Buscar

kenia corrigido 5

Prévia do material em texto

Faculdade Pitágoras de Uberlândia
Curso Administração de Empresa
Diagnóstico e Intervenção Empresarial
EFICAZ CONTABILIDADE 
UBERLÂNDIA 2018
Faculdade Pitágoras de Uberlândia
Curso Administração de Empresa
Diagnóstico e Intervenção Empresarial
EFICAZ CONTABILIDADE
Trabalho de diagnóstico do 7° período elaborado para a disciplina de diagnóstico e intervenção empresarial. Alunos participantes do presente trabalho: 
Dayana Carla Pains de Oliveira
Ineila Soares Pontes Rezende
Mariana Abadia da Silva
UBERLÂNDIA 2018
Introdução
Atualmente com a globalização e a introdução de novas tecnologias, os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, portanto é necessário que as empresa identifiquem as oportunidades e pontos de melhorias para se destacar no mercado. 
O objetivo deste trabalho e realizar um diagnostico empresarial na empresa eficaz contabilidade. Para esta foi realizada uma analise de swot que identificou possíveis ações de melhoria, sendo que a ação focada foi para minimizar a concentração do faturamento em poucos clientes que gera dependência. 
Esse problema é impactante, pois segundo (KOTLER, 2000, p.42) As empresas têm maiores chances de se saírem bem quando escolhem seus mercados-alvo com cuidado e preparam programas de marketing customizados. 
A solução acrescentada foi prospectar novos clientes, pulverizando o faturamento do escritório em mais empresas. Como sugestão foram elaborados alguns planos de ação como, por exemplo, agregar mais visibilidade para escritório proporcionando workshops com assuntos voltados para agropecuários que o maior ramo de atividade dos clientes atualmente, com palestrantes que proporcione atualização do mercado sobre adubo, plantio, fertilizantes, clima, manutenção de máquinas e equipamentos entre outros pontos importantes para o crescimento das empresas. 
Para a empresa de Eficaz Contabilidade que uma empresa de pequeno porte é necessário identificar as necessidades do cliente e da organização para se destacar e se manter atuante na cidade de Santa Juliana. O objetivo é levantar os processos, planejamentos, necessidades, oportunidades e sugerir planos de ação, levando para o escritório uma visão de crescimento de mercado.
2. Apresentação da Empresa
A empresa foi fundada em 2007 por três empresárias que já atuavam na área a mais de 15 anos no município de Santa Juliana-MG, elas tinham o objetivo de ter seu próprio negócio com isso montar um escritório onde o atendimento a
O cliente fosse eficaz e satisfatório sendo assim pretendendo aumentar a clientela e o crescimento. Começaram a atuar com serviços de contabilidade para clientes de pequeno, médio e grande porte dando consultoria e administração nos departamentos fiscal, contábil e pessoal, mais voltada para o âmbito rural buscando atender seus clientes sempre da forma mais eficaz.
Atualmente, a empresa conta com 10 funcionários e atende cerca de 200 clientes, sendo que é realizada além do serviço contábil a prestação de serviços de consultoria.
Sua missão é fornecer serviços contábeis de alto nível, com informações precisa e eficaz aos clientes que necessitam de atendimento diferenciado, permitindo-lhe não só se ajustarem ás exigências do mercado, como também, atingirem seus objetivos. Sua visão é ser reconhecida como símbolo de ética e eficiência contábil. E seus valores: Ética, Eficácia, responsabilidade e coerência.
O faturamento aproximado em 2017 e de R$ 450.000,000 e tem crescido 10 % ao longo dos anos.
2.1 ORGANOGRAMAS das Áreas da Empresa e Responsabilidades
A estrutura organizacional e funcional, conforme figura abaixo:
Figura 1: Organograma da Empresa
Fonte: Elaborado pelas autoras.
O conselho administrativo é formado por três departamentos, pessoal, contábil e fiscal. O departamento pessoal é composto por três pessoas, sendo, a diretora que é responsável pela parte de contratação, folha de pagamento de demissão de funcionários, a mesma conta com uma assistente e uma auxiliar de departamento pessoal. O departamento contábil possui três pessoas, sendo uma diretora que é responsável parte da contabilidade dos clientes, conta com uma assistente e uma auxiliar de contabilidade. No departamento fiscal é composto por duas pessoas, sendo a diretora que é responsável pela parte fiscal e financeiro do escritório, conta com uma assistente fiscal. 
2.2 MACROS fluxo da Atividade da Empresa
Figura 2: Fluxograma da Empresa
Fonte: Elaborado pelas autoras.
Análise Geral do Ambiente
3.1. Análise de Setor
	O SEBRAE (2018) é de extrema importância que o Escritório de Contabilidade seja administrado ou gerenciado por profissional qualificado, ou seja, pessoas formadas e com conhecimentos técnicos e teóricos sobre a prática contábil. Este profissional deve conhecer bem as leis e ter formação na área contábil, pois será o responsável pela validação de documentos de empresas clientes. Assumir a responsabilidade profissional da área contábil de uma empresa não é uma tarefa que permite falhas, já que qualquer erro ou não cumprimento de obrigações acessórias poderá ser refletido em apelação pecuniária contra a empresa. Se isso ocorrer, poderá significar o fim da carreira de um profissional contabilista no que tange a trabalhar com empresas sérias e que cumprem suas responsabilidades sociais, econômicas, financeiras e tributárias.
O mercado é crescente e carece bastante de contabilistas que agreguem valor à aplicação das técnicas e princípios contábeis no cotidiano das empresas, tanto na escrituração contábil quanto na orientação aos empresários, visando dotá-los de todas as informações necessárias para a tomada de decisão no dia-a-dia. (SEBRAE,2018)
 No setor econômico, a Contabilidade tem ampliado bastante o seu alcance. O mercado de trabalho está favorável para quem pensa em abrir seu próprio negócio, assessorar a abertura de pequenas e microempresas ou é especializado em algumas áreas da profissão. Por lei, cada novo empreendimento deve contratar os serviços de um contador. Embora a concorrência na área seja alta, com mais de 300 mil profissionais em atuação e outros 350 mil que devem ingressar no mercado nos próximos anos, especialistas afirmam que ainda falta qualificação no mercado, principalmente em auditoria, análise financeira, contabilidade e finanças corporativas. (GUIA DA CARREIRA ,2018)
	O setor está em plena ascensão com a abertura de novas companhias, inclusive microempresas. Esta demanda deve crescer ainda mais quando as condições econômicas e financeiras dos negócios melhorarem no País, afirma Cláudio Filippi, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP,2018).
	O Contabilista atualmente lida e proporciona diretamente o desenvolvimento socioeconômico da humanidade. Ao mesmo tempo em que evolui sua capacidade profissional, aumenta cada vez mais seu campo de atuação. Atualmente o contador não pode ser mais visto apenas como um profissional dos números, e sim um profissional que agrega valor. 
	Os últimos anos não foram fáceis para o Brasil e os brasileiros. Os escândalos políticos trouxeram consequências econômicas e sociais de forte impacto, como o aumento da inadimplência, dos índices de desemprego e do endividamento da população. Em decorrência da crise, muitas empresas fecharam as portas ou caminharam para a informalidade. Nesse cenário, o setor de serviços foi bastante penalizado. Este ano, sentiremos ainda os primeiros impactos da Reforma Trabalhista, que traz mudanças importantes para a modernização das relações de trabalho, como a prevalência do acordado sobre o legislado. Por outro lado, o novo texto prevê o fim da contribuição obrigatória, principal fonte de recursos do sistema sindical brasileiro. Com essas alterações, mais do que nunca será preciso investir em diálogo, integração e planejamento. (FENACON,2018)
	O uso da tecnologia na contabilidade torna todo o processo contábil da empresa mais dinâmico e até mesmo mais confiável, mas para que isso aconteça, a empresaprecisa contar com profissionais de qualidade adaptados a esses novos recursos. Um escritório de contabilidade precisa sempre estar adaptado à evolução da tecnologia na contabilidade, de maneira a manter seu funcionamento adequado tanto em relação às exigências do mercado quanto às necessidades dos clientes as inovações transformaram o modo de se fazer contabilidade dentro de uma empresa. Assim, o processo manual de escrituração contábil praticamente deixou de existir e deu lugar ao eletrônico, dando aos relatórios contábeis uma melhor organização e maior qualidade que anteriormente.
	O crescimento populacional demográfico beneficia os seguimentos econômicos, afinal são mais pessoas procurando suprir seus desejos, como abrir o próprio negócio onde influencia diretamente no setor de acessória contábil. As empresas que estiverem atentas às mudanças demográficas do meio do qual fazem parte não terão grandes problemas para se adaptar ao novo ambiente, pois farão isso gradativamente buscando clientes em outras faixas de idade, promovendo campanhas publicitárias ou lançando novos produtos.
O ambiente natural é aquele que envolve os recursos naturais disponíveis na organização, no setor de contabilidade a capacidade de oferecer bens e serviços aos clientes e também influencia vários fatores, por exemplo, o clima a região onde está localizado. Entretanto, esse fator tem pouca influência no setor.
3.2. Análise dos Concorrentes
Na cidade de Santa Juliana existem quatro escritórios de contabilidade, Multiplic Contabilidade, Rondon Contabilidade, Menezes Contabilidade e a Eficaz Ltda. Me. As concorrentes da cidade de Santa Juliana oferecem serviços diferenciados como: assessoria jurídica e despachante, serviços aos qual a Eficaz Contabilidade não fornece. Com isso a empresa fica um passo a trás dos concorrentes.
Em contra partida nas cidades de Pedrinópolis e Perdizes tem apenas um escritório em cada cidade, onde não contemplam a parte de departamento pessoal voltado para a área de produção, assim a Eficaz atende os clientes dessa região abrangendo a carteira de cliente.
Em relação à concorrência indireta identificam-se contadores autônomos ou prestados de serviços eventuais como pessoas recém-formadas que prestam serviço de contabilidade.
3.3. Análise dos Fornecedores
	O escritório de contabilidade não vende produtos e sim presta consultorias e serviços para seus clientes, para a empresa conta com um sistema que é alimentado com todas as informações dos clientes, permitindo a realização do objetivo da organização. Esse é o principal fornecedor que a Eficaz Contabilidade possui, sendo há um contrato de manutenção que garante o funcionamento e atualização de versão.
	Outro fornecedor é a IOB, que e um serviço de consultoria oferecido, no qual há um contrato que permite que dúvidas, atualizações das leis fiscais e trabalhistas sejam realizadas rapidamente. E com o objetivo de dar maior segurança e qualidade nos serviços trabalhistas, há uma parceira com um advogado trabalhista que analisa situações e indica soluções.
	O Escritório de contabilidade também tem como fornecedores o governo o qual depende totalmente para as questões legais que não se tem prazo especifico para serem resolvidos, ficando assim um pouco mais difícil para as empresas nas questões que envolvem órgãos públicos e sistemas governamentais. 
3.4. Análise dos Clientes
O Cliente pode ser pessoa física ou jurídica. Para o cliente, o contador é o profissional que resolve os problemas de ordem fiscal, jurídica, tributaria e de pessoal. E quem traça a saúde financeira da empresa e, ao mesmo tempo, orienta sobre o correto pagamento de tributos. 
Atualmente no escritório Eficaz Contabilidade tem cerca 200 clientes ativos ao qual corresponde o total do seu faturamento mensal, sendo 60% sobre dois grandes clientes que tem maior concentração de serviços prestados, sendo assim um ponto negativo para a empresa, pois com a saída de um desses clientes o escritório ficaria defasado. 
3.5. Análise da Possibilidade de Entrantes Potenciais
	A ameaça de novos concorrentes depende de barreiras existentes à sua entrada, bem como do poder de reação das empresas já instaladas. A verdade é que o mercado moderno está sempre aberto às empresas que queiram se instalar. E isso se torna uma eterna ameaça para as empresas que já estão em atividade por mais tempo.
	Alguns fatores favorecem a entrada de novos concorrentes, tornando a ameaça alta, tais como: pouca diferenciação dos produtos; economia de escala baixa; necessidade de baixo capital para o investimento; baixos custos de troca dos produtos pelos clientes; subsídios do governo; acesso aos canais de distribuição existentes e receptivos etc.
4. Diagnóstico da Empresa
4.1 Quanto à Estratégia
	Todas as decisões são tomadas pelas diretoras, e muitas vezes não são comunicadas para os demais colaboradores. Apesar de não possuir uma estratégia formalizada, para se manter no mercado o escritório tem metas e objetivos, como por exemplo, aumentar seu faturamento em 50% até o ano de 2020. Para isso será necessários prospectar mais clientes, aumentar a demanda focando em clientes não só na área rural, mas também em empresas de outros setores, é se atentar a vários desafios, pois é um ambiente competitivo que tem levado a queda do valor do honorário contábil e fazer a gestão dele é essencial. Por isso é necessário conhecer os custos e a produtividade da equipe de trabalho para definir os honorários. Entender também qual é o ramo que te traz mais resultados para focar nestes clientes e ampliar a lucratividade do escritório.
	E importante também manter-se no mercado e atender as necessidades do cliente, e para isso é necessário conhecer profundamente essas necessidades, o que precisa ser realizado, quais seus problemas, como gostam de ser atendidos, enfim conhecendo alguns aspectos e necessidades, farão com que as expectativas sejam cumpridas. A estratégia da empresa consiste na qualidade dos serviços prestados, com rapidez e eficácia atendendo sempre as necessidades do cliente, importando-se com a qualidade e satisfação. 
4.2. Quanto às Ações de Marketing
	O marketing para o escritório de contabilidade é muito importante. Por meio dele a empresa consegue ampliar sua rede de contatos, aumenta sua carteira de clientes e faz o negócio crescer. A organização busca realizar suas ações por meio da internet, pois acredita que é, hoje em dia, uma das melhores maneiras de mostrar para os clientes os serviços de contabilidade, contando sempre com a confiança e com o bom relacionamento para certificar a qualidade do trabalho como, por exemplo, anúncios no Google e whatsapp que é movimentado pelas próprias sócias e funcionários da empresa.
	Outra estratégia de marketing é o e-mail que serve tanto para manter um bom relacionamento com potenciais clientes quanto com os atuais clientes, enviando informações importantes para eles, trazendo mais oportunidades de negócios, pois está constantemente alertando sobre as obrigações fiscais e contábeis, enviando dados de interesse de cada cliente e educando-os sobre as oportunidades e desafios do mercado.
	A empresa também utiliza revistas especializadas, lista telefônica tendo a amplitude que precisa para fazer com que as pessoas conheçam o trabalho e a segmentação necessária para ir direto ao ponto, isto é, chegando aos clientes. Como a região de Santa Juliana é pequena, para o escritório de contabilidade vale a recomendação de um cliente, a entrega de um cartão de visitas, participação em eventos e um bom relacionamento com seus vizinhos e amigos. Outro ponto importante é a recomendação das pessoas que estão atentas a bons comentários sobre produtos e serviços e que a empresa oferece. 
Entretanto não existe nenhuma parceria com órgãos de fomento, sindicatos, etc. que poderiam auxiliar na construção da imagem e posicionamento da empresa
4.3. Quanto às Ações Financeiras
	As informações financeiras do escritório são administradas por uma das sócias a qual fica responsávelpor pagamentos como despesas, funcionários e divisão do lucro entre as sócias. As retiradas são todas controladas e os pagamentos feitos em dia, o fluxo de caixa é feito diariamente ela consegue identificar rapidamente as entradas, saídas e o saldo de caixa dia a dia. 
	O escritório conta também com um bom sistema que ajuda a não perder dinheiro evitando juros e multas por atraso nos pagamentos. O acompanhamento mensal do fluxo de caixa é igualmente importante para monitorar os valores do mês anterior, do mês atual e fazer a projeção para os próximos meses. Dessa forma, o escritório tem uma visão macro do desempenho financeiro e pode planejar ações de médio e longo prazo
4.4. Quanto às AÇÕES DE RECURSOS HUMANOS
	Não existe um setor de RH, isto porque na visão das gestoras, a empresa é de pequeno porte e não possui uma estrutura complexa. Entretanto, as funções do RH são realizadas. Quando há uma vaga, a contratação é feita através de curriculum ou indicação, onde é realizada uma análise das informações, entrevista presencial e discussão do conselho sobre a contratação. 
	Utiliza-se proporcionar o treinamento de pessoal dando informações para facilitar todos os aspectos como desenvolvimento e as instruções que a função de cada colaborador exige, e disponibilizado também consultoria on-line a Feedback sempre mostrando se está sendo feito corretamente as atividades designadas conforme a cultura da organização. Melhorando assim o clima organizacional, evitando a rotatividade que no caso do escritório não e muito alto, e a produtividade de cada colaborador.
4.5. Quanto às Ações de Operações
	As ações operacionais do escritório de contabilidade são feitas através do sistema, sendo divididas as tarefas através de seu departamento e a necessidade do cliente. Existem três departamentos e cada um tem suas tarefas, tudo é lançado no sistema, o departamento pessoal fica responsável pela folha de pagamento e trabalhista das empresas, o fiscal que faz emissão de notas e emite impostos, e a contabilidade que vê as despesas e obrigações das empresas.
	Diante da quantidade de demandas e o número de funcionários pode sobrecarregar os colaboradores que tem mais experiência. Devido o porte da empresa nos casos de férias, atestado, afastamento não ocorre à reposição de colaborador, as atividades são remanejadas para o funcionário que souber executa-las. Com isso ocorre a sobrecarga de atividades para alguns funcionários podendo afetar na qualidade e produtividade.
	Com a chegada da modernidade tecnológica, implementação da legislação tributária, mudança cultural dos empreendedores, a necessidade de interagir com a empresa num mercado globalizado é essencial, com isso o escritório busca em suas operações fazer sempre o possível para estar dentro das novas leis. Para isso utiliza-se suporte do sistema e uma consultoria on-line onde cada departamento tem seu acesso, o cliente é sempre atendido com qualidade que demonstre competência devidamente comprovado através das ações.
	É inegável que os profissionais de contabilidade estejam antenados com os fatos que poderão gerar a mudanças significativas em sua atividade operacional, pois sobreviverão os escritórios de contabilidade que agregarem valor a sua atividade, ou seja, analisando relatórios, ajudando no Planejamento Empresarial, procedendo a um Planejamento Tributário por Elisão Fiscal, controlando Custos e Despesas, participando do Planejamento Estratégico da empresa, dando assessoria e consultoria mais abrangente, elaborando auditoria interna, agregando atividade de advocacia, marketing e demais em seu escritório, utilizando a informática em suas ações, antevendo cenários econômicos para a empresa, ajudando na busca de projetos que possam agregar valor à empresa, participando de estudo de viabilidade econômica da empresa.
	Entretanto, a comunicação entre os departamentos e de acordo com as necessidades da empresa, sendo distribuída as tarefas conforme o serviço. Cada departamento tem sua função, é feito os lançamento em um sistema integrado onde todos tem acesso às informações. Cada funcionário tem seu usuário e senha onde consegue visualizar os dados compartilhados para que todos tenham as informações necessárias pra cada tratativa. 
4.6. Pontos Fortes
	Os pontos fortes da Eficaz Contabilidade estão ligados ao fator interno dentre eles está a, administração qualificada que permite controle de todo escritório e dos serviços prestados, qualidade no serviço com rapidez e eficácia. É referência no mercado por ser uma cidade pequena é bem conhecida e recomendada, é flexível com boas instalações onde permite atender clientes e seus funcionários com mais conforto. Parcerias e tecnologia sofisticada com um sistema sempre atualizado e dentro dos padrões exigidos pela lei. Com isso oferece serviços diferenciados mostrando um importante papel na contabilidade das empresas, tendo o controle de atos, fatos e a capacidade de entender o funcionamento de todo o negócio.
4.7. Pontos de Oportunidades
A eficaz contabilidade tem possibilidades de se destacar no mercado, principalmente na cidade de Santa Juliana, que é uma cidade com poucos habitantes está em constante crescimento por esse motivo existem vastas possibilidades de expansão. Uma delas é prestar serviços a outros ramos de atividade que atualmente o número de cliente é menor, como por exemplo, bares, restaurantes, padarias, hotéis, entre outros, assim consequentemente proporcionando o crescimentos do negócio prospectando novos clientes não só na área rural mais também em outros setores, sendo assim uma chance para abertura de novas empresas e aumento na demanda.
O mercado de contabilidade é extremamente acirrado e concorrido, e por isto, precisa de profissionais altamente gabaritados e muito bem formados, para injetar qualidade em praticamente todas as áreas envolvidas neste mercado. E apesar de já ter uma série de carreiras importantes, o mercado de contabilidade se mostra ainda capaz de abrir muitas perspectivas para o futuro, com mais condições de crescimento e com novas carreiras surgindo.
Análise SWOT
O quadro 1 abaixo demonstra os pontos relevantes identificados no diagnóstico interno e externo
Quadro 1: Análise SWOT
Fonte: Elaborado pelos autores.
	Interno
	Potencialidades
	Fraquezas
	
	Administração qualificada
Qualidade no serviço
Referência no mercado
Flexibilidade
Boas instalações
Parcerias e Tecnologia sofisticada
	Ausência de serviço terceirizado
Falta de análise no mercado
Funcionários sobrecarregados
Falta de comunicação entre chefes e colaboradores
Falta de treinamento
60% do faturamento com dois grandes clientes
	Externo
	Oportunidades
	Ameaças
	
	Crescimento no mercado
Agronegócio – mercado que mais cresce.
	Concorrentes com serviços exclusivos
Crise no mercado
Contadores autônomos
Clima e produção - setor agrário
Altamente dependente do clima e produção
Setor com muitas alterações nas leis
	
	O mercado na área contábil é um setor que está em crescimento e exigindo profissionais e serviços qualificados, verifica-se que a empresa atende este quesito, visto que, possui uma administração qualificada com seus clientes, entregando sempre no prazo os serviços solicitados. Com isso a empresa busca aproveitar esse cenário para expandir e crescer. Este setor sofre alterações constantes de sistemas conforme determina a lei. A empresa possui parcerias e tecnologias sempre atualizadas, com manutenções frequentes conforme a demanda para melhor atender seus clientes. 
	Mesmo com a entrada de novos contadores autônomos a Eficaz Contabilidade consegue se destacar no mercado, pois devido a seu amplo conhecimento e experiência a empresa é referência na cidade.
	Na região onde atua possui concorrentes com serviços exclusivos como: assessoria jurídica e despachante, serviços esses que a empresa não oferece, também possui 60% do seu faturamento concentrado em dois grandes clientes, sendo um risco para a empresa, pois na ausência de algum deles poderiacausar uma crise, mas como o mercado está em crescimento este cenário poderá ser revertido com ampliação e prospecção de novos clientes, e contratação fixa de um escritório de advocacia.
	Outro fator que afeta a empresa é o clima e produção do setor agrário, pois o faturamento dos principais clientes depende diretamente do clima para que a produção seja favorável, caso haja uma seca, ou queda na produtividade poderá afetar financeiramente a estrutura da empresa, obrigando a mesma tomar medidas drásticas para manter se no mercado. 
	A Eficaz Contabilidade atua no mercado desde 2007, são 11 anos adquirindo experiência, conquistando clientes com credibilidade e qualidade, deste modo com os conhecimentos adquiridos tem capacidade de ampliar sua carteira de clientes conquistando novos setores, como por exemplo: restaurante, bares, lojas de suprimentos agrícolas. 
Para driblar a concorrência é necessária a contratação de profissionais qualificados, terceiros para prestar serviços que o escritório ainda não oferece, eliminando assim, possíveis perdas de novos contratos, aumentando a carteira e a desconcentralização do faturamento em apenas dois clientes, dando suporte para seus clientes no que for necessário.
A empresa possui como ponto forte uma administração qualificada que permite controle de todo escritório e dos serviços prestados, qualidade no serviço com rapidez e eficácia. A eficaz contabilidade tem como oportunidade o crescimento de mercado pois tem visão de futuro para prospectar mais clientes, o que se transforma também em um ponto forte pois há flexibilidade, qualidade no serviço e a uma grande referência no mercado.
Para que haja bom aproveitamento das oportunidades a empresa precisa melhorar suas fraquezas, como por exemplo que 60% de seu faturamento depende de dois grandes clientes sendo assim a saída de um desses clientes deixaria o escritório em uma situação de risco. Há também a ameaça de contadores autônomos e concorrentes com serviços exclusivos, mas em contra partida a Eficaz tem qualidade no serviço e uma administração qualificada, podendo assim prospectar clientes em outro ramo de atividade e oferecendo seus serviços podendo assim melhorar suas fraquezas.
Situação Problemática
A partir do Diagnóstico Situacional foram identificados diferentes aspectos na instituição analisada. Um problema que a empresa vem enfrentando que é considerado um dos mais importantes é o fato que 60% do faturamento está em 2 clientes do escritório, isto significa que havendo um rompimento de contrato em uma das partes, pode ocorrer um desfalque financeiro no escritório resultando em redução de gastos custos.
	
Referencial Teórico
Por vários anos os profissionais de contabilidade trabalharam para atender as necessidade da Contabilidade Financeira e às exigências fiscais. Com a evolução do homem e do mercado como um todo, a Contabilidade ganhou valor como ferramenta de gestão que permite ao empresário enxergar a saúde financeira do negócio detalhando suas fraquezas e pontos fortes. 
Ao enxergar esta utilidade da Contabilidade o homem começou a utilizá-la como aliada na tomada de decisão com o objetivo de maximizar o desempenho da organização nascendo, neste momento, a Contabilidade Gerencial. A contabilidade gerencial consiste no processo de produzir informações operacionais e financeiras para seus usuários. Estas informações geradas são direcionadas a atender as necessidades dos administradores e funcionários e para orientá-los em suas decisões operacionais aperfeiçoando seus processos e o desempenho da empresa. 
	Segundo Atkinson et al. (2011, p.36), a contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, relatar, e analisar as informações sobre eventos econômicos da organização. A contabilidade gerencial está associada ao processo de assegurar que os recursos sejam recebidos e aplicados eficientemente na realização dos objetivos e metas de uma organização. Este processo possui três etapas: o planejamento; a operação; e a apuração e análise do desempenho. 
Segundo Anthony (1970, p.271) a Contabilidade Gerencial é um assunto mais novo que a contabilidade financeira, segundo ele, a prática da contabilidade financeira remonta há muito mais tempo, a empresa Josiah Wedwoodand Sons Ltda., no século XVII viu a necessidade de técnicas que não tivessem como objetivo exclusivo o preparo de demonstrações financeiras somente para o uso legal e financeiro.
A contabilidade precisa ter estratégias de marketing para fazer a diferença, mais do que fazer bem o seu trabalho, os profissionais da área contábil precisam construir um legado, deixar uma marca na área de contabilidade, para isso a contabilidade vem com as estratégias para posicionar o profissional em um mercado competitivo. 
 “Normalmente, o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.” (KOTLER, 2000,p. 25)
Segundo Parente (2000, p. 294), a atmosfera deve ser entendida como o sentimento psicológico que o varejista desenvolve no consumidor quando ele visita a loja. É também entendida como a personalidade da loja. Além disso, a organização da loja é fundamental na definição de técnicas de merchandising utilizadas para influenciar o comportamento de compra e nas decisões dos consumidores.
E preciso estar atento às oportunidades é mostrar que a contabilidade é especializada em determinada área de atuação. Com isso a empresa será reconhecida pelo empenho neste setor, o que ajudará a sua contabilidade ser mais procurada entre outras empresas deste segmento. A especialização a uma área específica tende a diminuir a despesa operacional fazendo seu escritório ter um preço competitivo e serviços de qualidade, produzindo assim maior valor acrescentado ao cliente.
O modelo das cinco forças criado pelo professor da Harvad Businness School, Michel Eugene Porter, compreende a interação das cinco forças competitivas que dirigem a concorrência, que são: ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes e a intensidade da concorrência.
Sobre o poder de barganha dos clientes, de acordo com Porter (1979) é definido pela intenção que os mesmo possuem em relação aos produtos ou serviços da empresa. Na maioria dos casos, está força e situada pelo preço praticado. É de extrema relevância analisar quais clientes representa o maior percentual de faturamento da empresa. Quanto menor a concentração de faturamento em determinados clientes, menor será o poder de barganha destes. Atualmente devido ao avanço tecnológico, os consumidores estão cada vez mais preparados para uma mesa de negociação, comparando soluções e dando ênfase aos pontos mais importantes. Por isso, é necessário que a empresa busque formas de não depender de poucos clientes. É preciso analisar e considerar qual a probabilidade do cliente migrar para a concorrência, analisando informações sobre preços e disponibilidade de produtos concorrentes. O diferencial está no atendimento de excelência ao seu cliente. A questão é que a chave para um atendimento de excelência na contabilidade depende da forma como a empresa cativa e encanta os seus clientes. Um dos pontos cruciais para um bom desempenho no atendimento é trabalhar com o valor do seu serviço e não do seu custo. O objetivo só é alcançado na somatória das variáveis como eficiência, experiência do cliente com o atendimento e o engajamento dos colaboradores. A experiência do cliente engloba todos os pontos de contato com a sua empresa, antes e depois da contratação.
Proposta de Solução
Para resolver este problema entende-se que é necessário prospectar novos clientes, pulverizando o faturamento do escritório em mais empresas. Como sugestão foram elaborados alguns planos de ação como por exemplo agregar maisvisibilidade para escritório proporcionando workshops com assuntos voltados para agropecuários que o maior ramo de atividade dos clientes atualmente, com palestrantes que proporcione atualização do mercado sobre adubo, plantio, fertilizantes, clima, manutenção de máquinas e equipamentos entre outros pontos importantes para o crescimento das empresas. 
	Outra sugestão é proporcionar cursos profissionalizantes para os funcionários das empresas como manuseio de maquinas agrícolas, pulverização, segurança do trabalho, agregando conhecimento para os funcionários contratados no escritório ou até mesmo os que já estão na empresa. 
	Abranger a carteira de clientes para outros segmentos como, restaurantes, bares, padarias, hotéis, lojas de confecção, aumentando assim as possibilidades de prospecção. Contratar um advogado para prestar assessoria especifica para a empresa, atendendo os clientes sempre que necessário. Fornecer serviço de consultoria, apresentando os resultados das empresas, sugerindo melhorias para crescimento e desenvolvimento dos clientes.
Referências Bibliográficas
ANTHONY, Robert N. Contabilidade Gerencial: introdução à contabilidade. São Paulo: Atlas, 1970. 
ATKINSON, Anthony A., BANKER, Rajiv D., KAPLAN, Robert S., YOUNG, S. Mark, Contabilidade Gerencial, 3 ed. – São Paulo: Atlas, 2011.
ESCOLA DE NEGÓCIOS LTDA, Blb Brasil. Qual a importância da tecnologia na contabilidade para os profissionais da área. Disponível em: <http://portal.blbrasilescoladenegocios.com.br>. Acesso em 20 Abril 2018.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A edição do Novo Milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2.000. 12ª. Edição.
KURITA, Kazuhiro. Setor dde contabilidade está em crescimento. Disponível em:
 < https://oamarelinho.com.br>. Acesso em 20 Abril 2018.
MARION,José Carlos. Como montar um escritório de contabilidade. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br>. Acesso em: 20 Abril 2018.
PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
PORTER, Michel. “Como as forças competitivas moldam a estratégia”. Artigo na HBR: Publicadas em 1979
PASSOS, Alfredo. As cinco forças competitivas que moldam a estratégia, por Michael E. Porter. Disponível em: <https://alfredopassos.wordpress.com>. Acesso em 05 Junho 2018.

Continue navegando