Buscar

Formação Social, Histórica e Política do Brasil - Avaliação II

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Em 1932 foi fundada a Ação Integralista Brasileira - AIB -, liderada por Plínio Salgado, que defendia um programa de cunho ideológico e doutrinário nos termos de que "os povos dirigidos por Deus e os homens e as classes têm tudo para viverem harmoniosamente?, o que acabava evidenciando a negação da luta de classes e o materialismo histórico. Por outro lado, acabou por se alinhar com o pensamento católico tradicionalista da época, ou seja, revelando-se ideológica e politicamente como anticomunista ou antimarxista. Com base no exposto, qual foi o lema utilizado pelo movimento integralista?
	 a)
	Pátria, Sociedade e Família.
	 b)
	Deus, Pátria e Família.
	 c)
	Estado, Poder e Família.
	 d)
	Sociedade, Deus e Família.
	2.
	Entre os anos de 1946 e 1950, ocorreu o governo Dutra. Suas medidas políticas destoavam significativamente das que haviam sido implementadas ao longo dos mais de 15 anos anteriores, quando o país havia sido presidido por Getúlio Vargas, que havia sido de forte tom nacionalista e de políticas de nacionalização dos setores energéticos e produtivos. Com relação às principais medidas do governo Dutra, analise as sentenças a seguir:
I- Este governo desmantelou as políticas de desenvolvimento financiadas pelo governo anterior.
II- Favoreceu o avanço da iniciativa privada e a entrada do capital estrangeiro no país.
III- Foi responsável de manter o Brasil imparcial diante dos conflitos e negociações da Guerra Fria, que ocorria em nível internacional.
IV- Ocorreu a ampla participação de grupos americanos em meio às políticas e programas de governo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	O período constitucional do governo de Getúlio Vargas, que transcorreu entre os anos de 1934-1937, ficou marcado por muitas agitações sociais, que se encontravam respaldados pelo clima favorável no cenário político internacional, ao mesmo tempo em que ocorreram inúmeras greves operárias e manifestações por parte de segmentos da classe média, ao ponto de pressionar o governo e o grupo de empresários industriais. As movimentações sindicais e as greves deixaram de ser tratadas como caso de polícia e toda uma legislação foi estruturada, a fim de regulamentar tais movimentos. Sobre o fortalecimento dos movimentos sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O temor com relação aos possíveis desdobramentos da 'Questão Social' criou as condições para a instauração do Estado Novo.
(    ) A disseminação do ideário da Luta de Classes favoreceu a articulação do movimento operário brasileiro, que conferiu apoio a Vargas na implantação do Estado Novo. 
(    ) O Plano Cohen defendia a existência de um suposto plano comunista, que consistia em promover motins e atentados, tendo como finalidade a tomada do poder; e foi usado como um dos argumentos para dar legitimidade à implantação do Estado Novo.
(    ) O Plano Cohen fazia menção à desmoralização da honra e a imagem da mulher brasileira, e o estupro foi apresentado como estratégia de ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	Juscelino Kubitschek (1902-1976), ou JK, chegou ao governo em um contexto de muitas perturbações políticas. Ocorriam conflitos entre os interesses do governo e os grupos das forças armadas, que receberam como resposta de JK medidas que iam ao encontro dos interesses dos mais diferentes grupos. Como relação aos demais elementos que caracterizam o governo de JK, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foi conciliador de propostas nacionalistas e antinacionalistas, ou seja, favoreceu intervenção estatal e os investimentos estrangeiros ao mesmo tempo.
(    ) Foi um governo fortemente nacionalista e de estrutura política centralizada, preparou as condições à implantação da ditadura militar anos depois.
(    ) Promoveu grande euforia em termos de investimentos e modernização em meio aos setores de comunicação e transporte.
(    ) Foi um governo que apresentou traços populistas em termos de governabilidade, porém o modelo populista não foi aplicado à esfera econômica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	O longo período em que Getúlio Vargas (1882-1954) esteve no comando da presidência do Brasil, deu-se mediante diferentes regimes políticos, tanto democráticos como antidemocráticos. No segundo semestre do ano de 1937, foi instaurado o Estado Novo, que vigorou até a segunda metade do ano de 1945. Com relação às primeiras ações lançadas pelo presidente após a implantação do Estado Novo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Generalização da repressão às dissidências, censura à imprensa, regulamentação do Bipartidarismo.
	 b)
	Intervenções da União nos estados, fim da autonomia dos estados, repressão generalizada.
	 c)
	Regulamentação do Bipartidarismo, criação do sindicalismo corporativo, federalização do poder.
	 d)
	Legalização do aborto, federalização do poder, autonomia do Exército com relação à Marinha.
	6.
	Na primeira metade do século XX, o Brasil passou por diversos momentos marcados por agitação política, que eram movidos por frentes partidárias e se remetiam e criticavam diretamente à conjuntura política e ao Governo Federal. Dentre eles, pode-se relacionar o caso da Aliança Nacional Libertadora, que foi fundada por Luis Carlos Prestes. Qual foi a ideologia política do movimento liderado por Luis Carlos Prestes?
	 a)
	Populismo.
	 b)
	Socialista/comunista.
	 c)
	Federalismo.
	 d)
	Nazi-fascismo.
	7.
	O Governo Provisório de Vargas gerou muitas insatisfações nos estados da federação, principalmente em São Paulo, onde eclodiu a Revolução Constitucionalista. Sobre a Revolução Constitucionalista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal reivindicação da Revolução Constitucionalista era a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
(    ) A principal reivindicação de São Paulo era a política separatista com relação ao restante do Brasil.
(    ) A Revolução Constitucionalista teve como um dos fatores importantes a nomeação de um interventor no Estado que não tinha a simpatia da população.
(    ) A Revolução Constitucionalista alcançou seus objetivos em partes, pois em 1934 foi promulgada uma nova Constituição.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	8.
	Entre os anos de 1920 e 1930, o cenário político brasileiro sofreu diversos abalos. Dentre eles, pode-se relacionar a contestação da Política do "Café com Leite" por parte das regiões do Brasil que não eram contempladas no revesamento no poder, a fundação do partido político Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Tenentismo e, no campo das artes, a Semana da Arte Moderna. Como a Semana da Arte Moderna, um evento que reunia escritores e artistas plásticos, pode ser considerada mobilizadora de questões políticas? 
I- Dentre os valores defendidos pelos participantes, encontravam-se os de superar a influência estrangeira no país e buscava-se as próprias formas e expressões artísticas.
II- O movimento tecia fortes críticas ao cenário de desigualdades e injustiças sociais, fazia crítica aos conchavos políticos e anunciava a necessidade de ruptura com o passado. 
III- O movimento preocupava-se em trazer para o Brasil as tendências artísticasque circulavam no cenário internacional, que era predominantemente comunista/socialista.
IV- O movimento advogava no sentido de que o Brasil deveria voltar-se para a matriz cultural norte-americana e deixar seus receptores somente às tradições europeias.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	9.
	Os primeiros anos do longo governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foram marcados por várias mudanças no acordo e pacto político entre os estados da federação e o governo da União. Estes conferiam novas responsabilidades, novos cargos e mandos no cenário político regional e federal. Sobre as mudanças políticas mencionadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Governo Federal promoveu a centralização administrativa, inclusive destituindo governadores nos estados e nomeando interventores estaduais.
(    ) No entendimento do governo, o bem da nação estava acima dos interesses dos estados, historicamente dominados pelas oligarquias, por isso o domínio político, muitas vezes, era autoritário e coercitivo.
(    ) A nomeação de interventores foi pacífica e não resultou em nenhum tipo de conflito, pois era uma forma de resposta ao clamor popular por mudanças. Vargas teve inteiro apoio popular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - F.
	10.
	O segundo mandato de Getúlio Dorneles Vargas, que vigorou entre 1950 e 1954, desenvolveu-se em um contexto de forte crise política com as forças armadas, crise que foi deflagrada ainda em 1946, quando ocorreu a deposição de Vargas. Logo, as condições de governabilidade de Vargas desestruturaram-se e novas alianças e acordos precisaram ser selados. Sobre as estratégias e as alianças políticas que Vargas lançou mão para galgar o seu segundo mandato, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Vargas experimentou o caminho das urnas e obteve menos da metade dos votos válidos, o que deu margem de contestação aos grupos da oposição. 
(    ) Precisou compor seu governo a partir da ampla negociação com vários partidos, entre eles PSD, PTB, PSP e UDN.
(    ) O discuso de Vargas continuou sendo o do nacionalismo econômico e participação do Estado no desenvolvimento industrial.
(    ) Vargas obteve condições favoráveis de governabilidade quando aceitou que o governo brasileiro ficaria com a metade inferior, ou seja, 49%, da Petrobras. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando