Buscar

Higiene pessoal e Vestuário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Higiene pessoal e Vestuário
Para manter a saúde do nosso corpo precisamos ter alguns cuidados. Um deles é apresentar bons hábitos de higiene, já que a falta deles facilita a entrada de certos micro-organismos em nosso corpo, como os vírus, e algumas bactérias, protozoários, fungos e vermes; podendo causar doenças. Além disso, com pouca higiene, costumamos exalar um cheirinho nada agradável, o que pode fazer com que pessoas queridas se afastem de nós.
 Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal mas também o tipo de alimentação, vestuário e calçado, a postura no dia-a-dia, as horas de sono diárias e a prática de exercício físico. 
Claro que ninguém quer essas coisas para si, não é mesmo? Por isso, abaixo listamos algumas boas medidas para termos uma boa higiene:
- Escovar os dentes ao acordar, após as refeições e antes de dormir, fazendo o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia;
- Lavar as mãos antes de comer, pois os seres vivos causadores de doenças podem estar alojados nelas, adentrando pela nossa boca em nosso organismo;
- Lavar as mãos sempre que chegar da rua;
- Lavar as mãos e sempre dar descarga após o uso do sanitário;
- Não colocar objetos ou as mãos na boca;
- Tomar banho todos os dias e lavar os cabelos sempre que necessário, pois neles se acumulam suor e sujeiras, ao longo do tempo;
- Andar calçado, pois os sapatos protegem os pés de sujeiras e objetos cortantes;
- Usar roupas limpas;
- Lavar o rosto ao acordar, retirando as remelas que se acumulam no canto dos olhos; 
- Pentear os cabelos sempre;
- Nunca, jamais, comer meleca de nariz;
- Limpar o nariz, assoando-o na pia, lavando as mãos com água e sabão logo depois;
- Sempre cortar e limpar as unhas;
- Cortar os cabelos com frequência, para que cresçam fortes e bonitos;
- Verificar se não há lêndeas e piolhos nos cabelos e, se sim, tratar desse problema;
- Trocar meias constantemente, para não dar chulé nos sapatos, nem frieiras;
- Não soltar flatos (pum) na frente de outras pessoas, pois além de ser nojento, é falta de educação.
O sono é a forma que o nosso organismo tem de descansar. O sono assegura o repouso do cérebro.
As horas de sono variam de pessoa para pessoa e são diferentes conforme a idade, etc. Deitar e levantar sempre à mesma hora ajudam a criar um ritmo de sono regular. Uma pessoa deve dormir entre 8 a 9 horas por dia. 
A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acúmulo gradativo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, entre outras). A consequência é o aparecimento de assaduras, além do odor, mau cheiro desagradável, e o risco de aparecimento de piolhos e sarna.
“Por isso é importante frisar a importância do banho diário em países de clima quente, como no nosso, destacando o banho de chuveiro, que é o mais higiênico”.
O corpo humano regula, automaticamente, sua temperatura quando exposto ao frio ou calor. Entretanto, quando há exposição aos excessos de temperatura, podem surgir alterações no organismo. É preciso mostrar que o vestuário é importante na manutenção da temperatura corporal, destacando a necessidade de se usarem roupas sempre limpas, bem como ter um lugar para guardar roupas sujas. Da mesma forma, deve ser mostrado à criança a necessidade de andar calçado. Se os pés não estiverem protegidos, correm o risco de sofrerem muitas agressões ou machucados, por pregos, espinhos, pedras, entre outros. Além disso, os pés descalços são portas abertas às verminoses (amarelão, lombriga, solitária) e outras doenças, como o tétano.
Higiene é Saúde!
Pratique!!!

Continue navegando