Buscar

O EMPRESÁRIO RURAL FACE À RECUPERAÇÃO JUDICIAL NOS TERMOS DA LEI 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O EMPRESÁRIO RURAL FACE À RECUPERAÇÃO JUDICIAL NOS TERMOS DA LEI 11.101/2005. CLARÃO DOUTRINÁRIO E JURISPRUDENCIAL
Eumar Evangelista de Menezes Júnior
Rildo Mourão Ferreira
Rayanne Silva Pereira Oliveira
O empresário rural e sua caracterização
“Empresário é aquele que exerce profissionalmente atividade econômica [...] Para que seja classificada com um empresário [...] ter capacidade jurídica, ausência de impedimento legal, efetivo exercício profissional da empresa, regime jurídico regulador de insolvência e registro na Junta Comercial [...] são obrigados a requerer inscrição no Registro Público [...] registro facultativo para o empresário rural.” (Pág. 02)
“o simples produtor rural[...] e definido como, aquele que explora sua propriedade rural diretamente e pessoalmente, sendo a família seu incentivo de trabalho, [...] propriedade rural familiar, o imóvel que explorado diretamente e pessoalmente pelo agricultor e a sua família,[...]” (Pág. 02)
“Já o empresário rural, [...] é aquele que exerce profissionalmente atividade rural organizada, [...] com a finalidade de se obter lucro.[...] empresa rural a unidade de produção onde são exercidas as atividade costumeiras rurais e agrícolas com a finalidade de obter renda. [...]” (Pág 02)
Registro - Sujeição - Recuperação Judicial
“De acordo com o art. 967 do CC brasileiro, o empresário é obrigado a se inscrever no Registro Público de Empresas Mercantis, antes de iniciar suas atividades como empresárias. [...] aqueles que não têm inscrição na Junta Comercial não podem manter uma contabilidade legal nem usufruir de benefícios fiscais e legais [...] o produtor rural pode requerer inscrição como empresário rural na Junta Comercial, [...] Porém, se optar pela inscrição como empresário rural, o produtor passará a se submeter, assim como qualquer outro empresário, [...] o empresário rural terá direito a tratamento diferenciado, simplificado e favorecido no que se refere ao seu registro. [...] A inscrição é apenas uma formalidade, com o objetivo de tornar público os atos do empresário. Nada mais que isto. Logo, tal inscrição é de natureza declaratória, e não constitutiva [...] para ser considerado empresário [...] ter capacidade jurídica, ausência de impedimento legal, efetivo exercício profissional da empresa, regime jurídico regulador de insolvência e registro na Junta Comercial [...] acerca do produtor rural [...] não tem a obrigação de efetuar o registro na junta comercial, [...]” (Pág. 03 e 04).
Aplicabilidade
“O processamento da recuperação judicial será regido por diversos princípios, sendo destacado o princípio da preservação da empresa.” (Pág. 05) 
 “A tentativa de se manter a atividade empresarial está no fato que as empresas geram empregos, arrecadação de tributos e movimentam a economia local. Ou seja, continuam gerando benefícios para a sociedade e para o Estado.” (Pág. 05)
 “O art. 2.º desta lei mostra os casos nos quais ela não poderá ser aplicada, não sendo à empresa pública e sociedade de economia mista; a instituição financeira pública ou privada, cooperativa de crédito, consórcio, entidade de previdência complementar, sociedade operadora de plano de assistência à saúde, sociedade seguradora,” (Pág. 05)	
“De fato, o legislador entendeu que as atividades desenvolvidas por esses empresários são específicas e merecem tratamento em legislação especial, sendo monitorados pelo Conselho Monetário Nacional e ao Banco Central do Brasil.” (pág 06)
Aspectos doutrinários e Jurisprudenciais
“o profissional que o direito considera empresário, pessoa física ou jurídica, é o executado no regime de execução falimentar. [...] enquadram-se os que exploram atividade dos mais variados segmentos: supermercado, hotéis, atacadista de gêneros alimentícios, varejistas de roupas... [...] A lei não considera empresários os profissionais liberais, artistas e quando não registrados no Registro de Empresas, [...] empresário, cuja atividade rural constitua sua profissão principal, pode requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis, [...] o produtor rural somente poderá usufruir do benefício da recuperação judicial, caso esteja inscrito na Junta Comercial,” (Pág. 06)
Considerações Finais
 “há sujeição do empresário rural ao processamento da recuperação judicial, sendo extremamente importante, quando há situação de crise financeira- patrimonial. [...] produtor rural só estará sujeito a tais leis, se este optar pelo enquadramento, no Registro Público de Empresas Mercantis [...]” (pág. 07)
 	 
Direito Empresarial
Aluna: Dara de Almeida Eller
Curso: Ciências Contabeis – 5º Período
Fichamento para aula do dia 11/04/2019

Outros materiais