Buscar

atv 04 inclusao

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Durante toda a história da humanidade, os sujeitos deficientes foram tratados de diferentes formas. Foram abandonados, isolados, considerados incapazes, entre outras. Foi a partir do séc. XIX, que a Educação Especial começou a ganhar forma. Depois disso, o termo deficiência modificou-se muito.
Atualmente, qual definição contempla de modo satisfatório o termo deficiência?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
	Resposta Correta:
	 
Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: De acordo com o Decreto n. 5296/2004, deficiência é a “alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física”.
BRASIL. Decreto n. 5.296, de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10. 098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2004. Disponivel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm> Acesso em julho/2019.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A respeito das altas habilidades e superdotação ainda há muitas ideias distorcidas. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, define as pessoas com altas habilidades e superdotação como “aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, [...]” (BRASIL, 2008, p. 11).
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva . Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponivel em < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf > Acesso em julho/2019.
De acordo com isso, analise as informações abaixo.
I. Aptidão acadêmica específica relaciona-se a atenção, concentração e bom desempenho escolar.
II. Capacidade intelectual geral refere-se a rapidez no pensamento, na compreensão e na memória.
III. Capacidade e liderança, refere-se a atitude cooperativa, persuasiva e de influência no grupo.
IV. Para que seja considerado uma crianças com altas habilidades, todas essas áreas devem ter um potencial elevado, não apresentando dificuldades em nenhuma delas.
É correto apenas o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Alunos com altas habilidades e superdotação possuem um potencial elevado em alguma área específica, ou em várias. As áreas são definidas assim: *Capacidade intelectual geral: relacionada a rapidez no pensamento, na compreensão e na memória; * Aptidão acadêmica específica: relacionada a atenção, concentração e bom desempenho escolar; *Pensamento criativo ou produtivo: relacionado a imaginação e a resolução de problemas de forma inovadora; *Capacidade de Liderança: relacionada a atitude cooperativa, poder de persuasão e de influenciar decisões de um grupo; *talento para as artes: artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas; *Capacidade psicomotora: desempenho superior em esportes, atividades físicas e excelente coordenação motora.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre os alunos com altas habilidades e superdotação é importante dizer que eles podem ser excelentes em determinada disciplina e ter dificuldades em outras. Assim, é fundamental que o professor elabore estratégias pedagógicas que estejam de acordo com as suas singularidades. Assim, é importante que o professor considere alguns aspectos necessários para a aprendizagem. O professor deve considerar os aspectos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Biológico, sociocultural e psicoafetivo.
	Resposta Correta:
	 
Biológico, sociocultural e psicoafetivo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: De acordo com Leite (2008) algumas condições são básicas no processo de aprendizagem: biológica: relacionada a fatores neurofisiológicos; Sociocultural: relacionada a fatores sociais, culturais e econômicos; e Psicoafetiva: relacionada a fatores psicológicos e afetivos, e que pode ter ligação com outros aspectos.
LEITE, V. A. M.
Dimensões da não-aprendizagem. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2008.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre o processo de escolarização, Vigotski acreditava que todo indivíduo é capaz de aprender. Segundo ele, o sujeito é um ser ativo, que interage e modifica o meio, assim como o meio modifica o indivíduo. Pensando nessa perspectiva, como o professor deve agir no processo de escolarização dos alunos com Síndrome de Down?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O professor deve mediar a relação do aluno com o conhecimento, possibilitando a criação, o desenvolvimento e a aprendizagem e acreditando que todos são capazes.
	Resposta Correta:
	 
O professor deve mediar a relação do aluno com o conhecimento, possibilitando a criação, o desenvolvimento e a aprendizagem e acreditando que todos são capazes.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Na perspectiva de Vigotski e na da Educação Inclusiva, todos os alunos são capazes de aprender, desde que com as adaptações e mediações necessárias. Assim, é papel do professor mediar a relação dos alunos com o conhecimento e possibilitar momentos de criatividade, de desenvolvimento e, consequentemente, de aprendizagem.
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Em 2012, foi instituída a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Nesta política pública, são apontados alguns direitos das pessoas com TEA, e também, a partir de então são consideradas deficientes para todos os efeitos legais. De acordo com essa política, analise as seguintes afirmações.
I. Pessoas com TEA têm direito ao diagnóstico precoce e ao atendimento multiprofissional, ainda que o primeiro não seja permanente.
II. Pessoas com TEA não podem ingressar no mercado de trabalho, devido ao seu comprometimento nas relações sociais.
III.Pessoas com TEA, têm dificuldades com a comunicação, o que dificulta a interação social, mas não impede que elas tenham um trabalho.
IV. Pessoas com TEA, têm direito à medicamentos e a informações adequadas a respeito do seu diagnóstico e tratamento.
Assinale a alternativa correspondente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Apenas a I e a II estão corretas.
	Resposta Correta:
	 
Apenas a I, III e a IV estão corretas.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: As pessoas com TEA têm dificuldades com a comunicação e interação social, mas isso não deve ser impedimento para seu ingresso no mercado de trabalho.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Deficiência auditiva pode ser entendida de diferentes formas: com uma ideia de doença, já que o sujeito com falta de audição não conseguiria comunicar-se com outros. E também como produção social, a surdez passa a ser considerada uma diferença linguística. Diante dessa variação, existem também diferentes formas de escolarização. As que foram mais utilizadas ao longo da história foram o treinamento auditivo e pronunciação de palavras; e também o chamado comunicação total. Hoje, o método de escolarização dos surdos mais defendido é o:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
bilinguismo.
	Resposta Correta:
	 
bilinguismo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: O bilinguismo é o método em que o sujeito tem acesso aos conteúdos escolares a partir da língua de sinais, mas aprendema língua do país de origem na modalidade escrita. As comunidades surdas defendem esse método como o melhor para a aprendizagem.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Alunos com altas habilidades e superdotação estão inseridos na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva como aqueles que possuem um potencial elevado. Entende-se com isso que os alunos tenham uma aprendizagem mais fácil e rápida. Ainda assim, recursos e serviços podem ser úteis, de forma a potencializar ainda mais esse aprendizado. Dessa forma, quais são os recursos e serviços que podem ser oferecidos para este público?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Enriquecimento do currículo e estimulação da turma para acompanhar o desenvolvimento deste aluno.
	Resposta Correta:
	 
Compactação e/ou enriquecimento curricular, aceleração das matérias e AEE.
	Feedback da resposta:
	Resposta incorreta: A exclusão das matérias que o aluno na possue conhecimento não é indicada, o que pode ser feito é o enriquecimento e a suplementação desse conhecimento. A estimulação da turma pode sim ocorrer, mas não deve-se utilizar o aluno com altas habilidades como padrão para a turma toda. Os alunos não são homogêneos, cada um aprende de uma forma. Recursos tecnológicos e jogos, e recursos de acordo com a área que ele tem maior potencial são ótimos, porém sozinhos não vão ser suficientes. Tecnologia sem conhecimento e sem objetivo se torna disfuncional.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Ainda no grupo das deficiências físicas inclui-se a paralisia cerebral, que se caracteriza por um distúrbio dos movimentos. A paralisia cerebral está relacionada a diversos fatores, sendo causada por eventos no pré, peri ou pós-nascimento. A paralisia cerebral é comumente associada a outras deficiências ou transtornos, mas, desde que a capacidade cognitiva do sujeito não esteja comprometida, ele é plenamente capaz de seguir com o processo de escolarização na rede de ensino regular. Sabendo disso, os professores podem utilizar de recursos e serviços para a aprendizagem desse aluno.
 
Que recurso pode contribuir para o aprendizado do aluno com paralisia cerebral?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Adequação de materiais didáticos.
	Resposta Correta:
	 
Adequação de materiais didáticos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: O professor deve entender as limitações de seus alunos, principalmente daqueles que possuem alguma deficiência, como os com paralisia cerebral. Assim, para que a escolarização e a aprendizagem aconteçam de forma significativa, deve-se adequar os materiais didáticos às necessidades do aluno.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é considerada a língua oficial das comunidades surdas, um meio legal de se comunicar e expressar por meio de sinais. No Brasil, temos o Decreto n. 5626/2005 que orienta para a inclusão da LIBRAS como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores. Sabemos que a pessoa surda tem direito à um intérprete de LIBRAS em sala de aula, ainda assim os professores devem possuir formação em Língua de Sinais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Sim, pois, assim, o professor pode relacionar-se com o aluno surdo, adentrando seu mundo e tornando, assim, o processo de aprendizagem mais significativo.
	Resposta Correta:
	 
Sim, pois, assim, o professor pode relacionar-se com o aluno surdo, adentrando seu mundo e tornando, assim, o processo de aprendizagem mais significativo.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Todos os professores devem aprender a LIBRAS, pois, assim, podem comunicar-se de forma mais afetiva com os alunos surdos,  inserir-se no mundo deles, fazendo com que a aprendizagem torne-se mais efetiva e significativa.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Síndrome de Down é caracterizada por uma alteração cromossômica, essa alteração pode ser identificada ainda na gestação, por meio de exame durante o pré-natal. A Síndrome de Down apresenta três subtipos, que são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
trissomia simples, mosaicismo e translocação.
	Resposta Correta:
	 
trissomia simples, mosaicismo e translocação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: Trissomia simples é quando o sujeito apresenta três cópias do cromossomo 21; Mosaicismo é quando o sujeito possui células com 46 e outras com 47 cromossomos; e Translocação é quando o cromossomo 21 une-se a cromossomos de outro grupo.

Continue navegando

Outros materiais