avaliação
3 pág.

avaliação


DisciplinaPsicologia Social e Serviço Social80 materiais1.677 seguidores
Pré-visualização1 página
Curso
	ESTUDOS DISCIPLINARES VII
	Teste
	AVALIAÇÃO - TI I
	Iniciado
	22/09/19 23:47
	Enviado
	23/09/19 00:07
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	20 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao longo da história, os homens desenvolvem novas formas de agrupamentos, como no período feudal, sistema pré-capitalista, capitalismo, pós-capitalismo, neoliberalismo; constroem a sua história e determina sua forma de viver em sociedade. O ser humano tem a necessidade de se relacionar com outras pessoas, nossa natureza não dá conta de nos fecharmos e para que vivamos de forma harmoniosa, faz-se necessário:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com o art. 1, da Lei de Regulamentação da profissão de Serviço Social, refere que o exercício da profissão do assistente social é livre em todo o território nacional, cabe fundamentar a atuação profissional na legislação. Quem pode exercer a profissão de assistente social?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Graduados em Serviço Social com diploma oficialmente reconhecido.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os profissionais liberais estão inseridos na divisão social e técnica de trabalho com diferentes níveis de funções. O profissional liberal tem certa autonomia de trabalho, seu compromisso profissional está com as determinações de sua lei profissional e o código de ética profissional. Mediante isso, responda: qual a definição de um profissional liberal?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Autonomia no trabalho.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Julgue as afirmações referentes à moral e à ética e, em seguida, marque a opção que apresenta os itens corretos:
 
I) Moral e ética são termos que possuem sentidos semelhantes.
II) Moral precede a ética na aplicação social.
III) Ética quer dizer \u201ccostume\u201d e pode variar na sociedade.
IV) A moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a moral também é um empreendimento social.
V) A moral é a ferramenta de trabalho da ética.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II, III e V
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Barroco (2010b, p. 16), a ética percorre um processo de construção histórica, o que corresponde ir além do fato imediato. A ética diz respeito à prática social de homens e mulheres, em suas objetivações na vida cotidiana e em suas possibilidades de conexão com as exigências éticas conscientes. Nesse contexto, qual é a importância da ética?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Construir as bases que vão guiar a conduta do homem.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O aumento significativo dos fluxos de comércio internacional, facilitados por tecnologias inovadoras de processamento de informação e de comunicação, tornou a dimensão ética na gestão administrativa em todos os segmentos uma das principais preocupações de gestores, políticos, pesquisadores e da sociedade em geral (ROBERTSON, CRITTENDEN, BRADY, & HOFFMAN, 2002).
 
Com base no texto, responda: Por que é importante a formação ética consistente para os responsáveis organizacionais gestores de forma geral, responsáveis pelos processos gerenciais e outros?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Porque suas decisões podem ter um impacto significativo negativo ou positivo nos trabalhadores, nos clientes, no mercado, na comunidade em geral ou no meio ambiente (WATSON, 2003).
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Quando alguém ao tomar uma decisão entre dois ou mais grupos, ou entre duas ou mais pessoas, beneficia um dos lados por simpatia, sem fazer as devidas avaliações sobre a situação e os argumentos apresentados, dizemos que essas pessoas cometeram um erro por não ser imparcial. A imparcialidade deve ser uma característica para todas as pessoas que precisam tomar uma decisão envolvendo outras pessoas. Nesse caso, podemos dizer que a pessoa que decidiu julgou com valores que ferem a norma estabelecida. Mediante esse texto, responda: o que é moral?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
É um conjunto de regras ou normas adotadas pela sociedade ou por um grupo para nortear as ações dos indivíduos.
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Vivemos em uma sociedade capitalista em que impera a ética do individualismo, da competição. Os indivíduos constantemente são desafiados com exigências que os põem em uma relação de conflitos, contradições e, até mesmo, negação de suas convicções dos valores moral ou ético. Quais são esses valores da sociedade contemporânea?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A palavra moral é derivada do latim mos, mores. Em relação à moral está correto afirmar:
 
I. Relativo ao costume e aos hábitos de conduta ou de comportamento de uma sociedade em determinada condição histórica, não sendo, portanto, universal.
II. Para o senso comum, moral significa proibições e obrigações formais, se refere a alguém cujo comportamento é contrário às normas dominantes, dizemos que se trata de um indivíduo imoral.
III. A moral por essa concepção se restringe à proibição, o dever passa a ser sinônimo de obediência à proibição, o que leva a uma concepção negativa de moral.
IV. A moral se estabelece no campo teórico e reflexivo.
 
Está correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Somente a I está correta.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	\u201cAs pessoas com as quais Sócrates dialogava, se irritavam muito: [...] em primeiro lugar, por perceberem que confundiam valores morais com os fatos constatáveis em sua vida cotidiana... em segundo lugar tomavam os fatos da vida cotidiana como se fossem valores morais evidentes e confundiam fatos com valores.\u201d (CHAUÍ, 2002, p. 311)
O que é um juízo de valores?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
São avaliações sobre coisa, pessoas, situações e são preferidos na moral, nas artes, na política, na religião (o quadro é belo ou feio, a música é boa ou ruim etc.).