Buscar

Membrana plasmática e sinalização

Prévia do material em texto

Como se processa a ativação da via do AMPc?
R: A proteína G é formada por três subunidades: alfa, beta e gama. Devido a uma afinidade maior, a subunidade alfa se liga ao nucleotídeo GDP. Porém, quando uma molécula sinalizadora se acopla ao receptor da proteína G, a subunidade alfa troca GDP por GTP. Após esse evento e mudança na conformação, a subunidade alfa se desassocia das subunidades beta e gama, desloca-se pela membrana, ativa a enzima adenil ciclase e esta converte ATP em adenosina monofosfato cíclica (AMPc) que por sua vez, ativa uma proteína quinase A (PKa), possibilitando que esta fosforile seus alvos e passe o sinal adiante. E assim, a PGs (classe da proteína G estimulatória) ativa a via do AMPc.
O que é um segundo mensageiro? Explique e exemplifique através da via do AMP cíclico.
R: São pequenas moléculas de sinalização intracelular, posto que os primeiros mensageiros são considerados como sendo os sinais extracelulares. Como exemplos, citam-se o AMPc, os íons cálcio, o DAG, o NO (óxido nítrico). O AMPc é um segundo mensageiro pequeno e hidrossolúvel, podendo se difundir pelo citosol, tanto que pode atravessar estruturais que conectam o citosol de células adjacentes as junções GAP-. O AMPc atua na via de sinalização intracelular mediante ativação de PKA.
Explique o mecanismo de ativação da PKA.
R: A adenilil ciclase é uma enzima ativada pela subunidade alfa da proteína Gs, após todo o processo de ativação do receptor metabotrópico. Essa enzima sintetiza AMPc (adenosina monofosfato cíclico) a partir do ATP. O AMPc está normalmente em concentração pequena no citosol quando a enzima não é estimulada e ele atua como segundo mensageiro: o AMPc reconhece sítios de ligação na proteína cinase A (PKA) e ativam essa enzima, que fosforila moléculas alvo pelo seu domínio catalítico.
A proteína G é formada por três subunidades: alfa, beta e gama. Devido a uma afinidade maior, a subunidade alfa se liga ao nucleotídeo GDP. Porém, quando uma molécula sinalizadora se acopla ao receptor da proteína G há uma mudança da sua conformação, gerando interação com a subunidade alfa. Assim, há o desligamento ao GDP. Após esse evento, o GTP, em alta concentração no citosol, liga-se à subunidade alfa, ativando-a e promovendo mudança na sua conformação, gerando a separação da subunidade alfa com as outras subunidades beta e gama, assim a alfa desloca-se pela membrana, ativa a enzima adenil ciclase e esta converte ATP em adenosina monofosfato cíclica (AMPc) , que por sua vez, ativa uma proteína quinase A (PKa), possibilitando que esta fosforile seus alvos e passe o sinal adiante. E assim, a PGs (classe da proteína G estimulatória) ativa a via do AMPc.
Balsas lipídicas: são domínios da membrana que apresenta porções rígidas. São ricas em esfingolipídios e colesterol. Possuem a função de reaproximar proteínas, a fim de facilitar a sinalização intracelular.
Cavéolas: são formadas por proteínas caveolinas em conjunto com o colesterol que pregam a membrana para promover a curvatura, originando invaginações na membrana. Possuem a função de facilitar a ligação entre os alvos e seus ligantes, além de serem responsáveis pelo transporte de líquidos e eletrólitos necessários a contração. 
Modelo do mosaico fluido: a membrana plasmática é uma estrutura dinâmica e fluida. Sua constituição base é uma bicamada de fosfolípidos (bicamada lipídica), sobre a qual se encontram distribuída moléculas proteicas nela inseridas. Na face externa da membrana encontram-se hidratos de carbono ligados, com a cabeça hidrofílica dos fosfolípidos (glicolípidos) e proteínas (glicoproteínas), importantes no reconhecimento de substâncias.
A bicamada fosfolipídica das biomembranas tem um papel essencialmente estrutural. Os fosfolípidos dispõem-se nesta bicamada de forma a que as cabeças polares (hidrofílicas) ocupem as duas superfícies (intra e extracelular) e as caudas (hidrofóbicas) fiquem orientadas umas para as outras. Os lípidos da bicamada são móveis, alterando com frequência a sua posição dentro de uma camada. Podem executar movimentos laterais ou movimentos flip-flop, em que saltam de uma camada para outras.

Continue navegando