Buscar

apanhadao geografia interdisciplinar

Prévia do material em texto

Geografia Interdisciplinar – apanhado de provas
1- O slogan que compõe a lógica da especulação imobiliária, no sentido de proporcionar mais segurança e qualidade de vida, consiste em habitar:
B) Condomínios fechados.
2- Fala-se em um lado perverso da globalização, o qual pode ser social e espacial. A Geografia exemplifica a exclusão espacial com os pares:
A) Edge cities/ favelas
3- Os distintos espaços geográficos são marcados pela complexidade, como cita Edgard Morin em sua obra Educação e Complexidade: Os Sete Saberes e Outros Ensaios. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007. Em uma sociedade globalizada, é mister considerar os novos recursos da informação, fala-se inclusive em um:
C) Ecossistema da comunicação
4- O desenvolvimento de projetos pedagógicos em sala de aula é uma proposta que surgiu no final da década de 1910, com o professor Dewey, na busca de uma pedagogia que privilegiasse o aprendizado concreto e significativo. Porem, foi com outro teórico que surgiu uma proposta pedagógica como método para ser aplicado pelos professores. Esse teórico foi:
C) Kilpatrick
5- Ao escolher um único tema para ser trabalhado em todas as disciplinas, estaremos aplicando:
B) A multidisciplinaridade.
6- A modernidade, para o autor Guiddens(1991), configura-se como uma cultura de risco, uma vez que a subjetividade é influenciada por aspectos globais e interpessoais. São exemplos de problemas interpessoais:
D) Questões familiares, sexuais, estresse
7- Cavalcanti afirmou que: “a finalidade de ensinar Geografia para crianças e jovens deve ser a de nos ajudar a formar raciocínios e concepções mais articulados e aprofundados a respeito do espaço” (2001, p.24). Isso permitiria ao aluno:
C) Construir o conhecimento mediante o raciocínio, a analise e a interpretação
8- A autora Caldeira (2000) afirma que o fenômeno dos condomínios fechados teve seu inicio em São Paulo – embora hoje esteja em todo pais – no bairro:
E) Morumbi
9-Conceito criado pelo jornalista e escritor estadunidense Joel Garreau. Em seu livro Life on the New Frontier,de 1991, o autor considera essa forma de habitar uma solução urbanística dos tempos modernos, no contexto da cidade legal. A partir disso, referimo-nos a (as):
A) Edge cities.
10- A Geografia trabalha com o conceito de espaço, de lugar e de que, quanto melhores forem as condições, em termos de infraestrutura, que um lugar oferecer, melhor será a qualidade de vida. Assim, quanto melhor o espaço, melhor a qualidade de vida da população. O conceito que preenche as duas lacunas esta corretamente apontado na alternativa:
C) espaço
11-As contribuições que a Geografia pode oferecer numa pratica interdisciplinar devem atender a dois aspectos importantes: o conceitual/técnico e o pratico, mas vamos alem desses aspectos, dirigindo nossos estudos para a elaboração de um projeto de:
B) Interdisciplinaridade integradora.
12- Influenciam o desencadeamento de uma situação de estresse os fatores:
D) Endógenos (de personalidade) e exógenos (não controláveis).
13- Muitas criticas são feitas a Geografia que chamaríamos de tradicional, chamando-a de superficial e apenas enumerando dados e informações, no entanto, as mudanças empreendidas no âmbito cientifico promoveram a capacidade de:
B) Promover o raciocínio para conhecer, analisar e interpretar a realidade em seus múltiplos aspectos.
14- Émile Durkheim, em sua obra De La Division du Travail Social”, procurou explicar que a existência de uma sociedade e a coesão social estabelecida em seu interior estão estruturadas pelo grau de consenso que se estabelece entre seus participantes. Utiliza para tanto, os conceitos de solidariedade, a saber:
A) Mecânica e orgânica
15- A Geografia encontra um vasto campo de trabalho interdisciplinar a partir de letras de musicas, pois elas muitas vezes abordam temas que estão presentes no cotidiano dos grupos humanos. De acordo com a proposta dos PCN, as musicas podem ser usadas no ensino, utilizando-se três eixos, com exceção de:
E) Individualização 
16- Com o homem construindo e destruindo, o sacrifício maior é do (a). (resposta na pag.83)
A) Natureza
17- As cidades com mais de um milhão de habitantes foram descritas pelo geógrafo Milton Santos como: (resposta na pag.76, uni.II)
D) Cidades milionárias 
18- A preocupação com o modo e o lugar para habitar é de suma importância para muitos autores e envolve a interdisciplinaridade geográfica, uma vez que os indicadores dos enclaves fortificados permitem avaliar, entre outros fatores, o grau de sustentabilidade ambiental de tais espaços, os quais apresentam situações de:
D) Inclusão e exclusão 
19- O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) considera aspectos metodológicos fundamentados em Piaget, Lev Vygotsky e Ausubel, desenvolvendo a idéia de: (resposta na pag.23, uni.I)
B) Socioconstrutivismo
20- Leia o texto a seguir:
“O professor interdisciplinar não impõe, ele leva o aluno a perceber-se aprendente, ele abre o canal do aprender, mostrando o todo e analisando as partes como quem deseja penetrar-se”.
Tal colocação nos permite concluir que:
C) O professor da nova geração deve sempre proceder de forma interdisciplinar
21- O autor Marcuse (apud LIMA,2010) apresenta a noção de progresso dentro da relação individuo e sociedade em dois aspectos, um positivo e outro negativo. Referimo-nos respectivamente, as noções de:
(resposta na pag. 52, uni. II)
C) Progresso técnico quantitativo e o progresso qualitativo
22- As ameaças também são relativas à saúde humana, tanto orgânicas de modo geral, como mentais, do modo de viver, geralmente urbano, levando ao isolamento, é o (a):
B) Estresse
23- O exemplo mais emblemático do modo de habitar em condomínios fechados refere-se ao bairro Alphaville, situados em dois Municípios da Grande São Paulo. O mencionado bairro é: 
 C) Alphaville 
24- A geografia alemã revela que “Os homens agrupam-se em sociedades, a sociedade é o Estado, Estado é o organismo. A sociedade e o Estado são o fruto orgânico do determinismo do meio. O Estado é expressão orgânica do determinismo geográfico [...] O Estado é assim porque possui uma relação necessária com a natureza: do espaço é que se retira sua existência e desenvolvimento (RATZEL, apud MOREIRA, 1994, 33).
Assim, dentro do contexto apresentado, podemos afirmar que:
A) Ratzel defendeu uma Geografia que atendesse os interesses do Estado, uma Geografia política espacial
25- Em sua obra O Mal-estar na Civilização, Freud (1996), se refere a três dimensões do sofrimento e afirma que essas se articulam. Quais são essas três dimensões?
(resposta na pag. 64, uni.II)
B) O sofrimento do próprio corpo, o do mundo externo e o decorrente do relacionamento com os outros.
26- Cavalcanti afirmou que: “a finalidade de ensinar Geografia para crianças e jovens deve ser a de nos ajudar a formar raciocínios e concepções mais articulados e aprofundados a respeito do espaço” (2001, p. 24). Isso permitiria ao aluno:
(resposta na pag. 37, uni.I)
C) Construir o conhecimento mediante o raciocínio, a analise e a interpretação.
27- Pedro Hespanha (2002) fala em mal-estar e risco social num mundo globalizado, quando afirma que as oportunidades para melhorar os padrões de vida são cada vez mais à maioria da população dos países ricos e dos países pobres .
Preencha as lacunas, respectivamente, com os termos corretos:
(resposta na pag.70, uni. II)
A) Inacessíveis, do Norte e do Sul.
28- Partindo-se do principio de que os PCN propõem um aprendizado da Geografia construindo em conjunto os conhecimentos, associando situações de vivencia com os lugares, podemos defini-las como uma concepção:
D) Construtivista
Discursivas
1- Observe as características apresentadas:
Envolve mais de uma disciplina.
Cada disciplina envolvida mantém sua metodologia e teoria, sem modificações.
Não há integração dos resultados obtidos.
Busca a solução de um problema imediato, sem explorara articulação.
Referimo-nos ao modelo de trabalho metodológico multidisciplinaridade.
2- Fazer a leitura do mundo, considerando a dimensão espacial, é o desafio da Geografia, portanto, sua articulação com as demais ciências torna-se um marco da nova geração de ser professor. Para tanto, é imprescindível a atualização do professor. Você sabe o que são Os Códigos da Modernidade? Quem os elaborou?
Os códigos da modernidade foram elaborados por Bernardo Toro. São eles:
1-Domínio da leitura e da escrita.
2-Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas.
3-Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações.
4-Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social.
5-Receber criticamente os meios de comunicação.
6-Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada.
7-Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
Os códigos da Modernidade, são sete competências mínimas para a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século XXI e foram elaboradas por Bernardo Toro.
3- Como a interdisciplinaridade pode possibilitar a autonomia das idéias por parte dos alunos?
R: A interdisciplinaridade possibilita tornar visíveis os talentos que existem nas pessoas, desenvolve o senso critico e possibilita nos projetos e trabalhos em grupos, o desenvolvimento do ser sociável.
4- Quais os elementos que compõem os projetos pedagógicos?
• tema ou título – foco do projeto;
• justificativa – o que justifica realizá-lo;
• objetivos – onde se quer chegar;
• metodologia – etapas de desenvolvimento, como realizar a pesquisa proposta;
• fundamentação – critérios de seleção das referências bibliográficas;
• cronograma – duração das etapas;
• avaliação – seminários ou outros;
• conclusão – novas descobertas, impressões, dificuldades encontradas.

Continue navegando