A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Exercício

Pré-visualização | Página 1 de 2

AVALIAÇÃO 1 – PROCESSOS LICITATÓRIOS, CONTRATOS E TERCEIRIZAÇÃO
1 - A Constituição Federal de 88 nomeou alguns princípios que são norteadores para a administração pública desenvolver o procedimento licitatório, garantindo o melhor resultado para o ente público, considerando a aplicação da igualdade aos participantes, tornando, assim, o processo licitatório como um procedimento administrativo legitimado. Com relação aos princípios adotados na licitação, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I - Legalidade. 
II - Impessoalidade.
III - Igualdade entre licitantes. 
IV - Probidade administrativa. 
( III ) Desenvolver as etapas da licitação, considerando a isonomia e a competitividade dos participantes. 
( I ) Princípio que assegura a segurança jurídica dos atos praticados no processo licitatório. 
( IV ) A atividade dos agentes públicos e privados envolvidos no processo de licitação deverá ser norteada pela ética e moral. 
( II ) Os agentes públicos deverão pautar-se por critérios objetivos, não considerando as condições pessoais dos licitantes, no processo licitatório. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (D) 
a) IV - II - I - III. 
b) I - IV - II - III. 
c) II - I - III - IV. 
d) III - I - IV – II.
2 – A licitação promove as condições de prática no que se refere à isonomia, preceito constitucional que garante a igualdade de condições com a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública. Considerando o objeto da licitação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I - Compra. 
II - Serviço. 
III - Alienação. 
IV - Obra. 
( ) Adquirido pela administração pública na modalidade de aquisição remunerada de bens. 
( ) É o meio com a finalidade de realizar atendimento para a administração pública, como conservação, demolição, reparação, entre outros.
( ) Realizado pelo contratado da administração pública de forma direta ou indireta na modalidade de construção, fabricação, entre outros. 
( ) Procedimento de transferência de domínio de bens a terceiros. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (B) 
a) II - III - I - IV. 
b) I - II - IV - III. 
c) IV - II - III - I. 
d) III - IV - I – II.
3 – Cabe ao gestor público, no ato de formalização das licitações públicas de obras e serviços, exigir a documentação de ordem técnica e orçamentária prevista na legislação. Quanto às exigências dessas documentações técnicas e orçamentárias nas licitações de obras e serviços, analise as sentenças a seguir: 
I - Deve haver projeto executivo aprovado junto aos órgãos competentes, sujeito à alteração no decorrer da licitação pública. 
II - É obrigatório apresentar o cronograma com a previsão orçamentária, garantindo a existência de recursos suficientes para os pagamentos. 
III - A obra e/ou serviço a ser licitada deve ter sua meta prevista no Plano Plurianual, assegurando a sua realização no decorrer dos exercícios. 
IV - É necessário que o edital da licitação possua os custos primários de execução, para, posteriormente, no decorrer da obra, apurar os custos totais. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: (B) 
a) As sentenças III e IV estão corretas. 
b) As sentenças II e III estão corretas. 
c) As sentenças I e IV estão corretas. 
d) As sentenças I e II estão corretas.
4 – O controle das compras realizadas pela administração pública dar-se-á, de acordo com a legislação, por meio da publicidade em órgão oficial ou em quadro de avisos acessível ao público. Com relação à forma que deverá ser feita a publicidade das compras, analise as sentenças a seguir: 
I - A publicidade das compras públicas deverá ser feita em ato que apresente o bem comprado de maneira clara, cumprindo a legislação. 
II - As compras realizadas pelo ente público deverão ser publicadas bimestralmente, e deverão estar relacionadas a toda a administração direta ou indireta. 
III - Cabe à administração direta realizar a publicidade semanal de suas compras, realizadas através de dispensa, pregão e inexigibilidade de licitação. 
IV - No ato da administração pública, que objetiva a publicidade das compras públicas, deverá constar o preço unitário e o valor total, a quantidade adquirida e o nome do vendedor. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: (B) 
a) As sentenças I e II estão corretas. 
b) As sentenças I e IV estão corretas. 
c) As sentenças III e IV estão corretas. 
d) As sentenças II e III estão corretas.
5 - Toda vez que a administração pública necessitar contratar algum serviço ou aquisição de algum bem, na maioria dos casos, o instrumento para realizar tal ato é a licitação. Esse procedimento obedece a várias fases, expressamente designadas na Lei. O processo licitatório é formado por várias etapas que atendem aos princípios da administração pública, assegurando legal mente os direitos dos participantes do certame e a defesa do interesse da sociedade, através da correta administração da coisa pública. 
Sobre as fases do procedimento licitatório, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Um dos requisitos que estão presentes na fase inicial, conhecida como fase interna da licitação, é a verificação da viabilidade orçamentária e a identificação correta do objeto a ser licitado. 
( V ) Na fase externa, estão presentes a audiência pública, o edital ou o convite de convocação dos interessados. 
( F ) O recebimento da documentação e propostas está vinculado à fase interna do processo licitatório. 
( F ) A homologação e a adjudicação estão compreendidas na primeira fase da licitação, em que se analisa a elaboração e a aprovação do projeto básico. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (B) 
a) F - F - V - V. 
b) V - V - F - F. 
c) F - V - F - V. 
d) V - F - V – F.
6 - A Administração Pública, em conformidade com o texto constitucional, ressalvados os casos expressos em lei, só poderá realizar obras, serviços compras e alienações mediante processo de licitação. Neste sentido, existe um procedimento que deverá ser respeitado atendendo ao preceito legal existente sobre a matéria. Diante dessa premissa, sobre a finalidade do procedimento administrativo da licitação, assinale a alternativa CORRETA: (D) 
A proposta mais vantajosa não é requisito obrigatório na escolha do vencedor no processo licitatório.
O processo licitatório deverá estar embasado nos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, não sendo obrigatório obedecer ao princípio da isonomia. 
A administração pública poderá substituir de forma unilateral o vencedor da licitação mediante autorização da comissão julgadora da licitação.
O ato da licitação deve ser executado na etapa anterior à formalização do contrato administrativo.
7 – A legislação preceitua que a administração pública deverá seguir diretrizes explícitas na contratação de parcerias público-privadas (PPP), que visa ma garantir o interesse público da realização das parcerias. No que diz respeito às diretrizes observadas na contratação de PPP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As PPP têm como diretrizes a eficiência no cumprimento das obrigações e recursos sociais, respeito aos interesses e direitos, e indelegabilidade de funções regulatórias e jurisdicionais. 
( V ) São diretrizes das PPP a responsabilidade fiscal na celebração e execução, a transparência dos processos e decisões, a repartição objetiva dos riscos e garantias financeiras e socioeconômicas dos projetos. 
( F) Cabe às PPP seguirem as obrigações impostas nas diretrizes orçamentárias e no planejamento governamental do ente público, efetuar a publicidade de seus atos decisórios e respeitar os interesses sociais. 
( F ) As diretrizes a serem seguidas nas PPP são os acordos bilaterais, o cumprimento dos processos e fases estipuladas nos contratos e a cobrança de