Buscar

Prova Discursiva Final Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Moeda pode ser definida como um ativo financeiro de aceitação geral, utilizado para intermediar transações econômicas e pagamentos de bens e serviços do dia a dia. É o Banco Central que tem a função básica de controlar a oferta de moeda e para isso ele utiliza alguns instrumentos de política monetária. Disserte sobre os instrumentos de política monetária que o Banco Central pode utilizar para controlar a oferta de moeda em uma economia.
	Resposta Esperada:
Emissões de moeda: é o Banco Central que tem o poder de emitir moeda. Compete ao Banco Central manter em circulação o volume de moeda que ele julgar necessário para o bom desempenho da economia. 
Depósitos compulsórios: é uma parcela que os bancos comerciais necessitam colocar a disposição do Banco Central. É um instrumento para o Banco Central aumentar ou diminuir a quantidade de moeda em circulação em uma economia. 
Open Market: o Banco Central pode  comprar e vender títulos governamentais. Quando compra títulos injeta moeda na economia. Ao vender títulos, retira moeda da economia. 
Política de redescontos: são empréstimos que o Banco Central pode fazer a bancos comerciais para socorrer bancos de eventuais problemas de liquidez. 
Regulamentação e controle de crédito: é a política de juros e controle de crédito que o banco central utiliza para interferir no sistema financeiro. Com isso, pode aumentar a circulação de moeda na economia ou diminuir através da liberação ou restrição de crédito ás empresas e consumidores.
�
	2.
	A ilustração a seguir se refere à representação teórica do mundo real, denominado de Fluxo Circular da Renda. Neste caso, é um modelo de uma economia com dois agentes econômicos: as famílias (economias domésticas) e as empresas (produtores). As interações entre esses dois agentes provoca o aparecimento de dois tipos de fluxos na economia: o fluxo monetário e o fluxo real. Com base na ilustração e utilizando como parâmetro a linha cheia para fluxo real e a linha pontilhada para o fluxo monetário, descreva os fluxos existentes (real e monetário) entre as empresas e as famílias.
	
	Resposta Esperada:
Fluxo real que sai das famílias para as empresas: disponibilização dos fatores de produção.  
Fluxo real que sai das empresas para as famílias: comercialização de bens e serviços produzidos.
Fluxo monetário que sai das empresas para as famílias: pagamento pelo uso dos fatores de produção. 
Fluxo monetário que sai das famílias para as empresas: pagamento pelos bens e serviços adquiridos.

Continue navegando