Buscar

Avaliação Final Discursiva - Ciência Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Ciência Política (DIR56)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:455924) ( peso.:4,00)
	Prova:
	12551773
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A adoção do modelo neoliberal por parte dos Estados capitalistas demonstra, através da situação econômica atual, a propagação de desigualdades e desequilíbrios sociais. A charge a seguir demonstra a desigualdade na distribuição de riqueza entre os mais ricos e os mais pobres. Essa realidade de desigualdades e desequilíbrios pode ser observada entre os países, bem como no interior de cada país. Disserte sobre os contrastes sociais gerados pelo neoliberalismo.
FONTE: Disponível em: <http://caritas.org.br/wp-content/uploads/2016/06/o-custo-da-desigualdade.jpg>. Acesso em: 31 jan. 2018.
	
	Resposta Esperada:
Custo social, o livre capital evidencia as desigualdades econômicas entre as classes sociais, deixando uma parcela considerável da sociedade marginalizada.
Desigualdade social, ampliação das desigualdade sociais entre os países e internamente em cada nação.
Contradição neoliberal, o neoliberalismo não é culpado pelos problemas sociais, porém sem a adoção de políticas voltadas para os setores defasados a competição se torna injustiça levando à ampliação dos problemas sociais.
	2.
	O Estado romano teve origem na ampliação familiar, esse processo deu origem a uma organização social dividida em duas classes, os patrícios e os clientes. A estrutura social em Roma era formada por uma confederação de famílias em torno de um rei conhecido como pater maior, a reunião dos gens (gentes) formava a cúria, que em reunião formava uma tribo. A tribo, por sua vez, formava a civitas (estado-cidade). A civitas representa o primitivo Estado romano. Disserte sobre as características do Estado romano.
	Resposta Esperada:
Em Roma o homem possuía liberdade em relação ao Estado, pois não era obrigado a agir em função de outros elementos que não fossem a lei.
O Estado formava uma nação organizada e o Direito era legitimado pela vontade nacional.
O Senado era uma assembleia formada para evitar que atitudes do rei prejudicassem o povo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando