Buscar

Apol 1 Gestão de Espaços e quipamentos de esporte e lazer

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão de Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Grande parte dos seus espaços é utilizada para o lazer da população, mesmo quando não seja essa sua finalidade original – ruas, praças, esquinas, terrenos baldios, margens de rios ou lagos – e algumas experiências modernas já transformam viadutos em locais recreativos, como em Nova Iorque e em São Paulo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PINA, L. W. Os equipamentos de lazer como cenários das experiências e das atividades no tempo livre. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, p. 52-69, jan./abr., 2017. p. 54-55.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Lazer como mecanismo de apropriação democrática dos espaços públicos: um estudo sobre as práticas de lazer na Estação das Docas em Belém (Pará, Brasil) sobre o lazer como fenômeno sociocultural, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Está relacionado com as concepções de território, de ambiência relacional, de patrimônio e de lugar.
	
	B
	Lugares que possuem uma representatividade da vida dos moradores e da história das cidades.
	
	C
	Lugares de convivência que expressam estilos de vida, relações de poder e formas de apropriação.
	
	D
	São os locais onde as diferenças se tornam públicas e se confrontam politicamente.
	
	E
	Trata-se de um conjunto de atividades, nas quais as pessoas se envolvem no seu tempo disponível.
Você acertou!
Comentário: “O lazer como fenômeno sociocultural pode ser entendido como um conjunto de atividades culturais, entre as quais estão as práticas físico-esportivas, artísticas, sociais, intelectuais, manuais e turísticas, em que as pessoas se envolvem com certa liberdade de escolha no seu tempo disponível [...]” (texto-base, p. 513). As demais alternativas referem-se aos conceitos de espaços públicos e ao processo de turistificação.
Questão 2/5 - Gestão de Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer
Considere o extrato de texto a seguir:
“[...] a gestão dessas atividades possa depender da interação com múltiplos órgãos e entidades governamentais [...], embora se possa cogitar da delegação de parcelas de atribuições legais entre órgãos da administração pública e, em alguns casos, até mesmo a entidades privadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAMPAIO, P. R. P.; SAMPAIO, R. S. R.; MAGALHÃES, L. Questões jurídicas relevantes na gestão de parques urbanos no Brasil: panorama geral e estudo de caso do Parque do Flamengo. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 272, p. 339-379, maio/ago. 2016. p. 345.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base Gestão de equipamentos esportivos: análise dos equipamentos do Recife-PE sobre os modelos de gestão de equipamentos esportivos, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Na gestão pública, busca-se o lucro em acesso condicionado a alguns setores.
	
	B
	A concessão e sociedade de capital misto são formas de gestão privada.
	
	C
	A gestão indireta se dá por uma entidade local ou instituição que a pertença.
	
	D
	Clubes, associações ou empresas podem participar da gestão indireta.
Você acertou!
Comentário: “1. Gestão pública ou direta - pela própria entidade local, por uma organização local ou sociedade cujo capital pertença integralmente à entidade local; 2. Gestão indireta - a gestão é efetuada por uma organização pública de natureza privada, como clubes, associações ou empresas. As formas mais usuais são a concessão, a gestão interessada, o contrato e a sociedade de capital misto; 3. Gestão privada - forma sobejamente conhecida em que a lógica dominante se restringe ao lucro, às regras do mercado livre e o acesso condicionado a determinados sectores sociais e econômicos” (texto-base, p. 28).
	
	E
	A gestão privada acontece por entidades públicas de natureza privada.
Questão 3/5 - Gestão de Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer
Atente para a seguinte citação:
“Há parques que estão dentro do perímetro urbano de um município e são, portanto, regidos pelo direito urbanístico. Há parques que estão igualmente localizados dentro do perímetro urbano, mas que são regidos pelo direito ambiental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAMPAIO, P. R. P.; SAMPAIO, R. S. R.; MAGALHÃES, L. Questões jurídicas relevantes na gestão de parques urbanos no Brasil: panorama geral e estudo de caso do Parque do Flamengo. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 272, p. 339-379, maio/ago. 2016. p. 342.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Gestão dos espaços públicos urbanos para a prática de esportes sobre as políticas urbanas no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Devem ser norteadas pelo direito das pessoas a uma vida digna nas cidades.
Você acertou!
Comentário: “as políticas urbanas devem ser norteadas pelo direito a uma vida digna nas cidades. Garante-se o direito de viver com qualidade de vida se sobressaindo ao mero direito de sobrevivência. No Brasil, a partir de 1988, o planejamento da cidade tornou-se exercício obrigatório, visto que a Constituição Federal (nos artigos 182 e 183) dispõe sobre a ordenação do processo de desenvolvimento das funções sociais da cidade, para garantir o bem-estar dos habitantes. Entretanto, só em 2001, através da Lei Federal 10.257 (Estatuto da Cidade), é que foram estabelecidas as principais diretrizes de execução das políticas urbanas” (texto-base, p. 178-179).
	
	B
	Pregam pelo princípio da sobrevivência, ao invés da qualidade de vida.
	
	C
	Por ser um tema ausente da Constituição Federal, não é implementado.
	
	D
	Foram destituídas com a aprovação do Estatuto das Cidades no Brasil.
	
	E
	Deveriam ser norteadas pelo princípio do favorecimento aos grupos ricos.
Questão 4/5 - Gestão de Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer
Atente para a seguinte afirmação:
“Há diferentes possibilidades de arranjos jurídico-institucionais para viabilizar a gestão integrada de parques urbanos. Por gestão integrada entende-se um único órgão ou uma única entidade (estatal ou privada) responsável, em última instância, pela organização das atividades necessárias ao seu adequado funcionamento [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAMPAIO, P. R. P.; SAMPAIO, R. S. R.; MAGALHÃES, L. Questões jurídicas relevantes na gestão de parques urbanos no Brasil: panorama geral e estudo de caso do Parque do Flamengo. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 272, p. 339-379, maio/ago. 2016. p. 345.
Considerando a afirmação e os conteúdos do texto-base Gestão de equipamentos esportivos: análise dos equipamentos do Recife-PE sobre a gestão pública indireta dos equipamentos esportivos, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1.  Gestão de interesse
2.  Concerto
3.  Consórcio
( ) As instituições compartilham determinados serviços municipais de forma voluntária.
( ) Regido por contrato, poder público e entidade jurídica têm obrigações com a gestão das instalações.
( ) A obrigação da gestão é da empresa contratada e é regido por contrato.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	3 – 1 – 2
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 3 – 1 – 2. Segundo o texto-base: [1] gestão de interesse – que seria uma administração do poder público com uma entidade jurídica, em que ambas teriam obrigações com a gestão das instalações, e seria regido por contrato entre as instituições; [2] concerto – seria um modo de prestação de um serviço desportivo municipal, que estabelece uma relação de acordo por meio de contratos entre as entidades, porém a obrigação da gestão é da empresa contratada; [3] consórcio – seria umaforma de gestão entre as entidades, de forma voluntária, em que as instituições compartilham de determinados serviços municipais, entre eles, os equipamentos desportivos” (texto-base, p. 29-30).
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	2 – 3 – 1
Questão 5/5 - Gestão de Espaços e Equipamentos de Esporte e Lazer
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os bens públicos econômicos têm por característica serem não excludentes e não rivais. A não excludência refere-se à característica pela qual o uso do bem por determinado indivíduo não afasta a possibilidade de outros consumirem o mesmo bem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAMPAIO, P. R. P.; SAMPAIO, R. S. R.; MAGALHÃES, L. Questões jurídicas relevantes na gestão de parques urbanos no Brasil: panorama geral e estudo de caso do Parque do Flamengo. Revista de Direito Administrativo, Rio de Janeiro, v. 272, p. 339-379, maio/ago. 2016. p. 345.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Gestão dos espaços públicos urbanos para a prática de esportes sobre os espaços públicos abertos para o lazer, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Devem se resumir a espaços de circulação de pedestres e veículos.
	
	B
	Sua quantidade deve ser ordenada, para facilitar o acesso das pessoas.
Você acertou!
Comentário: “os espaços públicos de uso comunitário cada vez mais se resumem a espaços para circulação, seja de pedestres ou de veículos. Independentemente da cidade, a parte da população mais afetada pela carência desses espaços [...], tanto em termos quantitativos como qualitativos, é justamente a população mais pobre, cujas possibilidades não permitem o acesso aos equipamentos e espaços de uso comunitário privado [...]. A qualidade de vida dos habitantes da cidade torna-se importante fator a ser consolidado em políticas públicas de gestão urbana [...]. Esta ideia é associada aos espaços públicos abertos de lazer. PUPPI [...] destaca que a quantidade adequada de tais espaços deve estar combinada com a ordenação de um sistema, de modo que toda a população possa desfrutar dos espaços abertos públicos equitativamente, com mais ou menos a mesma facilidade de acesso” (texto-base, p. 176).
	
	C
	O poder público deve priorizar os espaços comunitários privados.
	
	D
	Sua existência está afastada do fator qualidade de vida dos habitantes de uma cidade.
	
	E
	Quando inexistente, favorece a população mais pobre nas cidades.

Continue navegando