Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA LEGISLAÇÃO, EMPREENDORISMO E ETICA

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO, EMPREENDORISMO E ÉTICA
QUESTÃO A:
As organizações buscam cada vez mais o lucro econômico-financeiro desenfreadamente e, assim, precisam valorizar os indivíduos que nelas trabalham, conforme indica Costa (2004). Para ele, essas instituições acabam por considerar pessoas como meros recursos para que atinjam seus objetivos organizacionais. Lembra, ainda, que se poderia utilizar uma abordagem sistêmica pela qual o homem é observado em sua totalidade e não apenas como um profissional restrito ao ambiente de trabalho. Nesse sentido, explique quais são os principais benefícios de uma empresa humanizada.
Sua resposta deve ter entre 5 e 10 linhas, caso utilize fontes de consulta, não esqueça de citá-las.
Dica: deve acompanhar o conteúdo do capítulo 10, que se encontra no livro da disciplina.
R: Hoje empresas recrutam pessoas para produzirem mais e elevar a empresa a um status de absoluta em tudo. Mas a mesma não tem consciência que é necessário dar maior atenção e valorização ao funcionário que se aplica dia e noite para cumprir ordens e objetivos apontados, e sempre é sobre a parte humana que pesa a maior cobrança, é importante entender que o trabalhador não é uma maquina designada a só receber ordens. É preciso melhorar o ambiente de trabalho pensando em maneiras, formas e meios para que seu funcionário se sinta bem e motivado em seu ambiente de produção. Pensando desta maneira a empresa terá muito mais lucros sem precisar pressionar ninguém a trabalhar agindo assim haverá profissionais motivados que produzira cada vez mais. Uma empresa humanizada é, então, aquela que prioriza crescer, mas não sozinha, mas em parceria com os seus funcionários aonde todos são beneficiados onde os mesmos se sintam importante naquele ambiente e saber que ele é o produto mais importante na empresa.
QUESTÃO B
Segundo Silva (2015), “Cada vez mais, observa-se que nem todas as soluções de base tecnológica são as melhores alternativas para questões relativas à sustentabilidade social, econômica e ambiental.”. De acordo com Brayner (2013), no que se refere à TI, equipamentos tornam-se obsoletos rapidamente e questiona-se como tais tecnologias serão descartadas, de maneira a evitar grandes impactos ambientais. Nesse sentido, para evitar impactos ambientais relacionados ao uso de sistemas informatizados, práticas como economia de energia e documentos impressos contribuem para a sustentabilidade ambiental.
Assim, no contexto de TI verde, explique se você considera suficientes as práticas citadas anteriormente, justificando sua resposta; ou ainda, se há outra prática que você considera mais relevante que as que foram informadas, a justificando também.
Sua resposta deve ter entre 10 e 15 linhas, caso utilize fontes de consulta, não esqueça de citá-las.
R: Existem outras formas não só as citadas acima que podem ser acrescentadas como: virtualização de servidores uso de videoconferência. Implantar nas empresas meios de recolher e reciclar seus produtos quando eles se tornam obsoletos para que os mesmos não sejam descartados na natureza, pois o problema gerado por esse descarte inconsequente é que boa parte dos eletro eletrônicos são constituídos de ferro e plástico e levam acima de 150 anos para desaparecer do meio ambiente. Os componentes metálicos e circuitos, tem substancias como o chumbo, que pode contaminar o solo ou lençóis freáticos, acarretando assim doenças às pessoas que moram no entorno dos locais onde foram descartados tais equipamentos. Lembrando que ações impensadas prejudicam o próprio homem e o ambiente em sua volta. Outro meio é criar fontes alternativas de energia já que os meios tecnológicos consomem bastante energia, pois a maioria fica por muito tempo ativo.

Continue navegando