Buscar

QUESTIONARIO 1 - ACUMULAÇÃO

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL AULA 01 
A concepção de ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
RES-Desenvolve-se de forma independente das relações sociais.
Entre os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional dos assistentes sociais está a ampliação e consolidação da cidadania, com vistas à garantia de:
RES- Direitos civis, políticos e sociais.
Sobre o trabalho do assistente social, é correto afirmar:
 RES: Tem a sua força de trabalho especializada, que somente irá transformar-se em atividade ou trabalho quando se associar aos meios e às condições de trabalho no marco das relações de poder das organizações e das entidades.
O trabalho humano é uma ação sobre a natureza e, que ao transformá-la criam-se as condições necessárias a vida, sendo fundamental para a reprodução da vida social, pois ¿Ao produzirem os seus meios de existência, os homens produzem indiretamente a sua própria vida material¿ (MARX e ENGELS). Sobre os aspectos do trabalho podemos afirmar que
RES: Na base da atividade econômica está o trabalho ¿ é ele que torna possível a produção de qualquer bem, criando valores que constituem a riqueza social
	
		A expressão ¿questão social¿ foi utilizada para:
 
 RES: designar as contradições concretas entre capital e trabalho.
Sobre a produção socializada e a divisão do trabalho é CORRETO afirmar que: 
Os homens não realizavam mais a mesma função na produção e passavam a se diferenciar uns dos outros, através do tipo de atividade que exerciam. 
 Diante deste excedente, os homens passaram a trocar mercadorias cujo objetivo inicialmente era ainda a manutenção do produtor e da comunidades que pertencia. 
 Apesar da divisão de trabalho, nas comunidades primitivas, a produção era socializada com as pessoas que as integravam.
 A partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de igualdade entre os homens e melhor distribuição da riqueza.
 RES: I, II,III são verdadeiras.
(HOB,2015)Segundo o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), ¿está sendo produzido um novo sistema perverso de regressão na distribuição da renda neste país. Uma figura fantasmagórica, Hobin Hood às avessas, travestido, que não rouba dos ricos para dar aos pobres, que não tira da classe média para dar aos pobres, mas que irá tirar da classe média para dar ao sistema financeiro". Desse modo, o grande capital aloja no campo previdenciário uma questão que diz respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os em trabalhadores provedores do capitalismo financeiro e proprietários de grandes negócios. Essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e funda a restauração do projeto capitalista em todo o mundo. Indique, entre as opções a seguir, a que representa de forma INCORRETA uma das tendências presentes na conjuntura atual descrita no contexto anterior.
 RES: Avanço nas políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos com a complementação de políticas de combate à pobreza de caráter amplo e permanente.
Para Iamamoto, as desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, pondo em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização, expressam a:
RES: Questão social na sociedade contemporânea.
	
		Considere o trecho a seguir e assinale a opção verdadeira que complementa a frase : Segundo Karl Marx , práxis então é o agir consciente do homem (trabalho) que transforma a natureza (objeto) , e ao fazê-lo transforma a ______________e a _______________na qual está inserido.
RES: a si mesmo e a sociedade
A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, denomina-se
RES: teleológica.
A seguridade social no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988 é composta por três políticas públicas: previdência social, assistência social e:
RES: SAÚDE 
Pelo trabalho dá-se a aproximação entre os homens, a vida em sociedade. O trabalho acaba se tornando muito importante para a constituição da sociabilidade humana, ou seja, para a produção e reprodução da vida social. Por produção entende-se o processo através do qual o homem retira da natureza seus meios de vida. Como afirma Barroco (2000), através do trabalho, o homem não apenas se adapta a natureza, como o animal, mas passa agir sobre ela, transformando-a de acordo com seus objetivos. A partir das considerações acima é correto afirmar que:
RES: Ao perguntar pelo hoje o homem projeta o futuro.
Segundo o filósofo marxista Georg Lukács, "com justa razão se pode designar o homem que trabalha, ou seja, o animal tornado homem, através do trabalho, como um ser que dá respostas. É inegável que toda atividade laborativa surge como uma solução de respostas ao carecimento que provoca. Todavia, o núcleo da questão se perderia caso se tornasse aqui como uma relação imediata. Ao contrário, o homem torna-se um ser que dá respostas precisamente na medida em que ele generaliza transformando em perguntas seus próprios carecimentos e suas possibilidades de satisfazê-los." Segundo Lukács é correto afirmar:
RES: Que o trabalho humano é uma resposta às necessidades naturais, porém uma resposta pensada que possibilita sua generalização sob a forma de pensamento.
Para Marx o trabalho é a ação do homem sobre a natureza, o que somente se torna possível através da capacidade humana de conceber com antecedência o que produz (trabalho imaterial) e transformar o mundo natural em produto (trabalho material). Pelo trabalho dá-se a aproximação entre os homens, a vida em sociedade. O trabalho acaba se tornando muito importante para a:
RES: Constituição Sociabilidade humana.
Nesta linha pode-se dizer que a questão social: 
Expressa um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista.
 É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago. 
Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista. É correto o que se afirma em:
 RES: I e II, apenas.
16- Leia as afirmativas sobre CAPITAL, e verifique as que estão corretas: 
I - O capital se expressa pelo sistema de trocas, onde a mercadoria em si é trocada por outra. 
II - O capital se expressa por meio das mercadorias e do dinheiro. 
III 0 O capital se expressa pelo poder e pela revolução industrial. Marque a alternativa correta:
RES: O capital se expressa por meio das mercadorias e do dinheiro
A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
RES: IDEOLOGIA 
Para o exercício da práxis do Serviço Social é fundamental que o seu projeto de intervenção contenha foco na:
RES: prática e na pesquisa
Na atualidade, levando em conta o entendimento sobre a essencia do trabalho, devemos ressaltar que trabalho não pode ser confundido com:
RES:EMPREGO 
Reconhecemos a importância e a centralidade do mundo do trabalho na vida do homem na sociedade contemporânea. Assim, podemos considerar corretas as seguintes afirmativas: I-Identificamos diferentes formas de exploração do trabalho humano como fonte de riqueza II-Os modelos Fordista e Toyotista de produção tiveram implicações para o mundo do trabalho III-O modelo de acumulação flexível trouxe impactosnegativos no Brasil.
RES: Todas as afirmativas estão corretas
Sobre a essência do "trabalho", podemos compreender que o trabalho humano é:
RES: uma ação sobre a natureza e, que ao transformá-la criam-se as condições necessárias a vida.
	
		A expressão ¿questão social¿ foi utilizada para:
RES: designar as contradições concretas entre capital e trabalho.
Sobre a produção socializada e a divisão do trabalho é CORRETO afirmar que: 
Os homens não realizavam mais a mesma função na produção e passavam a se diferenciar uns dos outros, através do tipo de atividade que exerciam. 
Diante deste excedente, os homens passaram a trocar mercadorias cujo objetivo inicialmente era ainda a manutenção do produtor e da comunidades que pertencia.
 Apesar da divisão de trabalho, nas comunidades primitivas, a produção era socializada com as pessoas que as integravam. IV. A partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de igualdade entre os homens e melhor distribuição da riqueza.
Sobre a produção socializada e a divisão do trabalho é CORRETO afirmar que: I. Os homens não realizavam mais a mesma função na produção e passavam a se diferenciar uns dos outros, através do tipo de atividade que exerciam. II. Diante deste excedente, os homens passaram a trocar mercadorias cujo objetivo inicialmente era ainda a manutenção do produtor e da comunidades que pertencia. III. Apesar da divisão de trabalho, nas comunidades primitivas, a produção era socializada com as pessoas que as integravam. IV. A partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de igualdade entre os homens e melhor distribuição da riqueza.
RES: I, II,III são verdadeiras
A concepção de ideologia em Karl Marx contempla as dimensões expressas nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
RES: Desenvolve-se de forma independente das relações sociais.
Entre os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional dos assistentes sociais está a ampliação e consolidação da cidadania, com vistas à garantia de:
 RES: Direitos civis, políticos e sociais.
Sobre o trabalho do assistente social, é correto afirmar:
RES: Tem a sua força de trabalho especializada, que somente irá transformar-se em atividade ou trabalho quando se associar aos meios e às condições de trabalho no marco das relações de poder das organizações e das entidades.
O trabalho humano é uma ação sobre a natureza e, que ao transformá-la criam-se as condições necessárias a vida, sendo fundamental para a reprodução da vida social, pois ¿Ao produzirem os seus meios de existência, os homens produzem indiretamente a sua própria vida material¿ (MARX e ENGELS). Sobre os aspectos do trabalho podemos afirmar que:
RES: Na base da atividade econômica está o trabalho ¿ é ele que torna possível a produção de qualquer bem, criando valores que constituem a riqueza social;
(HOB,2015)Segundo o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), ¿está sendo produzido um novo sistema perverso de regressão na distribuição da renda neste país. Uma figura fantasmagórica, Hobin Hood às avessas, travestido, que não rouba dos ricos para dar aos pobres, que não tira da classe média para dar aos pobres, mas que irá tirar da classe média para dar ao sistema financeiro". Desse modo, o grande capital aloja no campo previdenciário uma questão que diz respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os em trabalhadores provedores do capitalismo financeiro e proprietários de grandes negócios. Essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e funda a restauração do projeto capitalista em todo o mundo. Indique, entre as opções a seguir, a que representa de forma INCORRETA uma das tendências presentes na conjuntura atual descrita no contexto anterior.
 RES: Avanço nas políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos com a complementação de políticas de combate à pobreza de caráter amplo e permanente.
29 - Nesta linha pode-se dizer que a questão social: I. Expressa um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista. II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago. III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista. É correto o que se afirma em:
RES: I E II APENAS
Pelo trabalho dá-se a aproximação entre os homens, a vida em sociedade. O trabalho acaba se tornando muito importante para a constituição da sociabilidade humana, ou seja, para a produção e reprodução da vida social. Por produção entende-se o processo através do qual o homem retira da natureza seus meios de vida. Como afirma Barroco (2000), através do trabalho, o homem não apenas se adapta a natureza, como o animal, mas passa agir sobre ela, transformando-a de acordo com seus objetivos. A partir das considerações acima é correto afirmar que:
RES: Ao perguntar pelo hoje o homem projeta o futuro.
	
		Segundo o filósofo marxista Georg Lukács, "com justa razão se pode designar o homem que trabalha, ou seja, o animal tornado homem, através do trabalho, como um ser que dá respostas. É inegável que toda atividade laborativa surge como uma solução de respostas ao carecimento que provoca. Todavia, o núcleo da questão se perderia caso se tornasse aqui como uma relação imediata. Ao contrário, o homem torna-se um ser que dá respostas precisamente na medida em que ele generaliza transformando em perguntas seus próprios carecimentos e suas possibilidades de satisfazê-los." Segundo Lukács é correto afirmar:
RES: Que o trabalho humano é uma resposta às necessidades naturais, porém uma resposta pensada que possibilita sua generalização sob a forma de pensamento.
Para Marx o trabalho é a ação do homem sobre a natureza, o que somente se torna possível através da capacidade humana de conceber com antecedência o que produz (trabalho imaterial) e transformar o mundo natural em produto (trabalho material). Pelo trabalho dá-se a aproximação entre os homens, a vida em sociedade. O trabalho acaba se tornando muito importante para a:
RES: Constituição Sociabilidade humana.
Sobre a essência do "trabalho", podemos compreender que o trabalho humano é:
RES: uma ação sobre a natureza e, que ao transformá-la criam-se as condições necessárias a vida
Leia as afirmativas sobre CAPITAL, e verifique as que estão corretas: I - O capital se expressa pelo sistema de trocas, onde a mercadoria em si é trocada por outra. II - O capital se expressa por meio das mercadorias e do dinheiro. III 0 O capital se expressa pelo poder e pela revolução industrial. Marque a alternativa correta:
RES: Está correta a afirmativa II	
	ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL AULA 02
A partir do antagonismo de classe - opressores e oprimidos - o trabalho explorado resulta em sociedades com:
RES: crescente desigualdade.
O modelo de produção caracterizado pela produção em massa em grandes empresas, cujo processo produtivo estrutura-se com base na linha de montagem, é conhecido como:
RES: fordismo.
Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia. Podia por em prática suas habilidades na produção, podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis. Com o avanço tecnológico a produção, os trabalhadores:
RES: Passam a não se reconhecerem no que produziram. Em outras palavras, com a fragmentação o trabalhador não consegue ter uma visão do processo de produção em sua totalidade.
Leia as asserções, reflita:
 I - A indústria nasce no contexto capitalista, propriamente no momento da dita Revolução Industrial 
II - Para entendera base fundante da vida feudal é preciso entender como funcionava as workhouses 
III - A práxis é uma ação consciente sobre a natureza, criando um produto objetivo antes inexistente. Assim, pode-se dizer que o trabalho é a manifestação da práxis e que fica mais evidente quando se lança um olhar mais profundo sobre o processo de construção da própria existência humana e de todas as riquezas produzidas IV - As workhouses era uma espécie de lugar onde os trabalhadores moravam 
V - A base para o desenvolvimento do modo de produção capitalista se dá no último terço do século XV Marque a alternativa correta:
RES: As asserções I, III e V estão corretas
Para Marx e Engels, o trabalho humano:
RES: É uma ação sobre a natureza e, que ao transformá-la, criam-se as condições necessárias à vida.
Na análise do ¿capitalismo clássico¿ (século XIX), levando¿se em conta o pensamento liberal, constata-se que a reduzida intervenção do Estado, na forma de políticas sociais,deve-se à:
RES: concepção minimalista do papel do Estado na sociedade.
Segundo Marx, o trabalho, nos primórdios da humanidade, revelou-se pela liberdade e criatividade decorrentes da:
RES: Capacidade teleológica dos homens
Leia o texto a seguir, letra da música ¿Pacato cidadão¿, composta por Samuel Rosa e Chico Amaral para o álbum Calango, lançado pelo grupo mineiro Skank, em 1994. Pacato Cidadão Ô pacato cidadão, te chamei a atenção Não foi à toa, não C'est fini la utopia, mas a guerra todo dia Dia a dia não E tracei a vida inteira planos tão incríveis Tramo à luz do sol Apoiado em poesia e em tecnologia Agora à luz do sol Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder Qualquer coisa que se queira saber querer Tudo bem, dissipação de vez em quando é bão Misturar o brasileiro com alemão Pacato cidadão Ô pacato da civilização Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios Qualquer coisa que se suje tem que limpar Se você não gosta dele, diga logo a verdade Sem perder a cabeça, sem perder a amizade Consertar o rádio e o casamento é Corre a felicidade no asfalto cinzento Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro Numa mão educação, na outra dinheiro Pacato cidadão Ô pacato da civilização. (MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo; Brasil: História em construção. Belo Horizonte. Ed. Lê,1996. v. 4. p. 165.) O texto de Samuel Rosa e Chico Amaral discute algumas relações relativas à sociedade contemporânea brasileira. É INCORRETO afirmar que, no texto, os autores:
RES: Defendem que somente a educação, aliada ao poder dos meios de comunicação de massa, pode fazer com que o cidadão brasileiro deixe de ser pacato.
"No Capitalismo ,em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas¸ em lugar de libertar-se , acaba enrolado em novas pressões". (Leandro Konder (1988:30). A partir desta citação, assinale a alternativa que não corresponde as condições criadas para o trabalhador no modo de produção capitalista:
RES: O trabalhador tem uma certa proximidade com o que produza, pode por em prática suas habilidades e a criatividade na produção.
RES: O trabalhador tem uma certa proximidade com o que produza, pode por em prática suas habilidades e a criatividade na produção.
Na sociedade cuja reprodução baseia-se na exploração do homem pelo homem, o trabalho deixa de ser expressão das necessidades do trabalhador Porque, Passa expressar as necessidades de acumulação de riqueza da classe dominante. Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
RES: As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Construir uma nova prática social e consolidá-la, quando existente, exige dos assistentes sociais que aprendam a visualizá-la a partir de uma perspectiva histórica, reconhecendo-a como:
RES: de expressão do saber, prática educativa e prática política.
A relação entre acumulação capitalista X pobreza tem por fundamento.
RES: a apropriação privada da riqueza socialmente produzida.
Assinale a opção verdadeira : segundo KARL MARX a sociedade se divide cada vez mais em duas classes que se opõem frontalmente. São elas :
RES: Burguesia e proletariado
As revoluções burguesas, ocorridas na Europa, marcaram na Inglaterra a mudança do uso e da posse do solo. Isso ficou marcado pela passagem do chamado.
RES: open field para o enclosure
No processo de desintegração das relações sociais de produção feudal, passou a ocupar lugar central a organização de manufaturas, ampliando com a divisão do trabalho a produtividade dos agentes envolvidos na fabricação das mercadorias. As duas principais classes que surgiram dessa desintegração foram: alariados.
RES: open field para o enclosure
No processo de desintegração das relações sociais de produção feudal, passou a ocupar lugar central a organização de manufaturas, ampliando com a divisão do trabalho a produtividade dos agentes envolvidos na fabricação das mercadorias. As duas principais classes que surgiram dessa desintegração foram: alariados.
RES: Burguesia e trabalhadores assalariados.
Segundo Marx (1984:44), a divisão do trabalho inicialmente se dava "naturalmente" como resultado de disposições naturais, vigor físico, necessidades, acasos. Quando há uma cisão entre o interesse particular e o interesse comum as atividades não são dividida voluntariamente, a própria ação do homem converte-se num poder estranho e a ele oposto, que o subjuga ao invés de ser por ele dominado. Segundo Marx e Engels, a partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de desigualdade entre os homens e a exploração do trabalho humano como fonte de acumulação de riqueza. Na sociedade cuja reprodução baseia-se na exploração do homem pelo homem, o trabalho deixa de ser expressão das necessidades do trabalhador para:
RES: Expressar as necessidades de acumulação de riqueza da classe dominante.
Marque a alternativa CORRETA:
A ( )I - A forma típica de reprodução do Modo de Produção Capitalista é a reprodução ampliada em que parte da mais valia apropriada é reinvestida na própria produção.
B (X )II - A acumulação de capital depende essencialmente da exploração da força de trabalho.
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social e, portanto, a questão social, se explicam:
RES: Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
No modelo econômico capitalista, ocorre um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que são reinvestidos para aumentar a acumulação. O início desse processo está no modo de produção, ou seja, na forma como a sociedade se organiza para produzir os bens necessários à vida humana, instaurada com a sociedade:
RES: capitalista
21-Segundo Marx, a origem do modo de produção capitalista não está ligada a uma pura e simples racionalização da divisão do trabalho social, mas sim a um processo violento de expropriação da produção familiar, artesanal, camponesa, corporativa etc., que separou o produtor direto dos seus:
RES: Meios de produção
Ao considerar a seguinte afirmação: "A história de todas as sociedades que existiram até os nossos dias atuais, tem sido a história da luta de classes" (MARX) pode-se dizer que a mesma se refere à:
RES: Luta de classes antagônicas, em que uma minoria explora uma maioria
Nas sociedades capitalistas, a questão social é tratada de maneira fragmentada, aparecendo recortada em questões de saúde, da infância e adolescência, da mulher, entre outros. Ao distinguir diferentes tipos de problemas, essa fragmentação:
RES: Despolitiza a questão social, enfraquecendo a organização de classe.
O trabalho humano pode ser genericamente definido como:
RES: o trabalho pelo qual o homem transforma a natureza, transformando a si próprio e à sociedade em que vive.
A citação: ¿ partir da complexificação da divisão social do trabalho teminício o processo de desigualdade entre os homens e a exploração do trabalho humano como fonte de acumulação de riqueza.¿, representa o pensamento de:
RES:MAX
Em relação a ética capitalista do trabalho, estão corretas as seguintes afirmativas: I-Com a Revolução Industrial tem uma reconfiguração da palavra trabalho II-O trabalho passa a ser valorizado como uma possibilidade do homem acumular riqueza e se tornar livre III-Revolução Industrial não valoriza o trabalho como positivo
RES: Apenas a III esta errada
Segundo Marx e Engels, a partir da ______________ da divisão social do trabalho tem início o processo de desigualdade entre os homens e a exploração do trabalho humano como fonte de acumulação de riqueza. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto acima:
RES: Complexificação
Na análise do ¿capitalismo clássico¿ (século XIX), levando¿se em conta o pensamento liberal, constata-se que a reduzida intervenção do Estado, na forma de políticas sociais,deve-se à:
RES: concepção minimalista do papel do Estado na sociedade.
Segundo Marx, o trabalho, nos primórdios da humanidade, revelou-se pela liberdade e criatividade decorrentes da:
RES: Capacidade teleológica dos homens.
Para Marx e Engels, o trabalho humano:
RES: É uma ação sobre a natureza e, que ao transformá-la, criam-se as condições necessárias à vida.
Leia o texto a seguir, letra da música ¿Pacato cidadão¿, composta por Samuel Rosa e Chico Amaral para o álbum Calango, lançado pelo grupo mineiro Skank, em 1994. Pacato Cidadão Ô pacato cidadão, te chamei a atenção Não foi à toa, não C'est fini la utopia, mas a guerra todo dia Dia a dia não E tracei a vida inteira planos tão incríveis Tramo à luz do sol Apoiado em poesia e em tecnologia Agora à luz do sol Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder Qualquer coisa que se queira saber querer Tudo bem, dissipação de vez em quando é bão Misturar o brasileiro com alemão Pacato cidadão Ô pacato da civilização Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios Qualquer coisa que se suje tem que limpar Se você não gosta dele, diga logo a verdade Sem perder a cabeça, sem perder a amizade Consertar o rádio e o casamento é Corre a felicidade no asfalto cinzento Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro Numa mão educação, na outra dinheiro Pacato cidadão Ô pacato da civilização. (MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo; Brasil: História em construção. Belo Horizonte. Ed. Lê,1996. v. 4. p. 165.) O texto de Samuel Rosa e Chico Amaral discute algumas relações relativas à sociedade contemporânea brasileira. É INCORRETO afirmar que, no texto, os autores:
RES: Defendem que somente a educação, aliada ao poder dos meios de comunicação de massa, pode fazer com que o cidadão brasileiro deixe de ser pacato.
A partir do antagonismo de classe - opressores e oprimidos - o trabalho explorado resulta em sociedades com:
RES: crescente desigualdade.
Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia. Podia por em prática suas habilidades na produção, podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis. Com o avanço tecnológico a produção, os trabalhadores:
RES: Passam a não se reconhecerem no que produziram. Em outras palavras, com a fragmentação o trabalhador não consegue ter uma visão do processo de produção em sua totalidade.
"No Capitalismo ,em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele, em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas¸ em lugar de libertar-se , acaba enrolado em novas pressões". (Leandro Konder (1988:30). A partir desta citação, assinale a alternativa que não corresponde as condições criadas para o trabalhador no modo de produção capitalista:
RES: O trabalhador tem uma certa proximidade com o que produza, pode por em prática suas habilidades e a criatividade na produção.
Na sociedade cuja reprodução baseia-se na exploração do homem pelo homem, o trabalho deixa de ser expressão das necessidades do trabalhador Porque, Passa expressar as necessidades de acumulação de riqueza da classe dominante. Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
RES: As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL AULA 03
"O carácter misterioso da forma-mercadoria consiste, portanto, simplesmente em que ela apresenta aos homens as características sociais do seu próprio trabalho como se fossem características objectivas dos próprios produtos do trabalho, como se fossem propriedades sociais inerentes a essas coisas; e, portanto, reflecte também a relação social dos produtores com o trabalho global como se fosse uma relação social de coisas existentes para além deles".(Marx, O Capital) http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/index.htm. Sobre esta afirmação de Marx seria correto afirmar que: I.O "fetichismo da mercadoria", consiste no fato de que "uma relação social determinada dos próprios homens toma para eles a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas. II. Os homens trocam mercadorias sem saber para que e quem se destina. III. Para Marx o fetichismo da mercadoria é apenas uma aparência que pode ser abolida pelos homens em sociedade. IV. As trocas acabam por coisificar/fetichizar as relações entre os homens, que passam a ser vista não uma como relação entre pessoas, mas entre coisas/mercadorias. Assinale uma opção:
RES: I,II e IV são verdadeiras.
Vivemos numa sociedade industrializada, fruto de mudanças ocorridas desde o século XVIII com o início do processo de industrialização. A Revolução Industrial trouxe mudanças importantes na forma de produzir, que provocou resistência dos trabalhadores, alguns lutando para voltar à produção artesanal, negando a mecanização. Com relação aos tempos iniciais da revolução industrial, é CORRETO afirmar que:
RES: o desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado, desde o início, de mudanças técnicas que facilitaram uma maior produção de mercadorias.
A descoberta de terras de ouro e prata na América, o extermínio, escravização e enterramento da população nativa nas minas, o início da conquista e pilhagem das Índias Orientais, a transformação da África numa caçada comercial de peles-negras, assinalam a aurora da era da produção capitalista. Estes fatos corresponde a qual etapa do Capitalismo ?
RES: Acumulação primitiva do capital.
A Inglaterra foi o país da Europa que no século XVIII que a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro. A revolução Industrial propiciou
RES: A produção de mais mercadorias com menos tempo de trabalho.
Assinale a opção verdadeira : a ação de acumular objetos de valor para um grupo; o aumento da riqueza através da concentração desta; ou a criação de riqueza é conhecida como :
RES: Acumulação capitalista.
Como afirma Marx (1967), é da estrutura da economia feudal que nasce a estrutura da sociedade capitalista. Podemos concluir, então, que a Revolução Industrial e, consequentemente, a constituição do modo de produção capitalista resultou, sobretudo, a partir de três elementos:
RES: Proletarização, acumulação de capital e progresso técnico.
A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. O termo foi originalmente empregado por Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho. O texto refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:
RES: Alienação
Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual fato importante se desenvolve a partir dessa divisão? Assinale a alternativa que mais adequada a seguintequestão:
RES: Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros.
A transição do feudalismo para o capitalismo é um tema recorrente tanto nas Ciências Sociais em geral, como no Serviço Social em particular, tendo em vista que a sociedade capitalista emergente engendrou problemas inéditos que passaram a ser objeto destas duas disciplinas. Assinale a alternativa que apresenta duas pré-condições fundamentais que possibilitaram a gênese do sistema capitalista:
RES: A acumulação primitiva de capital através do comércio no seu mais amplo sentido e a formação de uma classe trabalhadora livre, sem propriedades.
O neoliberalismo, proposição consagrada em 1990, com a adoção de políticas de ajustes num contexto de crise global do modelo de acumulação capitalista, possui como característica, dentre outras,
RES: o privilegiamento do mercado e a responsabilização das causas e a superação dos problemas sociais sob a perspectiva individual.
A vida cotidiana é insuprimível, ou seja, não há sociedade, nem ser humano , sem cotidiano. No entanto, em cada sociedade a cotidianidade é vivida diferentemente em seus hábitos, ritmos, regularidades, não se descolando da história, da qual é um dos níveis constitutivos, de forma que:
RES: a reprodução social se realiza na reprodução dos indivíduos enquanto tais.
A respeito do Capitalismo pode-se afirmar que:
RES: Nasce com a ascensão do mercantilismo, visa a garantia da propriedade privada e o assalariamento
Marilda Iamamoto diz que os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões no cotidiano. Ao refletir sobre esse conceito, a autora identifica que a questão social propicia aos sujeitos sociais resistir e expressar seu inconformismo, portanto, também é:
RES: Comunicação
Vivemos numa sociedade industrializada, fruto de mudanças ocorridas desde o século XVIII com o início do processo de industrialização. A Revolução Industrial trouxe mudanças importantes na forma de produzir, que provocou resistência dos trabalhadores, alguns lutando para voltar à produção artesanal, negando a mecanização. Com relação aos tempos iniciais da revolução industrial, é CORRETO afirmar que:
RES: o desenvolvimento do capitalismo foi acompanhado, desde o início, de mudanças técnicas que facilitaram uma maior produção de mercadorias.
"O carácter misterioso da forma-mercadoria consiste, portanto, simplesmente em que ela apresenta aos homens as características sociais do seu próprio trabalho como se fossem características objectivas dos próprios produtos do trabalho, como se fossem propriedades sociais inerentes a essas coisas; e, portanto, reflecte também a relação social dos produtores com o trabalho global como se fosse uma relação social de coisas existentes para além deles".(Marx, O Capital) http://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital-v1/index.htm. Sobre esta afirmação de Marx seria correto afirmar que: I.O "fetichismo da mercadoria", consiste no fato de que "uma relação social determinada dos próprios homens toma para eles a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas. II. Os homens trocam mercadorias sem saber para que e quem se destina. III. Para Marx o fetichismo da mercadoria é apenas uma aparência que pode ser abolida pelos homens em sociedade. IV. As trocas acabam por coisificar/fetichizar as relações entre os homens, que passam a ser vista não uma como relação entre pessoas, mas entre coisas/mercadorias. Assinale uma opção:
RES: I,II e IV são verdadeiras.
A Inglaterra foi o país da Europa que no século XVIII que a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro. A revolução Industrial propiciou.
RES: A produção de mais mercadorias com menos tempo de trabalho.
Como afirma Marx (1967), é da estrutura da economia feudal que nasce a estrutura da sociedade capitalista. Podemos concluir, então, que a Revolução Industrial e, consequentemente, a constituição do modo de produção capitalista resultou, sobretudo, a partir de três elementos:
RES: Proletarização, acumulação de capital e progresso técnico.
A descoberta de terras de ouro e prata na América, o extermínio, escravização e enterramento da população nativa nas minas, o início da conquista e pilhagem das Índias Orientais, a transformação da África numa caçada comercial de peles-negras, assinalam a aurora da era da produção capitalista. Estes fatos corresponde a qual etapa do Capitalismo ?
RES: Acumulação primitiva do capital.
Assinale a opção verdadeira : a ação de acumular objetos de valor para um grupo; o aumento da riqueza através da concentração desta; ou a criação de riqueza é conhecida como :
RES: Acumulação capitalista.
Com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de novos métodos de cultivo do solo, ocorreu uma expansão gradual das atividades agrícolas, pois o homem acabou por produzir mais do que precisava para sobreviver. As atividades passaram a ser mais divididas. Qual fato importante se desenvolve a partir dessa divisão? Assinale a alternativa que mais adequada a seguinte questão:
RES: Tem início o processo de especialização do homem, ou seja, passam a surgir artesãos, na produção artesanal entre outros.
A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. O termo foi originalmente empregado por Marx, em referência à projeção dos poderes humanos sobre os deuses. Mais tarde, ele empregou o termo para se referir à perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho. O texto refere-se CORRETAMENTE ao conceito de:
RES: Alienação
A categoria ontológica que faz parte do real, que entretece a realidade, ou seja, a categoria cujas totalidades parciais da realidade se articulam entre si e com outros sistemas, denomina-se:
RES: mediação
O processo de acumulação é histórico e deu base para o que depois geraria a desigualdade... A partir do apontamento acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - Acumulação dita primitiva pode ser entendida como um processo longo marcado por experiências econômicas, políticas e sociais que levaram a ruir as bases de um sistema vigente para o surgimento de outro sistema, sendo este marcado pelo mercantilismo, divisão social do trabalho e assalariamento. PORQUE II - A proposta do Feudalismo de troca de mercadorias, concentração de mão de obra serva era incompatível com o que os burgueses e os trabalhadores, novas classes que surgiram à medida que o processo de acumulação se adensava, queriam... A respeito das asserções I e II, assinale a opção correta:
RES: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I
(ENAD)A ¿pobreza¿ é a expressão direta das relações vigentes na sociedade, localizando a questão no âmbito de relações constitutivas de um padrão de desenvolvimento extremamente desigual, em que convivem acumulação e miséria. A nossa sociedade a produz e reproduz. É importante considerar que a pobreza é uma categoria multidimensional, expressando-se
RES: pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
Assinale a opção correta que complementa o trecho a seguir : No sistema capitalista os meios de produção são retirados dos _____________________ e passam a pertencer aos donos das fábricas. O operário passa a depender apenas de sua força de trabalho que é trocada por um ______________________
RES: Trabalhadores e salário.
No marco do que se tem denominado de teoria social crítica, a questão social é
RES: constitutiva do desenvolvimento do capitalismo, pois ela não se suprime se este se conserva.
Quando se tem muitos peixes e não se sabe fazer cestos, estes se tornam tão valiosos quanto as toneladas de peixes. O que existe de igual nesta troca? Marque V(verdadeira) ou F(falsa) (justifique suasrespostas): ( V ) Os peixes e os cestos resultaram de trabalho. 
( V ) Os peixes são oriundos de comunidade de pescadores e os cestos de um grupo de artesãos, mas o trabalho deles se tornou equivalente na troca. 
( F ) Os peixes e a produção dos cestos resultaram da exploração da forças de trabalho.
 ( V ) É com base nesta dimensão dupla da mercadoria que podemos entender segundo Marx a origem da forma dinheiro como valor, ou seja, quando várias mercadorias são trocadas por uma só ¿ o dinheiro. A sequência correta é: 
RES: V- V - F – V
A primeira Revolução Industrial caracterizou-se por realizar profundas mudanças socioeconômicas, entre as quais se destacam:
 I. A expulsão do homem do campo e de sua vida comunitária, lançando-o no anonimato das cidades industriais.
 II. O fomento da educação escolar dos trabalhadores, pois a tecnologia requeria conhecimento para lidar com as máquinas. 
III. O estabelecimento de jornadas de trabalho de até 16 horas e do trabalho infantil, desencadeando desemprego entre os homens. IV. A diminuição ao mínimo do uso da mão de obra devido à produção eletrônica, que permitiu ao trabalhador mais tempo de lazer. Assinale a alternativa correta.
RES: Somente as afirmativas I e III são corretas.
29-Com o surgimento do capitalismo o trabalhador deixa de ser explorado por um senhor particular para ser explorado pela classe dos capitalistas. A responsabilidade da manutenção e reprodução do trabalhador e de sua família passa a depender da:
RES: Somente as afirmativas I e III são corretas.
Com o surgimento do capitalismo o trabalhador deixa de ser explorado por um senhor particular para ser explorado pela classe dos capitalistas. A responsabilidade da manutenção e reprodução do trabalhador e de sua família passa a depender da:
RES: Venda da sua força de trabalho no mercado dominado pelo capital
Acumulação Primitiva ¿ expressão que designa as primeiras acumulações de riquezas (ou capitais) que levaram ao surgimento do capitalismo. Foi a partir dessas acumulações iniciais, obtidas principalmente com as práticas mercantilistas, que diversos países europeus se tornaram grandes potências capitalistas. (COTRIM, 2005, p.186). Nesse sentido, as práticas mercantilistas podiam variar conforme o Estado, quais são as principais?
RES: Metalismo; Balança Comercial Favorável, Protecionismo e Intervenção Estatal
O Trabalho humano é uma atividade projetada, uma vez que a realização do trabalho só se dá quando essa prefiguração ideal se objetiva, isto é, quando a matéria natural pela ação material do sujeito, é transformada (NETTO e BRAZ, 2007). Essa prefiguração ideal é a capacidade:
RES: Teleológica	
	
	
	
Entre os motivos da crise e decadência do feudalismo, NÃO podemos citar:
RES: A manutenção da autossuficiência dos feudos
No mercantilismo, como política econômica do absolutismo, os governantes, administradores da economia, buscavam manter seus respectivos Estados sempre com excedentes. Para tanto articulava:
RES: conquista de territórios e pacto colonial	
	
	
		A Inglaterra foi o país da Europa que, no século XVIII, a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro. O fato da Inglaterra ser o primeiro país em que se inicia a Revolução Industrial não pode ser explicado com base apenas no avanço técnico e científico, mas numa combinação de fatores que ali ocorreram. Sobre estes fatores é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu:
RES: a eliminação das desigualdades sociais.
O mercantilismo é uma doutrina econômica que se caracteriza por:
RES: acumular metais preciosos e vender produtos
		"Sustentando-se na análise de Marx, e a partir da observação do comportamento do capitalismo contemporâneo, David Harvey discute, em O Novo Imperialismo, a necessidade de reavaliação histórica do conceito de acumulação primitiva de capital. Para o geógrafo inglês, não haveria nessa categoria de acumulação nada de antiquado; pelo contrário, estaria ela ainda cumprindo papel fundamental na reprodução do sistema capitalista (alguns daqueles mecanismos discutidos por Marx teriam sido inclusive aprimorados e desempenhariam hoje um papel ainda mais destacado). Percebendo a necessidade de reativação do debate, o autor sugere como chave analítica o conceito de acumulação por despossessão (HARVEY, 2009); trata-se, portanto, de uma proposta de atualização do termo clássico marxista para sua inserção na discussão do capitalismo avançado." (PENHAVEL, P. F. C.. Capitalismo avançado e acumulação primitiva.) Segundo Marx, a acumulação primitiva de capital foi:
	
	
 
 RES: Um processo histórico de dissociação do produtor e os meios de produção.
A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, denomina-se
RES: teleológica.
A transição do feudalismo para o capitalismo é um tema recorrente tanto nas Ciências Sociais em geral, como no Serviço Social em particular, tendo em vista que a sociedade capitalista emergente engendrou problemas inéditos que passaram a ser objeto destas duas disciplinas. Assinale a alternativa que apresenta duas pré-condições fundamentais que possibilitaram a gênese do sistema capitalista:
RES: A acumulação primitiva de capital através do comércio no seu mais amplo sentido e a formação de uma classe trabalhadora livre, sem propriedades.
	
	
ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL AULA 04
A sociedade atual, caracterizada como a sociedade do consumo, da privatização dos bens e serviços, impõe desafios ao profissional em assistente social comprometido com uma perspectiva ético-política de um projeto que propõe uma nova ordem social. Assim, em relação ao profissional em Serviço Social, é correto afirmar:
RES: O trabalho dos assistentes sociais se inscreve no campo da defesa e/ou realização de direitos sociais de cidadania, na gestão da coisa pública.
O trabalho humano foi transformado pelo capitalismo numa mercadoria. Na forma de produção das mercadorias está contido o mecanismo de exploração.Mercadoria é tudo o que é produzido para o mercado, isto é, não para o consumo individual, mas para a venda, para o consumo alheio. Se alguém produz algo para seu uso ou para dar de presente a alguém, esse algo é um produto, mas não uma mercadoria. Mas se ele trocar esse objeto por dinheiro ou por outro produto qualquer, esse objeto passa a ser uma mercadoria. A mercadoria é portanto algo produzido para o uso de outra pessoa, que a obtêm mediante a troca por dinheiro ou por outra mercadoria que, por sua vez, atende à sua necessidade¿(SADER, 1999, p. 57). Sobre a exploração do trabalho no capitalismo, é correto afirmar:
RES: A lei da mais-valia explica como o proprietário dos meios de produção extrai e se apropria do excedente produzido pelo trabalhador, pagando-lhe apenas por uma parte das horas trabalhadas.
Ao identificar as formas de exploração do trabalho humano no modo de produção capitalista, estão relacionados os seguintes conceitos, exceto:
RES: critica ao comunismo
A radicalização liberal em tempos de mundialização do capital reafirma o mercado como órgão regulador supremo das relações sociais e a prevalência do indivíduo produtor, impulsionando a competição e o individualismo e desarticulando formas de luta e negociação coletiva. Nesse cenário, Iamamoto (2009) destaca que a questão social e as ameaças dela decorrentes assumem um caráter essencialmente:
RES: político, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade
(ENAD/2012) A flexibilização das relações de trabalho que atingem inclusive os postos de trabalho situados no âmbito do Estado brasileiro, importante empregador dos assistentes sociais do país, geram como consequências para essa categoria de profissionais
RES: obrigação de permanente qualificação profissional, pois o profissional é chamado a respondera demandas variadas e mutantes.
São características da terceirização dos processos de trabalho:
RES: A alta rotatividade, os baixos salários, a extensão da jornada e a desproteção social.
Leia as afirmativas abaixo e verifique as que estão corretas: I - Ao produzirem os meios de vida, os homens produzem sua vida material. O modo de produzir os meios de vida refere-se não só à reprodução física dos indivíduos, mas a reprodução do modo de vida. II - O trabalhador trabalha sob o controle do capitalista, a quem pertence o seu trabalho. III - Capital e maquinário se criam mutuamente e no mesmo processo. Por este motivo pode-se dizer que o processo de produção capitalista é um processo de relações sociais entre classes. Marque a alternativa correta:
RES: Estão corretas as afirmativas I e II
O estudo de David Harvey (1993) acerca das expressões das tendências constitutivas do modo de produção no capitalismo contemporâneo é repleto de indicações sobre a potencialização da constituição de uma superpopulação relativa sobrante, com o que ganha destaque o debate sobre o desemprego estrutural, da precarização e flexibilização das relações de trabalho, o que inclui o impacto sobre os direitos. A lei do valor não trata apenas da produção de mercadorias na sua dimensão econômica. Se o processo de produção articula a valorização do capital ao processo de trabalho, ou seja, se o trabalho é o elemento decisivo que transfere e cria valor, então tal processo reúne referências em que a política e a luta de classes são elementos internos à lei do valor e à compreensão da questão social e de suas expressões. Analise as alternativas em relação ao processo de produção e aos elementos aos quais este se refere, segundo contexto supracitado. I. Produção e reprodução de indivíduos. II. Produção e reprodução de classes sociais. III. Produção e reprodução dos princípios socialistas de produção. IV. Produção e reprodução de relações sociais. Estão corretas apenas as alternativas.
RES: I, II e IV
A flexibilização das relações de trabalho que atingem inclusive os postos de trabalho situadosno âmbito do Estado brasileiro, importante empregador dos assistentes sociais do país, geram comoconsequências para essa categoria de profissionais
RES: obrigação de permanente qualificação profissional, pois o profissional é chamado a responder a demandas variadas e mutantes.
A questão social, enquanto campo de trabalho do Serviço Social, é resultante da divisão da sociedade em classes e da disputa pela riqueza socialmente gerada, cuja apropriação é extremamente desigual. Supõe, então, por parte dos que vivem do trabalho, a
RES: consciência da desigualdade entre as classes sociais e a resistência à opressão.
Podemos relacionar a exploração do trabalho no capitalismo com os conceitos de mais-valia, fetiche da mercadoria e alienação utilizados por .............................na crítica que faz ao capitalismo.
RES: Karl Marx
Nos primeiros grupos humanos o trabalho e as relações sociais eram condicionadas pelo parentesco e costumes comuns, toda produção material e o lugar da aldeia eram de pertencimento comum, ou seja, havia a posse coletiva. Qual elemento foi fundamental para o aparecimento das primeiras cidades e para o desenvolvimento da complexa divisão social do trabalho (divisão de classes).
RES: A propriedade privada dos excedentes econômicos;
Para o serviço social contemporâneo existem duas dimensões que embasam as ações profissionais, são elas:
RES: Política, que busca a efetivação da democracia e Ideológica que efetiva os direitos sociais, civis e políticos.
A questão social é a base de fundamentação do serviço social como especialização do trabalho. Considerando o serviço social e a questão sócia, julgue os itens abaixo e assinale a opção INCORRETA.
RES: A questão social pode ser entendida exclusivamente como desigualdade.
ENADE (2004) No marco do que se tem denominado de teoria social crítica, a questão social é:
RES: Colidem com direitos sociais conquistados historicamente.
Segundo Marx, ¿a sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas. (...). A sociedade se divide cada vez mais em dois grandes campos inimigos, em duas classes que se opõem frontalmente Quais são essas duas classes às quais Marx se refere?
RES: burguesia e proletariado.
17-Historicamente, a "questão social" vincula-se estreitamente à questão da exploração do trabalho, à organização e à mobilização da classe trabalhadora na luta pela apropriação da riqueza social. Ela se expressa.
RES: pelo conjunto de desigualdades sociais engendradas pelas relações sociais constitutivas do capitalismo.
No que tange a lógica do modo de produção capitalista na contemporaneidade, numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.
 1. O capital é incapaz de realizar sua autovalorização 
2. O capital pode diminuir o trabalho vivo 
3. O capital utiliza a força humana de trabalho 
4. O capital não permite que o produto do trabalho concreto sirva para a satisfação das necessidades de todos os trabalhadores 
5. O capital valoriza o trabalhador flexível 
( 2 ) porque isto não arrisca sua produtividade.
 ( 1 ) porque precisa utilizar-se do trabalho humano. 
( 4 ) porque sua essência consiste na exploração da mais valia. 
( 3 ) porque é parcela imprescindível para a reprodução desse mesmo capital. 
( 5 ) porque responde melhor às características de produção da atualidade. Assinale a alternativa que numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
A sociedade atual, caracterizada como a sociedade do consumo, da privatização dos bens e serviços, impõe desafios ao profissional em assistente social comprometido com uma perspectiva ético-política de um projeto que propõe uma nova ordem social. Assim, em relação ao profissional em Serviço Social, é correto afirmar:
RES: O trabalho dos assistentes sociais se inscreve no campo da defesa e/ou realização de direitos sociais de cidadania, na gestão da coisa pública.
(TRANSPETRO - 2006) As grandes mudanças que se verificam atualmente no ¿mundo do trabalho¿ podem ser esclarecidas de modo mais profundo e inclusivo se forem relacionadas à (ao):
RES: Acumulação flexível
Leia as afirmativas abaixo sobre o capitalista: 1. O consumo da força de trabalho pertence ao capitalista. 2. Os meios de produção não pertencem ao capitalista. 3. O trabalhador trabalha sob o controle do capitalista a quem pertence o seu trabalho. Marque a alternativa correta:
RES: Estão corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
21-Acerca do Serviço Social na contemporaneidade, considere as seguintes afirmativas: 1. É uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho. 2. É uma profissão regulamentada por lei. 3. Dispõe de um código de ética profissional. 4. O assistente social vende sua capacidade de trabalho para entidades empregadoras de diferentes naturezas jurídicas. Assinale a alternativa correta.
 RES: As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
Leia as afirmativas abaixo e verifique as que estão corretas: 1. O trabalho, enquanto criador de riqueza, pertence ao trabalhador e apenas como esforço individual pertence ao capital, ou capitalista. 2. A transformação do dinheiro em capital se decompõem em três processos, são eles: compra e venda dos meios de produção e da força de trabalho; consumo produtivo da capacidade de trabalho e organização financeira por parte do capitalista 3. Pelo capital o homem se comunica com a sociedade na qual está inserido. Marque a alternativa correta:
RES: TODAS ESTÃO ERRADAS
"Inicialmente, a mercadoria é um objeto que, a partir de suas propriedades materiais, tem a propriedade de satisfazer as necessidades do homem. Essa característica é conhecida como valor de uso. Por outro lado, a mercadoria também tem a propriedadede poder ser trocada por mercadorias distintas de si própria ou, em outras palavras, de comprar outras mercadorias." (CARCAROLO, 1998)
RES: Valor de troca
Afirma-se que o Serviço Social tem na Questão Social a base de sua fundação como especialização do trabalho. A questão social é apresentada como
RES: o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista moderna.
	
	
O crescimento social da burguesia levou a lógica econômica substituir o valor de troca das mercadorias, passando a pensar em sua atividade como geradora de lucros e acúmulo de capitais iniciando uma nova forma de relações sociais, econômica e política. Essa é a marca da acumulação de capitais. Para tanto foi criado um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que são reinvestidos para aumentar a acumulação e na forma como a sociedade se organiza para produzir os bens necessários à vida humana. No entanto, para que esse processo ocorra é necessário que se desenvolva o trabalho:
RES:EXPLORADO
Nos primeiros grupos humanos o trabalho e as relações sociais eram condicionadas pelo parentesco e costumes comuns, toda produção material e o lugar da aldeia eram de pertencimento comum, ou seja, havia a posse coletiva. Qual elemento foi fundamental para o aparecimento das primeiras cidades e para o desenvolvimento da complexa divisão social do trabalho (divisão de classes).
RES: A propriedade privada dos excedentes econômicos;
ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL AULA 05
Fordismo tem origem no nome de Henry Ford. Deve ser compreendido não apenas a partir da aplicação que Henry Ford faz na sua empresa, a Ford Motor Company, do ¿Princípio da Administração Científica¿ proposto por:
RES: Taylor.
Na análise Marxismo do modo de produção capitalista, estão corretas as seguintes afirmativas: I-No modo de produção capitalista o homem é como mais uma peça na engrenagem, uma coisa, mera força de trabalho II-As necessidades do trabalhador são desconsideradas. III-O trabalho se converte em trabalho assalariado/alienado pelo capital
RES: Todas estão corretas
	
		ENADE (2004) Considere e analise as afirmações abaixo, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social. I - O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais. II - Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social. III - A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais. IV - O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social. Somente é correto o que se afirma em:
 RES: I e II.	
Quando o estudioso Michel Aglietta caracteriza um regime de acumulação intensiva, em que a classe capitalista intenta administrar a reprodução global da força de trabalho assalariada através de relações mercantis, sob as quais os trabalhadores assalariados adquirem seus meios de consumo, aludindo ao princípio de uma articulação do processo de produção e do modo de consumo, que instaura a produção em massa, chave da universalização do trabalho assalariado, ele está mencionando o(a):
RES: fordismo.
Henry Ford criou um modelo de divisão do trabalho que não se restringiu as alterações na área da produção, mas que buscou provocar profundas mudanças no modo de vida da sociedade americana daquela época. Entre essas mudanças podemos destacar:
RES: o aumento do controle sobre os trabalhadores e a elevação da taxa de exploração de mais-valia relativa.
	
		A chamada revolução dos preços, ou seja, a grande inflação européia, resultante do grande fluxo de metais preciosos conseguindo através da exploração colonial da América pelos países da Europa aliada a quantidade abundante de força de trabalho disponível, possibilitou aos produtores industriais aumentarem a sua acumulação de capital. Podemos indicar como fato importante que se dá a partir desse momento.
RES: O desenvolvimento do Capitalismo.
O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura tem uma raiz comum : a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se:
RES: privada.
Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre:
RES:COISAS
O Sistema Organizacional Taylorista teve início no começo do século XX, quando Frederick Taylor publicou, em 1911, ¿Os princípios da administração¿. Taylor utilizou distintas estratégias para racionalizar a utilização do tempo de trabalho e um controle cada vez maior do ritmo de trabalho, exceto:
RES: Exigia-se o trabalhador polivalente;
O que marcou a Segunda Revolução Industrial foi a introdução de novas fontes de energia, especialmente o petróleo, e a utilização de energia elétrica. Também houve inovações que permitiram que houvesse tanto o aumento como a diversificação da produção. Os maiores destaques foram no setor energético (petróleo e eletricidade), de indústrias pesadas (siderurgia, petroquímica, motores de combustão), de transportes (veículos) e de comunicações (telefone e telégrafo). O setor mais representativo da Segunda Revolução Industrial foi:
RES: O automobilístico
No sistema Taylorista/Fordista, modelo de organização do trabalho industrial desenvolvido no século XX que caracteriza-se pela produção de massa mediante:
RES: A rotinização, padronização e parcelamento das tarefas da produção
As condições criadas pela divisão do trabalho e pela propriedade privada introduziram um estranhamento entre o trabalhador e o trabalho, na medida em que o produto, antes mesmo do trabalho se realizar, pertence a outra pessoa que não o trabalhador¿. Considerando o teor da citação acima, assinale as alternativas abaixo: I. Em lugar de realizar-se no seu trabalho, o ser humano se aliena nele. II. Em lugar de reconhecer-se em suas próprias criações, o ser humano se sente ameaçado por elas. III. Em lugar de aprisionar-se , o ser libertar-se através da criatividade do trabalho. IV. Em lugar de se alienar, e ser conscientiza-se através da transformação do trabalho. Assinale a opção CORRETA ?
RES: I e II estão corretas.
Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu:
RES: a eliminação das desigualdades sociais.
A exploração do trabalhador pode se tornar ainda maior com o aumento das horas de trabalho (mais ¿ valia absoluta) e com a introdução de novas tecnologias (mais valia ¿ relativa) , o que faz com que o trabalhador num mesmo período de tempo:
RES: Produza mais do que produzia antes.
O projeto de intervenção social do profissional do Serviço Social deve convidar o usuário de serviços à participação social, essa visão é também conhecida como:
RES: participacionismo
Quanto mais o trabalhador se desgasta trabalhando , tão mais poderoso se torna o mundo objetivo,alheio que ele cria diante de si, tão mais pobre se torna ele mesmo, seu mundo interior, [e] tanto menos [otrabalhador] pertence a si próprio (MARX, apud ANTUNES, 2004). Nesta perspectiva, podemos afirmar como resultado das relações de produção no sistema capitalista, EXCETO:
RES: Surge o fetichismo da mercadoria, que só pode ser explicado pelo processo de valorização da mercadoria,quando esta deixa de ter um valor de troca para ter um valor de uso.
A chamada revolução dos preços, ou seja,a grande inflação européia, resultante do grande fluxo de metais preciosos conseguindo através da exploração colonial da América pelos países da Europa aliada a quantidade abundante de força de trabalho disponível, possibilitou aos produtores industriais aumentarem a sua acumulação de capital. Podemos indicar como fato importante que se dá a partir desse momento.
RES: O desenvolvimento do Capitalism

Continue navegando