Buscar

RESENHA DO FILME- O SUPER LOBISTA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE DE RONDÔNIA – FARO 
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II
DOCENTE: FÁBIO ALEXANDRE ABIORANA LUCENA
DISCENTE: MIVÂNIO XAVIER MARTINS
TURMA: DIR06MA
Resenha do filme :” O Super Lobista’’ 
Filme com Kevin Spacey que mostra a atividade de lobistas, quando apanhados pela Lava-Jato são travestidos de heróis pela mídia e vestem a toga de juízes.
O personagem principal interpreta Jack Abramoff, figura real, um republicano até a medula, que teve uma carreira extraordinariamente bem sucedida como lobista em Washington, em especial durante as duas administrações de George W. Bush (2001-2009), com grande acesso a representantes (o equivalente ao nosso deputado federal) e senadores republicanos – muitos dos quais ajudou com vultuosos cheques para suas campanhas de reeleição, e de quem teve ajuda para legislar em favor de seus clientes.
Vale lembrar que nos EUA a profissão de lobista é legal e regulamentada. O que não acontece no Brasil. Jack Abramoff é um lobista americano que já ajudou muitos senadores a se reelegerem com suas negociações. Quando a ganância fala alto ele começa a usar suas influências em benefício próprio para se tornar um grande empresário. Mas quando as coisas começam a desandar, suas influências acabam e o palco está armado para um grande escândalo.
O filme trata da movimentação de bastidores desses profissionais e revolve as entranhas de um mundo de sombras e de luxo onde, aos lobistas, conselheiros, assessores ou, como hoje se intitulam, aos especialistas em políticas públicas, é destinado um lugar discreto e reservado.
“Quando um lobista está na primeira página dos jornais está acabado,” comentava, no ápice da carreira, Jack Abramoff, o lendário lobista cujo palco era os bastidores do congresso americano nos dois mandatos da era Geroge W. Bush, onde comprava o voto de representantes e senadores, e distribuía envelopes com consideráveis cheques para financiar campanhas. É isto que mostra o filme: as compras do especialista em políticas públicas e as vendas de alguns congressistas republicanos.

Continue navegando