Buscar

Atividade Contextualizada Comunicação e Expressão

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
VLÁDIA MEDEIROS
ROBERTA CAVALCANTI
ISLAIDE LIMA DE SOUSA FREITAS MARTINS
Com base no que foi estudado durante as quatro unidades, seu desafio será escolher quatro, dentre os oito domínios e escrever  sobre cada um deles. Seja criativo (a), pesquise, explore seus conhecimentos e faça uma atividade consistente, demonstrando a aplicabilidade de cada domínio escolhido, assim como exemplificando.
	Os Domínios Discursivos estão intimamente ligados a práticas de linguagem, podemos afirmar que pelo uso comum da língua, para cada área da sociedade aplica-se um domínio discursivo específico, possui características funcionais, sociais e comunicativas, são imprescindíveis para o entendimento da norma culta da língua portuguesa. Para Marcuschi (2008a), os domínios discursivos constituem muito mais uma esfera da atividade humana no sentido bakhtiniano do termo do que um princípio de classificação de textos e indicam instâncias discursivas como discurso jurídico, discurso religioso, discurso publicitário, entre tantos outros. Não abrangem um gênero em particular, mas dão origem a vários deles, já que os gêneros são institucionalmente marcados e multifuncionais. 
Domínio Religioso;
É baseado na propagação de uma doutrina de fé, e o fiel pode ser doutrinado através da sacralização (livro sagrado), levando o mesmo a executar ações doutrinárias futuras, é o clamor a algo sobrenatural (uma entidade), caracteriza-se pelo apelar, agradecer ou pedir algo específico com fins pessoais. Utiliza-se de regras, repetições, rituais. Pode-se dizer que este domínio é muito utilizado nas igrejas, sinagogas, templos, salões e mesquitas. 
Como exemplos: orações e rezas, novenas, catecismos, missas, penitências, sermões, cânticos. 
Domínio Pessoal ou Íntimo;
Está relacionado à visão pessoal de um individuo, isto é, a forma como cada um se ver diante de uma avaliação da sua situação individual, metas, objetivos, propósitos, comprometimento. Estabelece a comunicação interpessoal cotidiana, com objetivo de que se tenha uma desenvoltura confortável e criativa de comunicar-se. Os portadores pessoais são específicos que pode em seu conteúdo conter data e horário, os assuntos são relatados (escritos) por um autor. 
Como exemplos: cartas pessoais e comerciais, bilhetes, memorandos, cartões, convites, catálogo, formulários, telegramas, diário pessoal entre outros. 
Domínio Instrucional;
Objetiva instruir o leitor/ receptor a respeito de uma determinada atuação prática, tornando-o apto a executar determinada atividade no qual foi direcionado. Isto pode ou não ser do conhecimento inicial do leitor, todas as informações vem explicadas, como nas bulas de medicamentos e muitas delas com passo-a-passo como é o caso dos manuais de instruções de determinado produto e receitas culinárias e medicinais. Atualmente continua sendo uma ferramenta bastante utilizada, necessitando de clareza e objetividade.
Como exemplos: cartazes, folhetos, contas a pagar, formulários, regras de jogos, entre outros. 	
Domínio Publicitário;
No momento em que se deseja comunicar algo que se obtenha ampla circulação social, utiliza-se o domínio publicitário, como nos portadores jornais, revistas, mídias sociais. Sua prioridade é informar, divulgar e convencer o leitor de algo. São textos que servem para diferentes vertentes, podendo ser textos verbais ou não verbais, sucinto e acessível.
Como exemplos além dos já citados: anúncios, panfletos, classificados, outdoors, placas, logomarcas, divulgações em muros, cartas publicitárias, cartazes, spot, entre outros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001
BONINI, A. Gêneros textuais e cognição: um estudo sobre a organização cognitiva da identidade dos textos. Florianópolis/SC: Insular, 2002.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008b.
SANGALETTI, Letícia; PAIL, Dayse Batista; SILVA, Asafe Davi Cortina e demais autores, Livro de estudo da disciplina Comunicação e Expressão, 2ª Edição.
http://srvd.grupoa.com.br/uploads/imagensExtra/legado/B/BRASILEIRO_Ada_M_M/Lib/Amostra.pdf
 O número da confirmação do envio é 65a1681b-ed1f-4d91-93fd-59336fd0a151.

Continue navegando