Buscar

Valores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEMA: VALORES
Apostila Capítulo 2 – O Indivíduo na Organização
Artigo sugerido para leitura e prova NP-1
Na Seção Gestão à Vista da Revista Exame, um leitor anônimo pergunta: "Basta trabalhar direitinho e entregar resultados ou é preciso saber fazer política para subir na carreira? Na sua visão, o que é a tão falada política no ambiente corporativo? Como usar isso a meu favor?".
O renomado especialista em gestão do Brasil, Vicente Falconi, responde ao leitor: "Sua pergunta é excelente e vai servir para muitos, sobretudo para os jovens que iniciam sua vida profissional e terão de enfrentar os mais variados ambientes de trabalho. A vida, e não somente a vida empresarial, é feita de decisões, de escolhas. São decisões diárias desde situações bem simples até escolhas complexas que poderão afetar a vida de muita gente.
O que vai fazer com que você tome decisões certas são os seus valores, aqueles princípios que sua família e seus amigos ao longo da vida transmitiram a você. Não há nada mais importante do que ter os valores certos na vida. 
O que é importante para você? Seus valores responderão a essa pergunta sem que você tenha de sequer pensar. Seus valores são aqueles princípios arraigados em sua alma e de que talvez você nem mesmo tenha consciência. No entanto, eles serão decisivos nas escolhas que você fará ao longo de sua carreira. É muito fácil, e até mesmo comum, falar que a ética é um bom valor e fazer escolhas que não são éticas. Se a ética for de fato um valor importante para você, suas decisões serão tomadas de forma automática sempre nessa direção. Você não terá de pensar, as escolhas virão automaticamente na direção de seus valores.
Bem, dito isso, respondo de forma mais direta à sua pergunta. "Trabalhar direitinho", para quem tem os valores certos, significa fazer sempre o melhor que você puder para o benefício de seu próximo, seja ele um cliente interno ou externo. Isso é ética. "Fazer política", para quem tem os valores certos, significa tratar todos bem e com respeito. Mas sem prejuízo de suas convicções. Defenda seus pontos de vista, resista às proposições erradas, mas respeite as pessoas. Você pode brigar à vontade sem desrespeitar ninguém. Em outras palavras, "vá na bola, e não na canela". 
Olhando para trás em minha vida - tenho 72 anos -dizia Falconi, e resumindo, diria o seguinte: "Faça com amor ou não faça". O resto virá como decorrência. Não se preocupe".
 (Fonte: Revista Exame, Ed. 1035, ano 47, p. 84, em 20/2/2013).
Prof. Celso
Disciplina: Comportamento Humano nas Organizações
1º. Semestre/2019