Buscar

Direito empresarial (processo de falência)

Prévia do material em texto

Direito empresarial (processo de falência)
Vai do artigo 75/160 da lei 11.101/2005
Visa a otimização dos ativos de um devedor (empresário, lembrando que o seu termo jurídico está no código civil, no artigo 966, ou seja exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços. O que é um ativo? É considerado bens e direitos que uma empresa (sociedade) tem e visando o lucro desta. A falência promove o afastamento do devedor para proteger também os recurso intangíveis ou seja as propriedade imateriais como por exemplo uma marca, patente, licença, direito autoral, software, carteira de clientes e por ai vai. O objetivo é a preservação e recuperação da empresa para a sua volta célere ao mercado. 
O processo de falência é célere sem prejuízo do contraditório e ampla defesa.
O primeiro passo para se evitar a nulidade do processo, é observar que deverá ser nomeado um administrador judicial antes chamado de síndico, para representar a massa falida do devedor. Com a decretação de falência através de uma sentença de natureza constitutiva, o objetivo final, é a liquidação da empresa, pagar a todos os credores observando a ordem de preferencia instaurando a execução concursal dos ativos. Essa sentença vai produzir alguns efeitos, e dentre eles está o vencimento antecipado das dívidas, dos sócios em regime de responsabilidade ilimitada e solidariamente. O processo de falência tem preferencia a qualquer outro em qualquer instancia. 
O que acontece com o sócio de responsabilidade ilimitada?
Este será também decretado falido em conjunto com a sociedade em razão da sentença que decretará falência, e será intimado para apresentar contestação se desejar ficando sujeitos aos mesmos regimes jurídicos de falência. 
Esta regra vale também para o sócio retirante voluntariamente, ou que tenha sido excluído da sociedade em menos de 02 anos da decretação quanto as dívidas existentes na data do arquivamento do contrato de alteração na junta comercial se caso sociedade empresária, ou no cartório se tratando de sociedade simples e que essas dívidas não podem ter sido solvidas até a data da decretação de falência. 
E quanto aos sócios de responsabilidade limitada, os administradores e seus controladores?
Estes serão responsabilizados em ação no mesmo juízo falimentar, cujo prazo de prescrição é de 02 anos contados do transito em julgado da sentença que encerra a falência. 
O juiz poderá de oficio ou a requerimento ordenar a indisponibilidade dos bens particulares do devedor, em quantidade compatível com o dano até o julgamento da ação de responsabilização destes, posto que lhe é vedado a extensão da falência ou de seus efeitos, sendo possível somente a desconsideração da personalidade jurídica.
Classificação dos créditos
Preferencia sobre os demais artigo 122 
Extraconcursais – artigo 84
Concursais - artigo 83
A ordem é estabelecida da seguinte maneira:
Dividas do devedor até o dia da decretação de falência, porém, não será compensado os créditos transferidos após a decretação de falência exceto se houver fusão, incorporação, cisão ou morte ou ainda que vencidos anteriormente foram transferidos quando se tinha o conhecimento da situação econômica do devedor, ou se operou mediante fraude ou dolo. 
O pagamento antecipado das despesas que sejam indispensáveis para administração da falência, inclusive na hipótese de continuidade da empresa de forma provisória serão pagas pelo administrador utilizando os recursos em caixa. 
Os créditos trabalhistas de natureza estritamente salarial, vencidos nos últimos 03 meses a decretação de falência até o limite de 05 salários mínimos por trabalhador. 
O valor entregue ao devedor pelo financiador em recuperação judicial.
Os créditos em dinheiro objeto de restituição, no caso se não existir mais o objeto (coisa) o requerente receberá o valor do bem, e se tiver ocorrido a sua venda o preço que foi pago atualizado. A importância entregue ao devedor decorrente de adiantamento de contrato de cambio para exportação. Valores entregues ao devedor de boa fé e bens também, através do contrato que tenha sido revogado ou considerado ineficaz, terá direito a restituição reconhecida procedente a ação revocatória, sendo garantido a qualquer tempo, ação de perdas e danos. 
A fazenda pública relativo a créditos tributários retidos 
A remuneração devida ao administrador judicial e seus auxiliares bem como os membros do comitê de credores, e os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho relativos a serviço prestados após a decretação de falência. 
As obrigações válidas decorrentes de atos jurídicos perfeitos praticados durante a recuperação judicial ou após a decretação de falência. 
A quantia fornecida pelos credores a massa falida. 
As despesas e custas do processo de falência (arrecadação dos ativos e distribuição)
As custas judiciais que a massa falida tenha sido vencida (ações e execuções)
Tributos relativos a fatos geradores ocorridos após a decretação de falência.

Continue navegando