Buscar

Fatores antinutricionais das principais espécies forrageiras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fatores antinutricionais das principais espécies forrageiras
Os fatores antinutricionais são propriedades das plantas em favor a defesa dessas, incluindo o próprio consumo destas pelos herbívoros. O valor nutricional pode ser prejudicado devido a presença de algumas estruturas e compostos químicos presentes nas forrageiras, essas prejudicam a acetibilidade da forragem e seu desempenho dos animais. Em geral a lignina, formada por precursores fenólicos, ao se ligar quimicamente com os carboidratos da parede celular, dificulta a digestão da fibra, além de produzir compostos metabólicos que pode provocar intoxicação ou efeito antinutricionais. Saponinas são substancias derivadas do metabolismo secundário das plantas associado ao sistema de defesa da planta, essa tem capacidade, tendo efeito deletério sobre a fermentação do rumen, sendo presenta bastante na alfafa. Tanino e um dos compostos antinutricionais que podem afetar a digestibilidade da proteína por formarem complexos com proteínas da dieta, podendo ainda reagir com polímeros de celulose, hemicelulose, pectina e minerais, não os disponibilizando para utilização pelos microrganismos. Lignina tem a capacidade de limitar a disponibilidade dos carboidratos da parede celular para os microrganismos. Gossipol e outro composto toxico que pode causar serio problemas principalmente nos animais monograstricos como perda de apetite, edemas pulmonares e fígado hipertrofiado.
Brachiaria humidicola e um dos capins mais comuns no brasil, a presença de oxalato nessas plantar causa a osteodistrofia fibrosa que e caracterizada pela diminuição da densidade óssea por deficiência de cálcio. Essa substancia, o exalato altera a mobilização de cálcio e fosforo, e essencial que os animais que pastejam dessa forrageira faca utilização de cálcio suplementar para impedir a moblizacao dester mineral nos ossos dos equinos.
Capim-coloniao ( panicum maximum) e capim-braquiaria ( brachiaria decumbens) foram as principais causadoras da doença ``cara inchada`` em bovinos, que causava perda de dentes nos animais, assim não conseguiam se alimentar levando ate a sua morte, isso se deve a deficiência ou desequilíbrio mineral, isso ocorre devido a presença de bactérias patogênicas que incidia nos pastos com a presença dessas gramíneas, e as particularidades do solo, portanto a microbiota do solo.
O Panicum maximum também foi responsável por causar cólicas deveras e morte durante o período chuvoso na região amazônica quando os pastos em brotação são pastejados pelos equídeos, tendo como principais sinais clínicos a cólica e a dilatação abdominal, além de apresentar valores elevados para a ureia e creatinina. Possiveis causas a intoxicação por saponinas contidas nas pastagens, intoxicação por esporidesmina produzida por Pithomyces chartarum; e intoxicação por cantaridina produzida por Epicauta spp.
Brachiaria decumbens foi o responsável por causar surtos em búfalos durante sua ingestão, causando problemas hepaticos, apresentando cristais em ductos biliares, tendo correlação com a saponinas e a quantidade pluciometrica, bem como a quantidade folhas verdes na pastagem, concluindo que a gramínea esteve mais toxica nesse período, um fator antinutricional que prejudicou a saúde dos animais.
Brachiria brizantha também apresentou surtos em ovinos, apresentando problemas hepaticos, foi associado a época de escassez de chuva, e a época do inicio da estacao chuvosa ambos apresentavam massa residual senescentes, apresentando dois tipos de saponinas na forrageira associada ao surto como metilprotodioscina e a protodioscina.
Plantas forrageiras feitas como manejo intensivo possibilita a produção de grandes quantidades de forragem por área, aliada a bom valor nutricional desse, no entanto a adubação nitrogenada pode acumular nitratos e nitritos em altas concentrações em algum alimentos, particularmente em gramíneas forrageiras, essa concentração de glicosídeos cianogenicos que pode levar a intoxicação de bovinos, sendo exemplos de forrageira que isso ocorre, o campim elefante ( Pennisetum purpureum), o Tifton ( Cynodon dactylon), pessegueiro-bravp ( Prunus sellowii).
Leucaena leucocephala e uma forrageira leguminosa, e outra espécie capaz de causar intoxicação em equinos , devido seu principio toxico mimosina nas folhas, este aminoácido não-proteico toxico tem o potencial de causar alopecia, emagrecimento, infertilidade, hiperplasia tireoidiana, hipoteireoidismo e morte .
Capins estrela africana(Cynodon nlemfuensis), tangola( B. arrecta x B.mutica) e tanner-grass(brachiaria arrecta), foi analisado os teores de cianeto de hidrogênio nessas pastagens tendo grande variocoes, apresentando quantidade elevada assim podendo ser toxicas para os bovinos, além disso os teores de nitrato na forragem de capim-tanner-grass foi semelhante ao encontrado no capim estrela-africana, estando muito abaixo do limite de segurança. Esses fatores podem ser considerados antinutricionais que afetam a saúde dos animais que se alimentam dessa pastagem.

Outros materiais