Buscar

Mecanismo de Controle da Respiração

Prévia do material em texto

Mecanismo de Controle da Respiração
A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo, com o meio ambiente. A respiração é normalmente automática, controlada inconscientemente pelo centro respiratório localizado na base do cérebro. Ela continua durante o sono e, normalmente, mesmo quando a pessoa está inconsciente. Sendo assim, ela é controlada automaticamente por um centro nervoso localizado no bulbo, neste centro dos os nervos responsáveis partem pela contração de músculos respiratórios. Os sinais nervosos são transmitidos através da coluna espinhal para chegar aos músculos da respiração.
No bulbo, estão localizados corpos celulares de neurônios que controlam funções vitais, como os batimentos cardíacos, o ritmo respiratório e a pressão sanguínea. Também contém corpos celulares de neurônios relacionados ao controle da deglutição, da tosse e do vômito. Eles são divididos em dois Grupos: Respiração Dorsal e Respiração Ventral. No qual seus Quimiorreceptores é de receber as informações iônicas da concentração de íons e de Hidrogênio. 
A Medula espinhal é um cordão cilíndrico, composto de células nervosas, que são localizadas no canal interno das vértebras. Suas Funções é estabelecer a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso, e agir também nos reflexos, protegendo o corpo em situações de emergência , na qual necessita de uma resposta rápida. 
Os quimiorreceptores periféricos são constituídos por células altamente especializadas, capazes de detectar alterações da pressão parcial de oxigênio (pO2), pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2) e concentração hidrogeniônica (pH) o sangue.

Continue navegando