Buscar

CONTEXTUALIZADA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO: UNIVERITAS
NOME DO CURSO: PEDAGOGIA
NOME DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: CYNTHIA CYBELLE
NOME DO TUTOR: ANDREON SILVA
NOME DO ALUNO: JÉSSICA SILVA DE SOUSA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
1.    Baseado nesses fatores e no que você já viu a respeito da importância da creche na vida de uma criança pequena, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o papel que a creche tem desenvolvido ao longo dos anos na vida da sociedade. Observe a situação das crianças de hoje que utilizam esses serviços. Há uma diferença, em relação àquelas crianças que era clientes há uma década atrás? No que consiste essa diferença. Escreva o seu texto em até duas páginas e utilizando o limite máximo de 30 linhas, submetendo-o às normas da ABNT, especialmente no que se refere à formatação do texto.
 A creche tinha uma função muito especifica, ela era para o atendimento das mães que precisavam trabalhar, ou das famílias que não tinham condições de educar seus filhos, que levavam as crianças para a creche com a intenção de suprir as necessidades básicas como alimentação e higiene, onde a visão do professor era somente a de cuidar e não havia a preocupação com a formação integral do aluno, tinha um caráter somente assistencial. Hoje a creche tem uma grande importância para o desenvolvimento na primeira infância, onde são trabalhadas a interação pessoal, estimulação lingüística e estimulação lógico matemática. A creche é vista como um ambiente em que se deve existir interação, estímulos e diversas experiências para criar um espaço de socialização e desenvolvimento, sem esses requisitos a creche não vai cumprir seu papel no desenvolvimento da criança. Muitos fatos e mudanças que aconteceram na educação infantil foram explorados e contribuíram para a melhoria da educação atual, através de diversas idéias, experiências, conceitos e práticas desenvolvidas por pensadores e estudiosos que buscaram analisar o verdadeiro significado da educação infantil nas creches do passado e do presente, de ontem e de hoje. A Constituição Federal de 1988 trouxe mudanças significativas em relação à concepção do que é e de como deve ser o atendimento educacional oferecido à criança. Enquanto as constituições anteriores viam o atendimento à infância somente na condição assistencialista, de amparo à infância pobre, a nova Constituição além visar o amparo dos pequenos, também passa a se preocupar com a educação dessas crianças. A creche hoje, além de uma necessidade, é um direito de toda e qualquer criança, independente da classe social, gênero, cor ou sexo. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, segundo a Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei 46/86, de 14 de Outubro), tendo como finalidade o desenvolvimento integral de crianças do zero aos seis anos de idade, em creches e pré-escolas, compreendendo os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais.
Referências bibliográficas: https://www.youtube.com/watch?v=juiixWzPKfchttp://www.arcor-ipss.pt/o-cantinho-da-psicologia/psicologia-da-infancia/125-a-creche-e-o-desenvolvimento-psicossocial-da-crianca, https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc1-7.pdf

Outros materiais

Outros materiais