Buscar

ATIVIDADE ABERTA 02 atuarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ABERTA 02- Sistemas Nacionais: Previdência Complementar
QUESTÕES
Conceitue: Participantes ativos, participantes assistidos, beneficiários, participantes autofinanciados.
De acordo com o art. 8º da LC 109, temos os seguintes conceitos:
-Participantes ativos: a pessoa física que aderir aos planos de benefícios;
-Participantes assistidos: o participante ou seu beneficiário em gozo de benefício de prestação continuada;
- Beneficiários: é aquele que preenche os requisitos para que possa estar em gozo de algum benefício/seguro.
- Participantes autofinanciados: é o participante de plano cujo custeio é financiado pelos próprios Participantes. Nessa situação o segurado assume as duas partes de contribuição: a dele e a da patrocinadora.
Explique a diferença entre patrocinadores e instituidores.
De acordo com o art. 12 da LC 109/01, tanto o patrocinador quanto o instituidor poderão instituir planos de benefício de entidades fechadas. Todavia, o patrocinador é uma empresa ou grupo de empresas, a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas que instituam, para seus empregados ou servidores, Plano de Benefícios de caráter previdenciário, administrado por uma Entidade Fechada de Previdência Complementar – EFPC.
Já os Instituidores são constituídos pelas pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, tais como os conselhos profissionais, entidades de classe, sindicatos, federações, confederações e associações profissionais que criam EFPC ou instituem planos de benefícios previdenciário a seus associados. (Vide art. 31 da Lei Complementar nº 109/2001)
Os planos de previdência complementar devem prever quatro institutos. Quais são eles e quais as principais características de cada um?
De acordo com o art. 14 da LC 109/01, deverão prever os institutos abaixo:
- benefício proporcional diferido, em razão de possível cessação do vínculo empregatício com o patrocinador ou associativo com o instituidor antes da aquisição do direito ao benefício pleno, a ser concedido quando cumpridos os requisitos de elegibilidade;
- portabilidade do direito acumulado pelo participante para outro plano, não caracterizando resgate além de ser vedado que os recursos financeiros correspondentes transitem pelos participantes dos planos de benefícios; além disso, não será admitida a portabilidade na inexistência de cessação do vínculo empregatício do participante com o patrocinador (vide art. 14, §1º)
- resgate da totalidade das contribuições vertidas ao plano pelo participante, descontadas as parcelas do custeio administrativo, na forma regulamentada;
- faculdade de o participante manter o valor de sua contribuição e a do patrocinador, no caso de perda parcial ou total da remuneração recebida, para assegurar a percepção dos benefícios nos níveis correspondentes àquela remuneração ou em outros definidos em normas regulamentares.
Quais são os tipos de Regimes Financeiros previstos para os diversos tipos de benefícios?
Os regimes financeiros mais usuais são:
- o custeio por repartição simples;
- o regime financeiro de repartição de capitais de cobertura; 
- o custeio por capitalização. (art. 18, §1º da LC 109/01)
Uma EFPC utilizou o Regime Financeiro de Repartição de Capitais de Cobertura para o cálculo do custeio do benefício de renda por sobrevivência (aposentadoria por tempo de contribuição) e também para o custeio do benefício de renda por invalidez (aposentadoria por invalidez). De acordo com a lei, ela está certa? Explique.
Está incorreto no que tange a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição vez que por ser um benefício de natureza programada, a própria lei define que o regime financeiro de capitalização é obrigatório para os benefícios de pagamento em prestações que sejam programadas. (art. 18, §1º da LC 109/01)
Já para o cálculo do benefício da aposentadoria por invalidez, por ser um benefício de natureza não programada, poderá ser utilizado o Regime Financeiro de Repartição de Capitais de Cobertura já que não impedimento legal. 
6) Caso o plano de uma EFPC apresente déficit atuarial, quem é responsável pela amortização do déficit, no caso de plano patrocinado:
a) por órgão, empresa pública ou sociedade de economia mista?
Serão responsáveis os dirigentes e seus respectivos patrocinadores, conforme art. 27 da LC 108/01.
b) por empresa privada?
De acordo com o Art. 21 da LC 109/01, o déficit será equacionado por patrocinadores, participantes e assistidos, na proporção existente entre as suas contribuições, sem prejuízo de ação regressiva contra dirigentes ou terceiros que deram causa a dano ou prejuízo à entidade de previdência complementar. 
Uma empresa deseja oferecer e custear parte de um plano de previdência apenas para seus diretores e funcionários de nível gerencial. Para tanto, estuda a possibilidade de instituir um plano e uma EFPC para isso ou contratar um plano adequado em uma EAPC. Supondo que ambas as alternativas têm a mesma relação custo-benefício, qual delas é mais viável, sob a égide da legislação? Justifique sua resposta
A modalidade mais viável seria a EFPC já que tem como objetivo limitar os funcionários que irão aderir ao plano de previdência eventualmente instituído. Todavia, o art. 16 da LC 109/01 prevê de forma expressa que os planos de benefícios de entidades fechadas devem ser, obrigatoriamente, oferecidos a todos os empregados dos patrocinadores ou associados dos instituidores.
E ainda, o § 1o do mesmo artigo reza que, para os efeitos desta Lei Complementar, são equiparáveis aos empregados e associados a que se refere o caput os gerentes, diretores, conselheiros ocupantes de cargo eletivo e outros dirigentes de patrocinadores e instituidores. Nessa modalidade, o acesso se dá através de um segmento restrito de pessoas.
Já a EAPC são aqueles disponíveis para qualquer pessoa que deseje contratar um plano de previdência complementar, podendo buscar uma seguradora, instituição financeira ou gestora de patrimônio com solidez no mercado por iniciativa própria para fazer seu plano de interesse, via de regra nas modalidades PGBL ou VGBL.

Outros materiais