Buscar

HISTORIA DA ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL E NO MUNDO!

Prévia do material em texto

ACADÉMICO: 
HISTORIA DA ENGENHARIA CIVIL NO BRASIL E NO MUNDO!
GURUPI – TO
AGOSTO/2019
A engenharia civil e acompanhada desde a pré-história, quando os antepassados começaram a abandonar uma existência nômade de construção de abrigos.
A engenharia civil uma profissão que conhecemos atualmente, começou a se lapidar apenas no século X, com o inicio do uso da polvora para fins militares, exigido que o o homem construísse edificações mais fortes e resistentes aos ataques que existia nos povos da epoca e foi dividida em duas áreas, a engenharia militar e a engenharia civil. A primeira se desempenhava na criação e aprimoramento de tecnicas militares e a segunda ficava responsavel pelos outros aspectos como a construção civil até a manutenção de máquinas.
Ao longo da História, a Engenharia Civil não teve todos os pontos positivos. Vez por outra, até suas eventuais falhas se tornaram célebres como no caso da Torre de Pisa, construída na Itália, no século XII, em solo incapaz de sustentá-la.
A Engenharia no Brasil deu seus primeiros passos, no período colonial, com a construção de fortificações e igrejas.
Em 1549, o engenheiro civil Luiz Dias foi encarregado pelo "governador das terras do Brasil", Tomé de Souza, de levantar os muros da cidade de Salvador (BA), na época a capital do império.
Mas a criação de uma escola de Engenharia Civil brasileira só se daria 258 anos depois, com a chegada da Família Real ao País, em 1808. A fundação da Real Academia Militar do Rio de Janeiro teve como objetivo a formação de oficiais da artilharia, além de engenheiros e cartógrafos. Em 1842, a academia foi transformada em Escola Central de Engenharia e, 32 anos depois, convertida em curso exclusivo de Engenharia Civil.

Continue navegando