Buscar

Trabalho de Teoria de Jogos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
(UNESA)
ESTRUTURA DE MERCADO
Professor: 
Aluno: Karina
 Matrícula: 
Curso: Administração 
Disciplina: Teoria dos Jogos
Rio de Janeiro, 2018
Introdução: 
ESTRUTURA DE MERCADO 
As Estruturas de Mercado são modelos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes.com O fortalecimento e consolidação da Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX foi possível perceber um aumento na oferta e na demanda de bens e serviços nunca antes visto, o que certamente proporcionou a concorrência entre as empresas e também a concentração do poder econômico- financeiro nos centros onde se concentravam tais empresas.
Neste período também surgiram as grandes corporações, que possuíam uma soma volumosa de capital, o que propiciava altos investimentos e fortalecia a concorrência, pois quando as grandes concorriam, sufocavam os menores. Sabendo de tais dificuldades e incertezas do mercado no tempo na tentativa de estabilizar o mercado e sua luta competitiva, muitas empresas acabaram utilizando de fusões, o que as fez permanecer em evidencia no mercado, muitas delas utilizaram holdings, joint venture, pools e trustes o que só acarretou benefícios aos que permaneceram e estão até hoje firmes. 
TIPOS DE ESTRUTURA DE MERCADO 
Concorrência perfeita: É o modelo ideal de mercado, pois a entrada e a saída de firmas no mercado são livres, ou seja, não há barreiras. Também se Caracteriza pela existência de inúmeros compradores e vendedores, onde nenhuma empresa consegue ter influência sobre o preço de mercado e os produtos elaborados são homogêneos, sendo substitutos perfeitos entre si bem como existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto por parte dos produtores e dos consumidores. Dando Acesso a toda informação, sem custos.
Concorrência Monopolista ou Imperfeita (competição monopolista)
Embora apresente, como na concorrência perfeita, uma estrutura de mercado em que existe um número elevado de empresas, a concorrência imperfeita caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por exemplo, diferentes marcas de sabonete, refrigerante, sabão em pó, etc. Trata-se, assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita.
Monopsônio: É uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. 
Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada.
Oligopólio: É um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas:
Pequeno número de empresas no setor. Exemplo: indústria automobilística;
Pequeno número de empresas que dominam um setor com muitas empresas. Exemplo: Nestlé, Parmalat no setor de alimentos; Brahma, Antártica e Coca-Cola no setor de bebidas; Pão de Açúcar e Carrefour no setor de supermercados, etc.
Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar os preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alterações de preços.
Monopólio bilateral: É um mercado em onde cohabitan um monopólio de oferta e um de demanda, e em onde tanto o vendedor como o comprador pode influir nos preços. Isto é, existe ao mesmo tempo por parte dos vendedores um monopólio ou oligopólio e por parte dos compradores um monopsônio ou oligopsônio. São bastante frequentes, pois representam o intercâmbio de bens não comuns, como por exemplo, a indústria de peças especializadas.
Demanda: Demanda é o desejo ou necessidade apoiado pela capacidade e intenção de compra, e ela somente ocorre se um consumidor tiver um desejo ou necessidade e se possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo.
Oferta: Oferta é definida como a quantidade total de um produto ou serviço que o mercado pode oferecer. A quantidade fornecida é a quantidade de um produto/serviço que os fornecedores estão dispostos a oferecer por um determinado preço. Esta relação entre preço e a quantidade de um bem/serviço fornecido é conhecida como relação de oferta.
 Empresas que se encaixam no sistema Monopsônio - Monopólio 
Empresa: COTOCHÉS - em Rio Casca/MG
Ramo de atividade: Indústria de Laticínios
Porque eu entendo que ela é Monopsônio: 
 É a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região.. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da indústria e esta se compromete a comprar toda a produção local como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite. É comum que cooperativas também sejam exemplos de monopsônio, mesmo porque, em muitos casos é para isso que elas são criadas. 
 Empresa: PETROBRÁS
Ramo de atividade: Exploração de petróleo no Brasil
Porque eu entendo que ela é Monopólio:
 Embora legalmente já seja possíveis, outras empresas explorarem petróleo em território nacional, a Petrobrás é muito grande em relação às suas concorrentes. Causando uma intimidação da tal nos seus oponentes e sendo a única portadora de exportação de petróleo.

Continue navegando