funcional de seus empregados ou subordinados e tratá-los com retidão, justiça e humanidade. 
Sempre o engenheiro deve tratar seus subordinados e empregados com respeito a altura que o mesmo gostasse de receber além do mais dar condições de segurança e saúde no ambiente de trabalho oferencendo um abiente de trabalho saudável e seguro mantendo a integridade física e moral dos colaboradores.
O engenheiro atual deve se atentar aos campos em que poderá atuar. Apresente quais são as principais áreas da engenharia civil e exponha quantos exemplos puder dos campos em que o engenheiro civil poderá trabalhar.
Construção civil
 Uma das mais clássicas, esse tipo de engenheiro trabalha principalmente com os materiais de construção e processos construtivos, aplicando-os em obras e procurando o desenvolvimento das mesmas para melhor atender o mercado. 
Materiais de Construção
Esse engenheiro busca basicamente estudar as características dos materiais utilizados na construção civil e a racionalização de suas aplicações, além de procurar buscar novas tecnologias que atendem melhor o mercado e otimizando a construção.
Cálculo estrutural
Esse engenheiro trabalha geralmente em escritório e aliado ao engenheiro de construção civil, buscando realizar cálculos que atinjam os requisitos de resistência dos materiais, teoria das estruturas, estruturas de concreto armado e protendido, estruturas metálicas, estruturas de madeira e pontes, buscando sempre a segurança da estrutura. Existem especializações nessa área, com linhas de pesquisa no contexto do comportamento dos materiais empregados e dos sistemas estruturais, formulando modelos constitutivos para o concreto e outros materiais, por exemplo. Além disso, há estudos o comportamento de estruturas de edifícios altos, sistemas estruturais em madeira, aço, concreto armado e protendido, concreto pré-moldado e argamassa armada, sem contar naturalmente, as experimentações numéricas com os elementos finitos, diferenças finitas e elementos de contorno, entre outros campos estruturais, buscando inovações e segurança da estrutura.
Geotecnia
O engenheiro geotécnico trabalha com a mecânica dos solos, com a interferência de obras de infra-estrutura de qualquer natureza, ou seja, escavações, obras de fundações, movimentações de terras, barragens de terra, estabilidade de taludes, sistemas de informação geográfica e etc.
Saneamento
Esse tipo de engenheiro busca explorar o uso da água, dos projetos e das obras de saneamento básico e de saneamento geral (água, esgoto, resíduos e drenagem), tais como sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, do gerenciamento do lixo urbano e dos seus sistemas de tratamento, além do uso de água para saúde pública, controle e remediação ambiental, gestão ambiental e licenciamento ambiental.
Ambiental 
Com a grande importância dada ao meio ambiente nos tempos atuais, é natural que haja uma grande preocupação ambiental relacionada a engenharia civil e suas diversas áreas, pois, por exemplo, a construção civil é uma das áreas que mais gera resíduos sólidos jogados no meio ambiente, além disso, a maioria das obras, seja de qual cunho for, atinge diretamente a natureza, o que se faz necessário um estudo para reduzir os impactos negativos.
Atingindo esse ponto, entra o engenheiro ambiental, apesar de já existir graduações focadas nisso, também se pode chegar nessa área através de especialização. O Engenharia Ambiental, tem função social e de contribuir para a redução dos efeitos adversos das atividades produtivas nos meios físicos e biológicos, buscando implantar modelos de desenvolvimento econômico, tanto na prevenção, quanto na minimização dos impactos que a atividade humana provoca no meio ambiente, estudando a caracterização ambiental, a análise de suscetibilidades e vocações naturais do ambiente, elaboração de estudos de impactos ambientais, proposição, implementação e monitoramento de medidas mitigadoras ou de ações ambientais, tanto na área urbana quanto na rural.
 Estradas e transportes
Uma das maiores áreas da engenharia civil que podem ser seguidas, possui muitas ramificações.  O engenheiro de estradas e transportes busca a construção, manutenção, traçado de estradas, pavimentos de rodovias, planejamento de sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodoferroviárias, portos, aeroportos, além de logística, como o estudo do tráfego com vistas a otimização da capacidade de tráfego, visando reduzir congestionamentos.
Segurança do Trabalho
Área de extrema importância, o Engenheiro de Segurança do Trabalho tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho, elaborando, administrando e fiscalizando planos de prevenção de acidentes ambientais através de atividades referentes à proteção, segurança e higiene do trabalhador, a segurança dos locais de trabalho, das instalações e dos equipamentos, controle de riscos e da poluição, equipamentos de proteção e combate a incêndios, controle e eliminação de agentes agressivos ao meio ambiente e ao trabalhador (calor, ruído, poluentes, radiações, agentes químicos e biológicos) equipamentos de proteção individual (EPI´s) e coletiva (EPC´s), treinamento e conscientização do trabalhador para os assuntos de segurança, entre outras atribuições. Ele também orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias

Continue navegando