Buscar

atividade 1 Direito empresarial

Prévia do material em texto

Marina, moradora de Belo Horizonte/MG, é personal trainer online há 2 anos e os valores auferidos por sua atividade correspondem ao seu sustento e de sua família. As aulas são postadas por streaming todos os dias nos mesmos horários. Cada dia mais seu trabalho se torna conhecido e maior é o número de inscritos, de forma que sua rentabilidade vem aumentando exponencialmente. Em razão do crescimento de seus serviços, Marina afirma ter vontade de um dia se tornar uma empresária, através do registro de suas atividades. Por causa destas condições, Marina procura sua ajuda para auxiliá-la nessa situação. Sobre o tema, responda:
Marina está correta ao afirmar que não é empresária? Justifique.
2) Marina poderia empreender uma atividade empresarial regularizada de forma individual? Qual?
Marina está correta ao afirmar que não é empresária? Justifique. 
Não, Marina está errada. 
Marina é considerada empresária, pois, de acordo com o art.966 do CC, empresário é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. Exceto empresário que exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. Sendo que sua existência independe de quaisquer formalidades, inclusive de registro.
2) Marina poderia empreender uma atividade empresarial regularizada de 
forma individual? Qual? 
Resposta: Sim, Marina pode passar a ser uma empresaria regularizada de forma individual, existem 2 formas:
Marina pode se inscrever de forma Individual ilimitada: em que uma única pessoa natural explora atividade econômica, respondendo com seus próprios bens eventuais obrigações assumidas. 
Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI, refere-se à espécie empresarial explorada por uma única pessoa natural, cuja responsabilidade se limita ao seu capital social, que deve ser de, pelo menos, 100 (cem) salários mínimos e totalmente integralizados (ALCANTARA, 2017, p. 49). Considerando a unicidade de sócio, referida previsão teve por objetivo assegurar empregados e credores, que têm a garantia de existência de dinheiro em caixa para a realização da atividade empresária

Continue navegando