Buscar

Avaliação 2 Gestão e Análise de Custos

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Assim como todo método a ser implantado, o método de custeio por absorção possui algumas vantagens, como também algumas desvantagens. Prós e contras devem ser bem ponderados e analisados no setor público, pois são recursos do cidadão focados no serviço social. Sobre as desvantagens desse método, analise as sentenças a seguir:
I- Ele pode apresentar arbitrariedades, no que tange ao critério de rateio dos custos indiretos, que nem sempre é o adequado, pois muitos processos produtivos e de prestação de serviços encaixam melhor no método de custeio variável.
II- Ele pode apresentar diferenças constantes no comportamento dos custos indiretos por unidade, pois esse custo por unidade muda constantemente, de acordo com o volume produzido, quanto maior a quantidade produzida menor será o custo fixo por unidade.
III- Ele pode apresentar semelhanças no que tange aos critérios de rateio dos custos indiretos e aos critérios de custeio variável. Eis o grande problema desse método, pois é difícil discernir para qual serviço pode ser utilizado.
IV- Ele pode discrepar com as constantes tarefas a serem feitas nos serviços públicos, pois nas tarefas públicas o volume de serviço não faz mudar o custo unitário dos custos fixos, eles são constantes e não mudam.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Na apuração de custos, existe o método de custeio por absorção e o método de custeio variável. Quando considerar o método de custeio por absorção, é necessário um referente para estabelecer o rateio dos custos indiretos. Sobre os conceitos desse sistema de custeio e a departamentalização dos custos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O método de rateio por meio da departamentalização (montagem, acabamento e distribuição) tem como objetivo corrigir algumas iniquidades recorrentes da aplicação por rateio direto ao produto.
	 b)
	O método de rateio direto é o único que pode ser aplicado na hora de distribuir os custos indiretos aos produtos produzidos.
	 c)
	A apuração de custos indiretos por meio de rateio e por meio da departamentalização é a maneira de enxergar como os custos variáveis impactam nas receitas de uma instituição e nos projetos de investimento.
	 d)
	O método de rateio direto é o melhor, pois não produz margem de erro no momento de interpretar os custos indiretos nos diversos produtos produzidos.
	3.
	No custeio por absorção, somente são apropriados aos produtos todos os custos de produção. As etapas para o levantamento dos custos dos produtos vendidos por esse método envolve separar os custos das despesas, apropriar os custos diretos e a apropriação dos custos indiretos. Considere os dados do quadro a seguir, extraídos da linha de produção de uma indústria. Considerando que o estoque inicial é zero e que a empresa vendeu 90% de sua produção, o valor do custo dos produtos vendidos, calculado pelo custeio por absorção, em reais, é:
	
	 a)
	4.420,00.
	 b)
	3.900,00.
	 c)
	3.600,00.
	 d)
	3.510,00.
	4.
	O custeio por atividades, em sua essência, permite uma melhor alocação dos custos indiretos, diminuindo o grau de arbitrariedade que o sistema de rateio tradicional normalmente impõe. Desta forma, podemos nos deparar com a situação demonstrada no quadro a seguir. Analisando o quadro, assinale a alternativa CORRETA apresenta uma avaliação exata com relação à aplicação do custeio por atividades?
	
	 a)
	O custeio por atividades promove uma diminuição dos custos indiretos alocados aos produtos.
	 b)
	O custeio por atividades promove um aumento dos custos indiretos alocados aos produtos.
	 c)
	Para o caso de mais de um produto fabricado, nem sempre é adequada a aplicação do custeio por atividades.
	 d)
	Melhora significativamente a base de informação para a tomada de decisões.
	5.
	O custo que contempla de maneira efetiva o que acontece no processo de produção, leva em conta o desempenho da mão de obra, 
do desperdício e dos custos de matéria-prima, além de todas as características envolvidas no processo produtivo. Sobre o nome dado a esse tipo de custo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Custo padrão.
	 b)
	Custo real.
	 c)
	Custo de financiamento.
	 d)
	Custo de capital.
	6.
	O custeio ABC (Activity Based Costing) é um método que está fundamentado nas ações que a empresa pratica no sistema de fabricação de seus produtos. Pelo método ABC, há três formas de se identificar os recursos consumidos ou custos indiretos. Quais são eles?
	 a)
	Gasto, período e ocorrência.
	 b)
	Alocação, rastreamento e rateio.
	 c)
	Custo, classificação e distribuição.
	 d)
	Atividade, produção e identificação.
	7.
	O Custeio Baseado em Atividades (ABC) é um método de custeio que tem como intuito estimar com exatidão as atividades elaboradas em uma empresa, utilizando caminhos corretos para alocar as despesas e custos indiretos. Sobre os métodos de implementação do custeio ABC, analise as sentenças a seguir:
I- Reconhecer os trabalhos realizados pela organização.
II- Delimitar o volume do direcionador do custo à disposição pelos recursos.
III- Para todas as atividades selecionar uma direção de custos.
IV- Atribuir despesas à matéria de custo com base no prazo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	Existe um sistema de custeio, em que a contabilidade de custos tem a preocupação de determinar e controlar os custos por meio dos departamentos, setores, processos produtivos e após essa determinação ela faz a divisão destes custos pela quantidade produzida durante determinado período. Sobre esse sistema, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sistema de custos conjuntos.
	 b)
	Sistema de custos fixos.
	 c)
	Sistema de acumulação por ordem.
	 d)
	Sistema de acumulação por processo.
	9.
	Existe um tipo de custo que é aquele que efetivamente ocorre no processo produtivo, levando em conta o desempenho da mão de obra, desperdício e custos de matéria-prima e todas as características envolvidas no processo produtivo. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esse tipo de custo é chamado de custo real.
(    ) Esse tipo de custo é chamado de custo padrão.
(    ) Esse tipo de custo é chamado de custeio industrial.
(    ) Esse tipo de custo é chamado de custeio comercial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	10.
	A metodologia do custeio por atividades pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, quer seja indústria, prestadora de serviços ou empresa comercial. Também pode ser aplicada em departamentos ou divisões específicas, estendendo-se, com a experiência, por toda a organização. Considerando as regras básicas para utilização da metodologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Avaliar a influência das atividades secundárias no produto final é desnecessário, ou seja, determinar se podem ser eliminadas ou pelo menos reduzidas não fazem parte do processo. 
(    ) Levantar os custos e os recursos associados a cada atividade (custo/atividade). 
(    ) Identificar as atividades que agregam valor ao produto. Podem ser atividades de suporte (área de finanças, treinamento etc.) e atividades secundárias (passíveis de ser eliminadas ou reduzidas, sem afetar o produto final). 
(    ) Identificar os direcionadores de custos, que são os parâmetros para a adequada apropriação.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando