Buscar

Relatório do Estagio GERLANE

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA
 
GERLANE VIDAL FEITOSA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Canindé
2019
GERLANE VIDAL FEITOSA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza
Tutor Eletrônico: Natalia Gomes dos Santos
Tutor de Sala: Francisco Willames Melo da Silva
Canindé
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	5
ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE	10
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	11
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA	15
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	19
CONSIDERAÇÕES FINAIS	22 
REFERÊNCIAS..........................................................................................................23
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio supervisionado na Educação Infantil, realizado na Escola de rede privada, Colégio Dom Bosco, no primeiro semestre de 2019, tendo como eixo norteador aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos obtidos nas disciplinas que foram estudadas no decorrer dos anos passados, bem como afrontá-los com a prática pedagógica, buscando afirma-la de forma positiva.
A Educação Infantil nos dias atuais esta cada dia mais entendida por todos que é um espaço que propicia a criança a ter experiências que permita seu desenvolvimento de forma positiva. O lúdico passou a ser visto como parte essencial do comportamento humano, sendo que a definição deixou de apenas o sinônimo de jogo. O lúdico tem valore específicos pra todas as fases da vida humana, sendo assim na idade infantil e na adolescência se torna essencialmente pedagógica. A ludicidade é muito importante para a saúde mental de nós seres humanos, sendo assim um espaço que merece bastante atenção dos educadores e pais, pois este é um espaço para expressão mais genuína do ser, sendo o espaço e o direito de toda criança para com o exercício afetiva com o mundo, com os objetos e pessoas.
Este relatório é composto pelas descrições das experiências e observações vividas no período de mês, estagio supervisionado, sendo observações participativas, sendo que é impossível o não envolvimento com as crianças, conhecendo cada um, e se apaixonar por elas e pela educação, a forma de educar, cuidar e amar, tornando-se de grande valia para experiências e conhecimentos. Encontra-se no presente relatório as observações do processo de sala de aula, rotinas, horários e do ambiente escolar por completo.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Aos vinte e quatro dias do mês de ferreiro de dois mil e dezesseis, reuniram-se nas dependências do estabelecimento onde funcionará a instituição criada, titulada Colégio Dom Bosco, situada na rua tabelião facunda, numero 406(quatrocentos e seis), centro, Canindé- Ceará. Com objetivo de criar a nova instituição nomeada colégio dom Bosco em que prestará serviços relevantes em Educação nas modalidades de educação infantil e fundamental. A entrada e saída nos horário matutinos, de 07h00min as 11h00min e vespertino de 13h00min as 17h00min.
O colégio oferece os cursos desde educação infantil, que se centra no vespertino, ensino fundamental- turmas do Infantil II ao 4° ano no período matutino, e 5° e 6° ano no período vespertino.
A escola possui 16 professores, um coordenador pedagógico, coordenadora administrativa, uma secretária escolar, uma diretora, dois auxiliares de serviços, um digitador, cinco ajudantes de sala, um porteiro. Em sua estrutura temos um almoxarifado, três banheiros, uma biblioteca, um cantina, um pátio, nove salas de aulas, uma secretaria.
MISSÃO DA INSTITUIÇÃO
Ensinar com excelência, valorizando o educando, fortalecendo a ética e a participação.
OBJETIVOS DA INSTITUIÇAO 
Desenvolver ações que viabilizem o processo de ensino de aprendizagem dos alunos com estratégias inovadoras; Promover uma gestão democrática em parceria com a escola e a família, estabelecendo uma relação de cumplicidade; Programar projetos e programas para o fortalecimento da cidadania e do letramento.
VISÃO DE FUTURO
Com excelência no processo de ensino, embasada no trabalho colaborativo da comunidade escolar, tendo nos alunos verdadeiro agentes multiplicadores de valores humanitários e sociais.
VALORES EDUCACIONAIS
Transparência: Tornar visível as ações coletivas executadas na escola;
Envolvimento: Trabalhar de forma conjunta as ações propostas pelo núcleo gestor, visando obter a unanimidade só grupo docente;
Inclusão: Desenvolver formas atrativas de atrair os pais para a escola, fazendo com os mesmos participem de maneira direta na vida escolar do aluno na sala de aula;
Integração: Maior interação dos professores na realização de evento e projetos.
CALENDÁRIO ESCOLAR
O calendário escolar, elaborado anualmente, estar em consonância com as Legislações Federal e Estadual em vigor. Obedece a carga horaria de 800 (oitocentas horas) e 200 (duzentos dias letivos), conforme a legislação do Calendário Escolar aprovado pela SEED de acordo com a nova LDB, contemplando as reuniões pedagógicas, feriados, semana cultural, recessos, conselhos de classe, inicio e termino do ano letivo. No Calendário consta inicio e término do ano letivo, o período de matriculas, períodos de planejamento, dias de reuniões do conselho de classe e outros colegiados, dias de comemorações estabelecidas por leis ou próprias do colégio, períodos de recesso e férias para professores e alunos. Alterações ocorridas no Calendário no decorrer do ano letivo, determinadas por motivos relevantes, são encaminhadas e protocoladas no Núcleo Regional de Educação em, tempo hábil, para as providencias cabíveis.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Diário de observação n° 1
ESCOLA: Colégio Dom Bosco
DATA: 01/03/2019
Horário de inicio: 07h00min Término da aula: 11h00min
Professor (a) regente: Lídia Maria Damasceno de Souza 
Turma: Infantil V
Estagiário: Gerlane Vidal Feitosa
Neste dia de observação, na sala do infantil V, observa-se que a professora em regência, recepciona seus alunos que chegam a partir das 07h00min da manha, trazidos por pais ou familiares, e ao adentrar a sala, incentiva-os a guardar sua mochila, a sentar-se corretamente, fazer a retirada dos lanches da lancheira, para que sejam colocados na geladeira, aos demais que traziam o dinheiro para a compra do lanche entregavam a professora auxiliar para que ela fizesse a compra do mesmo de acordo com o gosto do aluno. As 07h30min, quando observado que todos já chegaram, a professora segue com sua rotina, com cantigas de roda envolvendo motricidade e descontração, logo a pós, vem à oração, em seguida todos bebem água. As 08h00min dá-se o inicio a leitura do alfabeto em grupo, escrito na lousa na ordem correta, e na ordem contrária, e logo mais cada aluno faz a leitura individualmente, para que assim seja feita a avaliação de cada aluno. As 08h40min é feita a higienização das mãos com álcool em gel, pra quem seguida possa ser feita a entrega dos lanches. Alguns dos alunos trazem seu lanche de casa, outros compram na cantina da escola, onde a mesma oferece seu cardápio do dia contendo: bolo de chocolate, salgados, refrigerante e suco. Após o lanche a recreação, em seguida, as 09h15min foram todos para suas carteiras organizadas em fileiras, e foi dada inicio a realização da tarefa na folha de papel A4, no qual a professora propôs: Ditado colorido, na qual ela pedia pra que as crianças pintassem somente os balões que continha as letras do alfabeto. Logos após a realização da atividade, todos guardam os materiais e recebem massinha de modelar pra brincarem e aguardar seus responsáveis chegarem as 11h00minpara busca-los.
Diário de observação n° 2
ESCOLA: Colégio Dom Bosco
DATA: 07/03/2019
Horário de inicio: 07h00min Término da aula: 11h00min
Professor (a) regente: Lídia Maria Damasceno de Souza
Turma: Infantil V
Estagiário: Gerlane Vidal Feitosa
Em mais este dia de observação, após a recepção dos alunos, e toda a sua rotina, nota-se que a professora tem organização e destreza em sua aula pede para que todos sentem em seus lugares, todos tem seus lugares reservados, em seguida com a chegada de todos, as 07h30min ela segue com a rotina de cantigas de roda, oração, pergunta qual o dia, mês e ano em que estamos, pergunta a todos qual coleguinha esta faltando. As 8:00 deu inicio a sua atividade, neste dia ela usou o lúdico para realizar a atividade, usando plaquinhas com os numerais, e blocos . Neste dia foi trabalhado os números de 0 a 20. A realização funcionou da seguinte forma: as crianças retiravam uma plaquinha e em seguida pegavam a quantidade de blocos correspondentes ao numero retirado, as crianças aprenderam e se divertiram bastante. Mediante atividade realizada, as 08h40min deu inicio a higienização das mãos com álcool em gel para que todos pudessem lanchar, logo em seguida a recreação. Nesse dia após a recreação, as 09h15min organizaram-se em filas para realizar a escovação, em seguida voltaram pra sala e sentaram em sua carteira, para realizar a atividade proposta pela professora, realizados na folha de papel A4, referente aos numerais, na qual a atividade propunha que os alunos completassem com os números que faltavam na sequencia, realizasse também a contagem dos elementos, identificassem a quantidade correta, em seguida colorissem a tarefa. Realizada a tarefa, foi feita novamente a entrega de massinha pra brincarem ate que seus responsáveis chegassem para buscá-los as 11h00min da manhã.
Diário de observação n° 3
ESCOLA: Colégio Dom Bosco
DATA: 08/03/2019
Horário de inicio: 07h00min Término da aula: 11h00min
Professor (a) regente: Lídia Maria Damasceno de Souza
Turma: Infantil V
Estagiário: Gerlane Vidal Feitosa
Foi observado neste dia de aula, que no momento em que a ajudante de sala recepcionava os alunos, a professora titular fazia a correção de algumas atividades que foram realizadas em casa. Quando todos chegaram e sentaram em seus lugares, as 07h30min foi dada inicio a rotina da turma, com suas musicas de bom dia, e oração do dia. As 08h00min inicio a aula, neste dia o conteúdo foi as vogais e seu encontros vocálicos, nesta aula ela usou placas com ilustrações e com seus respectivos encontros vocálicos, fazendo assim com que os alunos assimilassem a imagem com a palavra. As 08h40min segue a rotina de higienização das mãos com álcool em gel, para que todos possam lanchar em seguida a recreação. Depois da recreação, as 09h15min foi realizada a atividade de classe, na qual propunha fazer as junções das vogais, em copia-las e ler pra que seja feita a avaliação de cada aluno. Feito isso, quem vai terminando vai recebendo massinha para que fiquem em suas carteiras até que seus responsáveis cheguem as 11h00min para busca-los.
Diário de observação n° 4
ESCOLA: Colégio Dom Bosco
DATA: 11/03/2019
Horário de inicio: 07h00min Término da aula: 11h00min
Professor (a) regente: Lídia Maria Damasceno de Souza
Turma: Infantil V
Estagiário: Gerlane Vidal Feitosa
Observei neste dia de aula que a professora segue sua rotina, recepcionas os alunos, direciona-os aos seus lugares marcados, retiram seus lanches pra serem colocados na geladeira. Quando todos chegam, as 07h30min segue a rotina de sala, a professora começa as cantigas de roda para anima-los, logo depois fazem a oração e bebem água. Dá-se inicio a aula de forma lúdica as 08h00min usando plaquinhas para que a aula se torne mais prazerosa e as crianças ama, este foi o dia de aprender a ordem dos números de forma crescente e decrescente, de 0 a 20, onde foi feito fila com as referentes placas. As 08h40min foi feita a higienização das mãos para a hora do lanche, logo depois a professora fez a entrega dos lanches, quando terminaram foram para a recreação. As 09h15min guardaram os brinquedos em seus devidos lugares como a professora pediu então a mesma fez a entrega da folha de papel A4 onde seria realizada a tarefa referente aos numerais, completando com o que faltava na ordem. Após realizarem a atividade, as crianças receberam massinha, e brincaram ate que seus responsáveis chegassem as 11h00min para busca-los.
Diário de observação n° 5
ESCOLA: Colégio Dom Bosco
DATA: 12/03/2019
Horário de inicio: 07h00min Término da aula: 11h00min
Professor (a) regente: Lídia Maria Damasceno de Souza
Turma: Infantil V
Estagiário: Gerlane Vidal Feitosa
Neste dia de aula, ao serem recepcionados pela professora notei que a turma estava um pouco agitada, quando todos chegaram as 07h30min, seguiu-se a rotina de sala, foi dado início as cantigas de roda, oração, beberam águas. Para esta aula que começou as 08h00min, a professora havia preparado um filme para que eles assistissem a história dos três porquinhos, todos assistiram concentrados e amaram, quando terminou o filme, as 09h00min, seguiram pra higienização das mãos para que lanchassem, e depois seguiram para a recreação. Quando voltaram, como planejado a professora retomou a aula, fazendo perguntas referente ao filme assistido, exe.. Qual era o nome dos três porquinhos, de que foi feita a casa de cada um, depois de cada resposta escrita no quadro, foi trabalhada a contagem das letras, as consoantes e vogais de cada palavra. Em seguida foi realizadas atividade na folha referentes as palavras em destaque da historia. Perante atividade realizada, todos focaram em suas carteiras, com alguns bloquinhos brincando, ate que seus responsáveis chegassem para pegá-los.
Diário de observação n° 6
ESCOLA: Colégio Dom Bosco
DATA: 13/03/2019
Horário de inicio: 07h00min Término da aula: 11h00min
Professor (a) regente: Lídia Maria Damasceno de Souza
Turma: Infantil V
Estagiário: Gerlane Vidal Feitosa
Neste dia de observação, como de costume, a professora recepciona seus alunos na porta da sala, os direcionas aos seus lugares, onde costumam sentar todos os dias para guardar ate que todos cheguem, fazem a retirada dos lanches para que sejam guardados, após todos chegarem as, 07h30min dá-se início a rotina, músicas de bom dia, cantigas de roda, fazem a oração e bebem água. Para este dia de aula, as 08h00min, a professora havia preparado a historia dos três porquinhos em forma de texto em uma cartolina, que será trabalhada por um mês, foi feita a leitura pausadamente para que os alunos acompanhassem e fossem citando as partes principais do texto, como o nome dos porquinhos, o tipo de casa, e varias outras palavras. Foram trabalhas as palavras em destaque, para serem realizadas as contagens das consoantes, vogais e sílabas. As 09h15min a turma foi preparada para realizar a higienização das mãos para lancharem, em seguida a recreação. Após a recreação, todos beberam água, e deram inicio a atividade, foram entregue as tarefas na folha de papel A4, referente as palavras estudadas do texto, para que completassem as palavras com as letras que faltavam, as acrianças tiveram um pouco de dificuldade, mais o professor estava pronto para sanar as dúvidas. Como de costumes após a realização das atividades, foi feita a entrega de massinha, e eles brincaram ate que seus responsáveis chegassem para busca-los as 11h00min.
 
ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE
Professor (a) qual é sua formação?
Em pegagogia.
Quais são os documentos que orientam seu planejamento pedagógico para atuar com as crianças?
Utilizo oslivros, cantigas, jogos, contos de história.
Como você organiza seus planos de aula?
Na sequencia didatica.
De que maneira são organizados os encontros de formação continuada sobre as especificidades da educação infantil?
Os encontros de formaçao são feitos mensalmente.
Como a instituição orienta o processo de desenvolvimento de avaliação de formação da criança, na turmaem que você atua?
Atraves da avaliaçao diagnostica que avlio todos os dias após a aula, para saber o desenvolvimento dos alunos na aprendizagem.
Como é a interação entre as crianças na sala de aula?
Eles interagem muito bem.
De que maneira se estabelece a relação família/responsável pelo aluno e escola na realidade em que você atua?
É muito importante ter uma boa relação entre familia e escola, a interação entre amnas as partes ajuda bastante no aprendizado dos alunos.
Quais são desafios e as possibilidades ligadas ao seu trabalho?
Desenvolver aquelas crianças que não conseguem assimilar os conteudos, a partir dai vou em busca de novas metodologias para tarabalhar.
Com base em seu planejamento, quais são as temáticas que poderei abordar nos planos de aula para o período da regência?
Ao adentrar em uma sla de aula o professor deve sempre ter em mente o que irá lecionar para a turma, deve saber o conteúdo, de que maneira vai abordar o assunto, quais os recursos dodaticos necessarios para aquela aula e, acima de tudo ter uma aula bem elaborada.
Quais materiais você indica para subsidiar o trabalho de regência, junto aos alunos? 
É preciso desenvolver estrategias que os professores possam ajudar os alunos com dificulkdades de aprendizagem. Materiais, jogos, plaquinhas com letras, data show, licros de historias, procurar fazer aulas divertidas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando o assunto é educação infantil, é perceptível que a mesma passou por inúmeras mudanças com o passar dos tempos. Durante esse processo que fez surgir uma nova identidade sobre educação das crianças, os desafios enfrentados pelas instituições de educação infantil foram muito difíceis e demorados. 
A expressão educação pré-escolar, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressa o entendimento de que a educação infantil era uma etapa anterior, independente, que preparava para a escolarização que começaria no Ensino Fundamental. Por muito tempo a criança foi tratada sem muita importância, foi passando meio que despercebida, com o surgimento das exigências e da modernização elas passaram a ter um destaque maior, fazendo com que a sociedade tenha uma nova visão sobre a mesma. 
Foi com a Constituição Federal de 1988, que o atendimento em creche e pré-escola, que as crianças de 0 a 6 anos se tornaram dever do estado. Logo depois, com a promulgação da LDB, em 1996, foi que a educação infantil passou a fazer parte da educação básica, ficando assim situada no mesmo patamar que o Ensino Fundamental e médio. A Educação Infantil passou a atender crianças de 0 a 5 anos após a modificação da LDB no ano de 2006, antecipando assim o ingresso ao ensino fundamentam para os 6 anos de idade. 
Diante das inúmeras dificuldades que regem a educação infantil, eis que temos um pilar significante, que é a do pedagogo entrelaçar o aprendizado em conjunto dos alunos em sala. Sendo um caminho longo, a começar escolhendo qual será sua profissão, chegando a conclusão da sua escolha, descobrindo o amor pela pedagogia que modifica para o bem ou o mau na vida de um educando, sendo mais que necessário uma didática de qualidade com o auxilio da afetividade do professor, não compactuando com uma escolha de fator obrigatório, mais sim uma escolha feitar por amor de valores institucionais. Então temos um longo caminho que só está começando para um pedagogo que precisa trabalhar com seus alunos de forma correta, respeitando seus limites e tempo, buscando materiais compatíveis com sua idade e desenvolvimento. Especificamente no infantil V, com jogos, livros, cantigas de roda, histórias e contos. Tendo cuidado para organizar sua sequencia de planos de aula através do planejamento pedagógico da escola e na sequencia didática.
Para que isso ocorra de forma satisfatória para a educação dos educandos, faz-se necessária a participação do conjunto da escola, tendo como base, reuniões, de preferencia mensalmente para debater questões especializadas na reestruturação didática que é o centro das atenções dessa grade curricular. Assim é possível a organização escolar acompanhar de perto o que se passa na sala de aula deum professor, sendo capaz de orientar o mesmo no processo de desenvolvimento do aluno através da avaliação diagnóstica, sendo possível serem avaliados todos os dias para saber o quanto eles estão se desenvolvendo nas atividades em questão.
A interação é um processo de grande valia, para inúmeros ângulos da vida social de cada estudante, no qual deveria ser analisado com mais atenção pelos gestores e principalmente pelos professores em regência em suas respectivas salas. Para eu os alunos possam interagir bem em sala de aula, antes de tudo é preciso que se tenha um plano bem elaborado para que os objetivos sejam alcançados, podem ser usadas atividades lúdicas, roda de conversa e até mesmo atividades em grupo.
A interação em sala tem que ser algo divertido, descontraído, para que saiam da rotina, daquela aula que o professor só fala e o aluno escuta, a partir do diálogo, consequentemente os alunos ficarão mais receptivos a novas ideias, formas de pensar, novas maneiras de aprender. É de grande importância essa forma de trabalhar com as crianças, pois é na educação infantil o seu primeiro contato coma vida social, interagindo com outras crianças, aprendendo a dividir espaço e atenção, isso ajudará na formação futura e no processo de aprendizagem.
Vale salientar que, não menos importante, é de grande valia a relação entre família e escola, professores e pais, o diálogo entre ambas as partes ajuda bastante no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. 
Pois a LDB (2004.p.27) afirma que: 
Atr. 2°. A educação, dever da família e do estado, inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sai qualificação para o trabalho.
Tendo em vista que a família é fundamental na aprendizagem da criança, pois te forte ligação com o papel da escola, a escola tem obrigação de ensinar determinados assuntos, conteúdos, é certo que a família tem interesse em comum, dessa maneira a família passa a participar de forma hábil.
Hoje encontramos muitos desafios em sala de aula, desde ao comportamento ao seu desenvolvimento e aprendizagem, perante os desafios encontrados e a serem encontrados, para se tonar professor hoje é preciso realmente ama a arte de ensinar. Transmitir conhecimento ao aluno, sem que afete o conhecimento que o mesmo já tem, já é um grande desafio.
Receber uma sala numerosa é o menos dos desafios, a dificuldade esta em meio a disciplina-los, mantê-los atentos. Quando se tem um aluno bem atento, que aprende rápido é maravilhoso, mas sempre tem o aluno inquieto, interativo, com dificuldades de concentração, por consequência disso, o rendimento é baixo. É a partir dai que o professor ao explicar o conteúdo por inúmeras vezes e o aluno não assimila, ele tem ir à busca de novas metodologias para atingir o objetivo proposto.
Um bom professor deve ser e estar bem preparado para lecionar, precisa ter em mente o que irá ensinar para os alunos, dominar o conteúdo, de que forma transmitir o assunto em questão, usar recursos didáticos corretos. Podemos usar o lúdico como termo positivo para os processos de aprendizagem na educação infantil, com cuidado e atenção pois estamos cuidando do inicio da vida escolar, uma fase importante e única da vida de uma criança, pois é nessa fase que tudo é construído e levado para a vida. 
Durante a aula, o educando pode utilizar jogos, brincadeiras, brinquedos, músicas, pois é essencial na aprendizagem e desenvolvimento, não qual é de grande ajuda, tanto para os aspectos físicos, sociais e intelectuais, com tudo isso desenvolver estratégias para que possam ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem. É de grande importância que o professor saiba a diferença entre brincar e ensinar, já que as crianças aprendem e amadurecem brincando, o educador infantil dever zelar por suas crianças desdea sala de aula a sua vida pessoal com sua família. 
O parecer n° 022/98 da CEB cita que: - as crianças são seres portadores de todas as melhores potencialidades da espécie: inteligentes, curiosas, animadas, brincalhonas, em busca de relacionamentos gratificantes, pois descobertas, entendimento, afeto, amor, brincadeira, bom humor e segurança trazem bem estar e felicidade. Tagarelas, desvendando todos os sentidos e significados das múltiplas linguagens de comunicação, por onde a vida de explica; inquietas por tudo; encantadas, fascinadas, solidarias e cooperativas.
Com base nos princípios que norteiam o processo de aprendizagem, podemos definir que o objetivo relacionado a educação infantil esta direcionado ao desenvolvimento da capacidade e não de comportamentos, portanto, a educação infantil tem um papel socializador e a função de propiciar as crianças de diferentes faixas etárias situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas para que as mesmas possam ter um desenvolvimento integral envolvendo capacidades de ordem: 
Física: aquelas associadas à possibilidade de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais.
Cognitiva: estão associadas ao desenvolvimento dos recursos para pensar.
Afetiva: estão associadas à construção da autoestima.
Estética: associadas à possibilidade de produção artística.
Ética: associadas à possibilidade de construção de valore.
Relação interpessoal: associadas à possibilidade de estabelecimentos de condição para o convívio social.
Interação social: associadas à possibilidade de cada criança perceber-se como membro de um grupo, de uma comunidade e de uma sociedade.
Por tanto, cabe à educação fornecer de algum modo os mapas de um mundo complexo, constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bussola que permite navegar através dele, isto é, não basta que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimento de que possa abster-se indefinidamente.
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
PLANO DE AULA 1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Colégio Dom Bosco 
Professor: Gerlane Vidal Feitosa
Nível/ano: Infantil V
Disciplina: Português
Período: 07:00 as 11:00
Número de alunos: 22
Data: 15/03/2019
TEMA: Cantando também se aprende. O lúdico como meio de aprendizagem.
OBJETIVOS: 
Identificar as vogais e consoantes; 
Identificar a primeira letra das palavras estudadas; 
Identificar letras maiúsculas e minúsculas.
CONTEÚDO: Alfabeto
METODOLOGIA: Organiza-los em círculos para, começamos cantando a “musica do alfabeto”. Trabalhar com imagens de desenhos nas plaquinhas e perguntar a letra inicial de cada desenho. Na segunda parte, entregar atividades na folha para que eles escrevam a inicial de cada imagem.
RECURSOS: Alfabeto móvel, folhas de papel A4, plaquinhas de imagens.
AVALIAÇÃO: Será constante, será realizada no decorrer de cada atividade, observando as dificuldades de modo individual e em grupo.
REFERÊNCIAS:http://cantinhopriscila.blogspot.com/2011/07/atividades-com-o-alfabeto.html
PLANO DE AULA 2
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Colégio Dom Bosco 
Professor: Gerlane Vidal Feitosa
Nível/ano: Infantil V
Disciplina: Ciências 
Período: 07:00 as 11:00
Número de alunos: 22
Data: 18/03/2019
TEMA: Meio ambiente- Lugar de lixo é no lixo.
OBJETIVOS: 
Saber separa o lixo.
Conhecer a importância de manter o ambiente limpo.
Como preservar o meio ambiente.
CONTEÚDO: Cuidando do ambiente.
METODOLOGIA: No primeiro momento exibir algumas imagens no data show para que eles identificassem o que era lixo e o que na era. Na segunda etapa da atividade, usei o próprio material que ficou após o lanche deles, caixa de Nescau, guardanapo, garrafa pet, canudo, para colocarmos cada um na sua lixeira.
RECURSOS: Caixas para identificar as lixeiras, data show, garrafas pet, plásticos imagens, colas.
AVALIAÇÃO: Feita através da realização da atividade proposta na folha, onde foi feita a identificação de cada lixeira, a cor de cada uma.
REFERÊNCIAS : http://professorajuce.blogspot.com/2015/05/projeto-meio-ambiente-para-educacao.html 
PLANO DE AULA 3
DADOS DE INDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Colégio Dom Bosco
Professor: Gerlane Vidal Feitosa
Nível/Aluno: Infantil V
Disciplina: Matemática 
Período: 07:00 as 11:00
Número de alunos: 22
Data: 19/03/2019
TEMA: Par ou impar?
OBJETIVOS: 
Aprender a ordem dos números.
Identificar números pares e números ímpares.
CONTEÚDO: Números pares e ímpares
METODOLOGIA: Trabalhar com materiais concretos, e os próprios alunos.
RECURSOS: Blocos de madeira, livro didático, números móveis, e as próprias mãos para contagem dos números.
AVALIAÇÃO: Será realizada diante atividades proposta observando a interação de cada criança.
REFERÊNCIAS: https://escolakids.uol.com.br/matematica/par-ou-impar.htm
PLANO DE AULA 4
Nome da Escola: Colégio Dom Bosco
Professor: Gerlane Vidal Feitosa
Nível/Aluno: Infantil V
Disciplina: Português 
Período: 07:00 as 11:00
Número de alunos: 22
Data: 20/03/2019
TEMA: Noções de espaço 
OBJETIVOS: 
Identificar esquerda e direita
Em baixo, em cima.
Dentro e fora, perto ou longe.
CONTEÚDO: Perto ou longe, em cima em baixo, dentro ou fora.
METODOLOGIA: Trabalhar com objetos, brincadeira.
RECURSOS: Blocos, carteiras, círculo feito pelos alunos de mãos dadas.
AVALIAÇÃO: Será realizada no decorrer da atividade lúdica.
REFERÊNCIAS: https://www.smartkids.com.br/trabalho/nocoes-espaciais.
PLANO DE AULA 5
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome da Escola: Colégio Dom Bosco
Professor: Gerlane Vidal Feitosa
Nível/Aluno: Infantil V
Disciplina : Português 
Período: 07:00 as 11:00
Número de alunos: 22
Data: 21/03/2019
TEMA: Revisando os encontros vocálicos - Brincando com as plaquinhas.
OBJETIVOS: 
Identificar os encontros vocálicos.
Fazer junções e as leituras das vogais.
Saber relacionar cada imagem ao seu encontro vocálico.
CONTEÚDO: Encontros vocálicos.
METODOLOGIA: Trabalhar com plaquinhas com imagens, e com plaquinhas das vogais, cartazes.
RECURSOS: Plaquinhas, atividade na folha A4, tinta guache, dado das vogais, jogo da memoria.
AVALIAÇÃO: Realizada por meio da participação nas atividades realizadas, individual e em grupo.
REFERÊNCIAS: https://www.soescola.com/2018/01/fichas-com-encontro-vocalicos-com-letra-bastao-e-cursiva.html
PLANO DE AULA 6
DADOS DE INDENTIFICAÇAO
Nome da Escola: Colégio Dom Bosco
Professor: Gerlane Vidal Feitosa
Nível/aluno: infantil V
Disciplina: História 
Período: 07:00 as 11:00
Numero de alunos: 22
Data: 22/03/2019
TEMA: Quem sou eu?
OBJETIVOS: 
Entender pra que serve a identidade
Entender seus gostos, conhecer as próprias preferencias. 
Se auto reconhecer.
CONTEÙDO: Identidade.
METODOLOGIA: Trabalhar com a foto de cada um, sentados em círculos, conversaremos sobre cada parte do nosso rosto, pra que servem, confeccionar a própria identidade. 
RECURSOS: Fotos, cartolinas, lápis de cor, pincel, cola.
AVALIAÇÃO: Feita através do envolvimento e desempenho de cada aluno. 
REFERÊNCIAS: https://educacrianca.com.br/projeto-identidade-para-educacao-infantil/
DIARIOS DE REGÊNCIA 
Regência 1
No primeiro dia de regência recepcionei todos os alunos, estavam bastante agitados, segui a rotina com musicas de bom dia, e cantigas de roda. Dei inicio a aula explicando o conteúdo do dia, comecei colocando a música do alfabeto, eles amaram.
Depois da música realizamos a leitura do alfabeto em grupo e depois individualmente, logo após a leitura entreguei a tarefa na folha, onde seria realizada a observação das imagens e completassem com a inicial de cada imagem.
Regência 2
Nesta aula quando todos chegaram e se acalmaram segui com a rotina estabelecida. Depois disso dei inicio ao nosso primeiro momento da aula, sentando com todos no chão, para uma roda de conversa, sobre o meio ambiente, os cuidados que devemos ter para preserva-lo, como cuidar da nossa sala para mantê-la limpa e organizada, como podemos separar o lixo. No segundo momento da aula, inicieia pratica usando o próprio lixo que havia na sala depois do lanche, usamos garrafa pet, copo descartável, guardanapo, caixa de Nescau, foi ensinado a separar de acordo com seu tipo de material, colocando em lixeira confeccionas de papelão.
Regência 3
Neste terceiro dia, após a recepção, coloquei todas as cadeiras recuadas, e expliquei o conteúdo da aula e dei inicio a aula organizando os alunos um do lado do outro, entrei plaquinhas com os números aleatórios, após cada um ver seu número realizamos a contagem de bloquinhos e identificamos a quantidade e se eram impares ou pares. No segundo momento entreguei a tarefa na folha para realizarem a pintura dos balões com números ímpares de azul e os pares de vermelho.
Regência 4
Para este quarto dia de regência preparei uma aula divertida, após o momento de conversa para descontração expliquei o conteúdo que seria estudado. Perto ou longe? Em cima ou embaixo? Dentro ou fora? Esquerda ou direta? Mediante explicação fui perguntando, quem esta perto de quem, em cima de que, e assim por diante. Após o momento da recreação, entrei atividades na folha referente ao conteúdo, para que eles pintassem de acordo com o enunciado.
Regência 5
Neste quinto dia com as crianças preparei uma aula bem proveitosa e divertida conforme a professora regente me sugeriu: revisando os encontros vocálicos. Preparei plaquinhas com as vogais e imagens, as crianças amaram. Para a realização da atividade entreguei uma folha, lápis de cores e realizei um ditado, onde eles pintariam os encontros vocálicos que eu falasse, na media que ia realizando o ditado, já avaliava o desempenho de cada um.
Regência 6
Neste sexto e ultimo dia de regência, recepcionei os alunos como de costume, realizei as cantigas de roda, musicas de bom dia, e oração. Dei inicio a roda de conversa explicando o conteúdo a ser estudado, que seria “identidade”. Sentados um de frente para o outro, pedi para observassem seus colegas, cada parte do rosto. Expliquei para que serve a identidade, foi uma aula bem descontraída, em clima de despedida. No segundo momento, após a recreação, dei início à aula prática, onde confeccionamos as próprias identidades, com cartolinas, cola, e tinta, que eles tanto amam, observei o desempenho de cada um, foi maravilhoso.
Todos esses dias de regência foram bem desafiantes, lidar com vinte e duas crianças, mantê-las sempre comportadas e atentas, não foi nada fácil, mas também não impossível. Lidar com crianças é acima de tudo uma responsabilidade enorme, temos muito que ensina-las e muito mais a aprender, cada dia um novo aprendizado. Atuar na educação infantil requer primeiramente muito amor pelo que faz, antes de tudo são crianças, necessitam de muito amor e carinho.
Diante de tudo isso quando o professor põe amor no que se faz se torna tudo muito prazeroso para ele e seus alunos, afinal o professor é um espelho para seus alunos, ele é um ser que molda seus alunos e os prepara para a vida.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante este período em que realizei o estagio, foi um momento de muita aprendizagem, vi a importância que tem um bom planejamento de aula. Um bom professor quando se é um bom mediador, quando ele usa criatividade junto com seu conhecimento a aula fica mais proveitosa e os alunos assimilam facilmente a proposta da aula.
Durante a minha regência pude perceber o quanto eu quero essa profissão pra minha vida, minha concepção de professor vai além de professor e aluno, cada criança, cada olhar, ser referencia para cada criança que se espelha em você. Alo longo do meu estagio pude rever meus conhecimentos através das crianças, seus questionamentos e comportamento, me permitiram compreender seus limites e conhecimentos. Precisamos ter paciência, acima de tudo um bom preparo dedicação.
Quando se percebe que estamos lhe dando com o futuro e a formação de cidadãos é uma responsabilidade gigante, mas quando vemos cada passo que estão dando, é motivo de orgulho, pois temos certeza que demos e daremos o nosso melhor como professor, amigo e muitas vezes pais.
REFERÊNCIAS. 
ANDRADE, Fabio Goulart de. Ensino da natureza e sociedade/ Fábio Goulart de
Andrade, Okçana Battini, Andréia de Freitaos Zômper. São Paulo: Pearson Prentice
Hall, 2009.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil 
Acesso: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/parecer_ceb_22.98.pdf
Base Nacional Comum Curricular
Acesso: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/2018/06/BNCC_EI_110518_versaofinal_site.pdf Disponível em: 22. Nov.2018.
ARAMAN. Eliane Maria de Oliveira. Ensino de Matemática na educação infantil.
São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2009.
A ludicidade como um recurso pedagógico na educação infantil 
Autor: Gilcerlandia Pinheiro Almeida Nunes Melo
Acesso: http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/viewFile/20405/13655 Disponível em: 22.nov.2018.
O lúdico no processo de aprendizagem
Autor: Raquel Pinho
Acesso: https://www.webartigos.com/artigos/o-ludico-no-processo-de-aprendizagem/21258/ disponível em: 13.jun.2017
Importância do lúdico na educação infantil: contribuição para a prática docente 
Acesso: HTTPS://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/importancia-do-ludico-na-educacao-infantil-contribuicao-para-a-pratica-docente/18913
RAMPAZZO, Sandra Regina doe Reis. Avaliação e ação docente/ Sandra Regina
dos Reis Rampazzo, Marlizete Bonafini Steinie, Edilaine Vagula. São Paulo: Pearson
Education do Brasil, 2012

Continue navegando