Buscar

PTI ECONOMIA E COMÉRCIO EXTERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do câmbio na economia.
Quando se fala em taxa de câmbio internacional, a primeira coisa que vem em mente é o preço do dólar em relação às demais moedas ao redor do mundo. 
Precisamos ter em mente que ao se tratar de câmbio, fala-se sobre o valor, custo, entre moedas de dois países, vindo assim ser estabelecido o preço de uma em relação à outra. Dado tal processo, a taxa de câmbio é basicamente uma operação financeira que age no sistema monetário, facilitando a permuta internacional.
Com base no material fornecido como apoio, o qual expõe o tema referente à política cambial, pode-se notar a importância do Estado ao intervir no mercado de câmbio. Pois através de mecanismos auto-reguladores, o país equilibra suas dívidas externas, decola no quesito importação/exportação, devido à lei da oferta e demanda, bem como surgem diversas oportunidades para novos empregos.
O Banco Central é o responsável por todo trâmite legal referente ao câmbio do país. A ele compete atuar diretamente no mercado, comprando e vendendo moeda estrangeira, bem como, fiscalizar o mercado financeiro, podendo punir, se for o caso, através da aplicação de multas, e/ou suspensões, bem como sansões previstas em lei.
Diante dos fatos a que foi exposta, em 1994, a crise econômica do México, repercutida mundialmente, foi provocada pela falta de reservas de moedas internacionais, causando desvalorização do Peso, então moeda corrente mexicana, acarretando o forte impacto econômico.
Visando fugir do desequilíbrio financeiro o qual se aplicava o cenário mundial, o Banco Central  agiu comprando grandes quantidades de dólares, “estocando a moeda americana”, tendo em vista a enorme valorização. Foi quando houve um basta em todo forma de obtenção de dólares. Fazendo com que o preço da moeda despencasse de forma absurda, dando vida ao Real, moeda nacional que passou a entrar em circulação. O difícil foi manter o real valorizado, uma vez que inúmeros países ao redor do mundo atrelam sua economia ao dólar, moeda imprevisível, que hora despenca, hora encerra o dia com supervalorização. Assim pode-se dizer que naquele momento, o Brasil adotou o sistema de câmbio fixo, tendo em vista o governo determinar o valor da moeda cotada em relação a moeda lastro.
Portanto, dando ênfase no material de estudo e nos elementos citados, é fácil entender a importância de haver a disputa pelo melhor preço de câmbio no cenário mundial. Isso faz com que investidores estrangeiros se interessem e tragam incentivos e novos investimentos ao país e com isso torne maior o fluxo não só de duas, mas de várias moedas, tornando os produtos de origem nacional competitivos no mercado internacional, mudando o cenário da triste realidade a qual caminha nossa economia.

Mais conteúdos dessa disciplina