Buscar

Resenha Critica Do Artigo UNOPAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resenha Critica Do Artigo 
 Karen Cristina Chicati*
Título do artigo: Motivação Nas Aulas De Educação Física No Ensino Médio1
 Dados Bibliográficos: Revista da Educação Física/UEM Maringá, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000
Apresentação da obra: O presente estudo teve por objetivo diagnosticar e analisar a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física, no ensino médio da rede pública da cidade de Maringá-Paraná. Caracterizou-se como descritivo, tendo como população 12889 alunos de ambos os sexos, com idade entre quinze e dezessete anos, matriculados nas três séries deste nível de ensino. A amostra compôs-se de 240 alunos, escolhidos aleatoriamente de quatro escolas do município. Em cada uma delas foram selecionados 60 alunos sendo 20 de cada série, 10 do sexo feminino e 10 do masculino. O instrumento utilizado foi um questionário composto por dezessete perguntas mistas. Os dados foram analisados através do cálculo de freqüência e porcentual. Os resultados demonstraram que as aulas de Educação Física não estão sendo tão motivantes, pois os alunos vêm recebendo sempre os mesmos conteúdos desde o ensino fundamental, sendo o desporto o mais ministrado. A metodologia mais freqüente tem sido o comando e o ensino aberto, apesar de a maioria dos alunos alegarem que fazem o que querem na aula. A avaliação é feita através da presença e da aula teórico/prática. Os alunos demonstraram possuir um forte interesse pelas aulas, porém os que não se interessam alegaram ser a própria aula um fator de desinteresse, além da falta de melhores locais e materiais. Conclui-se, assim, que não é muito evidente a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino médio.
 ANALISE DE FORMA CRITICA
Este artigo procurou analisar os diversos fatores que podem motivar e desmotivar os alunos a participarem das aulas de educação física na instituição de ensino. Sabemos que a educação física escolar tem um grande e importante papel de educar, socializar, motivar proporcionando uma vida saudável e melhorando a qualidade de vida dos alunos. Desta forma podemos perceber de forma clara e objetiva como se faz necessário que estes alunos se sintam motivados e interessados a estarem presentes nessas aulas e mais que isso participem das atividades durante as aulas. Durante a pesquisa foi constatado alguns fatores importantes que se devem ter mais atenção por parte do educador, que são eles a falta de opções em outras modalidades e os conteúdos repassados. 
Conclui-se, portanto, que é fundamental e urgente a elaboração de propostas pedagógicas que valorizem a diversificação, possibilitando aulas mais motivantes com vistas à formação de alunas e alunos participativos, críticos e capazes de exercer seu papel na construção de uma sociedade igualitária, justa e democrática.
 Maria Lurdes de melo, Acadêmica do Curso de Educação Física da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, Recife- P-E.
AUTORA DO ARTIGO:
Monografia de graduação apresentada ao Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, orientada pelo professor Dr. Joaquim Martins Júnior.
* Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada pela Universidade Norte do
Paraná.
Endereço para correspondência: Rua Américo Brasiliense, 2429, CEP 87033-420, Maringá-Paraná.

Outros materiais