Buscar

ECONOMIA POLITICA atividade 2 economia

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLITICA
CONCEITO
É a ciência que estuda as relações sociais de produção, circulação, e distribuição de bens materiais, que visam atender as necessidades humanas, identificando as leis que regem tais reações.
Desenvolveu-se durante o século XVII e XIX.
A expressão “Economia Política” foi cunhada em 1615 pelo francês AntoineMontchrétien e apareceu pela primeira vez em seu livro Traité de l'Economie Politique (Tratado de Economia Política). Montchrétien, inspirado em autores ligados ao pensamento político absolutista, com Jean Bodin, foi um dos primeiros teóricos a ressaltar a interpenetração entre política e economia, ou entre organização social, o Estado, e a atividade econômica.
CONCEITO
 Economia política é dividida em dois ramos principais de estudo:
Microeconomia. Microeconomia é o estudo do comportamento dos agentes econômicos individuais, empresas e consumidores, ea forma como eles forma como eles interagem uns com os outros para formar unidades maiores, como os mercados e indústrias. Microeconomia estuda o comportamento dos racionais único agente econômico (consumidor, corporativo) em suas decisões econômicas.
Macroeconomia. Macroeconomia é o estudo dos grandes agregados económicos. Macroeconomia estuda o funcionamento do sistema econômico, analisando a relação entre variáveis ​​económicas agregadas (por exemplo, o consumo, a produção, etc gastos públicos.).
LIBERALISMO
CONCEITO
Liberalismo econômico consiste na ideia da liberdade para a economia, sendo ela livre de interferências do Estado.
O princípio do liberalismo econômico é defender a liberdade da ação produtiva, ou seja, as empresas terem o direito de escolher quais produtos fabricar, assim como o trabalhadores de escolher para quem querem trabalhar e, por fim, os consumidores serem livres para consumir os produtos que quiserem.
O liberalismo econômico nasceu como uma alternativa ao fim do Mercantilismo que, no final do século XVIII, já entrava em declínio na maioria dos países desenvolvidos, dando lugar ao capitalismo.
François Quesnay (1694 - 1774) e Vincent de Gournay (1712 - 1759) foram dois dos principais teóricos a desenvolverem a teoria do liberalismo econômico. No entanto, foi economista britânico Adam Smith(1723 - 1790), conhecido como o "pai do liberalismo econômico", quem apresentou os conceitos que viriam a se firmar como característicos da livre economia
Entre as principais características defendidas pelo liberalismo econômico, destacam-se:
Típico em sociedades capitalistas;
Individualismo: liberdade da ação individual;
Livre mercado;
Livre câmbio;
Lei da oferta e procura, baseada na livre concorrência;
Participação mínima do Estado em questões econômicas;
Defesa da propriedade privada;
Valorização da mão de obra do trabalhador;
Laissez-faire.
Keynesianismo
CONCEITO
É uma teoria econômica que se opõe ao Liberalismo, pois defende a intervenção do Estado no controle da economia nacional, com o intuito de fazer o país atingir o pleno emprego.
Foi criada pelo economista inglês John Maynard Keynes (1883 - 1946)
A teoria Keynesiana foi oficialmente apresentada por Keynes na obra "Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda" (General Theory of Employment, Interest and Money), publicada em 1936
Keynes acreditava que o Estado deveria ser o responsável por controlar determinados fatores, como a garantia de benefícios sociais aos trabalhadores para que estes tivessem um padrão mínimo de vida.
Algumas das principais características que definem o Keynesianismo são:
Desenvolvimento de ações políticas para o protecionismo econômico;
Intervenção estatal nas areas da economia onde as empresas privadas não podem ou desejam atuar;
Oposição ao liberalismo e neoliberalismo;
Benefícios sociais à população (salário mínimo, seguro desemprego, seguro saúde, etc);
Redução das taxas de juros;
Garantia do pleno emprego;
Equilíbrio entre a produção e a demanda.
NEOLIBERALISMO
CONCEITO
Neoliberalismo é uma redefinição do liberalismo clássico, influenciado pelas teorias econômicas neoclássicas 
Esta teoria, que foi baseada no liberalismo, nasceu nos Estados Unidos da América e teve como alguns dos seus principais defensores Friedrich A. Hayeck e Milton Friedman.
O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos etc.
MARXISMO
CONCEITO
Marxismo é um sistema ideológico que critica radicalmente o capitalismo e proclama a emancipação da humanidade numa sociedade sem classes e igualitária.
As linhas básicas do marxismo foram traçadas entre 1840 e 1850 pelo filósofo social alemão Karl Marx e o revolucionário alemão Friedrich Engels, sendo o sistema mais tarde completado e modificado por eles e por seus discípulos, entre eles, Trotsky, Lenine e Stalin.
No ano de 1848, Karl Marx e Friedrich Engels publicam o Manifesto Comunista, onde Max e Engels propõem a luta pelo fim do capitalismo com a adição imediata do socialismo, onde as massas trabalhadoras possuindo os meios de produção assumiriam o poder político e econômico.
teve curta duração, vindo a dissolver-se em 1876, devido à repressão sofrida e às divergências internas
Foi na Rússia, que o Socialismo Marxista teve maior repercussão, serviu de inspiração para o Partido Operário Social Democrata Russo e fundamentou a criação do primeiro Estado Socialista, em 1917, dividindo o mundo em Capitalista de um lado e Socialista do outro.
QUAL CORRENTE DE PENSAMENTO O BRASIL SEGUE ATUALMENTE? 
Em nenhum outro país, como no Brasil o economista inglês que publicou o cânone "Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda", em 1936, tem tantos discípulos na academia. E ao longo da história foram muitos os governantes que aplicaram ao pé da letra seus preceitos e doutrina.
O keynesianismo no Brasil ganhou força com a atuação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), criada em 1948 e que teve como expoentes o renomado economista argentino Raúl Prebisch e o brasileiro Celso Furtado.
Referencias
https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,no-brasil-keynes-se-sentiria-em-casa-imp-,752360
https://www.todamateria.com.br/liberalismo-economico/
https://www.infoescola.com/economia/keynesianismo/
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/doutrina-keynesiana.htm
https://www.significados.com.br/marxismo/
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/conceitos-marxismo.htm
https://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm
https://www.sabedoriapolitica.com.br/economia-politica/

Continue navegando