Buscar

Avaliação Parcial - Etica na Saúde 2019

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201909590023)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado). Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes. I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual. É correto o que se afirma em:
		
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas III está correta.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	Apenas I está correta.
	Respondido em 23/09/2019 22:24:39
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201911643314)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Está correto afirmar sobre ética:
		
	
	esta não é influenciada pelo período histórico.
	
	esta é universal, idêntica em todas as culturas;
	
	esta não se relaciona com o social;
	
	esta se faz individualmente;
	 
	esta se faz a partir do coletivo e não do individual;
	Respondido em 23/09/2019 22:25:26
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201909583273)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A medicina promove saúde. No hospital, os profissionais vinculados aos cuidados com a saúde buscam desenvolver um trabalho sustentado em valores, alicerçado em uma ética. Equipes interdisciplinares trabalham com princípios éticos que sejam aplicáveis à pesquisa e à prática clínica. Novas tecnologias, novos conhecimentos humanos e cuidados com a saúde inseridos num processo de globalização levam os profissionais a uma escolha que pode ser desenvolvida:
		
	
	pelo Código de Ética Médica.
	 
	pela Bioética.
	
	pela Religião.
	
	pelo Código de Ética do Psicólogo.
	
	pela Moral.
	Respondido em 23/09/2019 22:26:21
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201911983765)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Apesar de benéfica, a relação entre a ética e a biomedicina não é tão pacífica quanto se pensa. Muitos cientistas, filósofos e teólogos conflitam diante de suas posições, falaremos de três em especial, por serem muito significativas, segundo Pegoraro 2010, logo com relação a esse texto podemos afirmar que:
I - A primeira parte do princípio de reflexão ética e bioética não se aplicam no processo de produção científica, que tem autonomia para reformular hipóteses e verificá-las. É pensado que o problema ético é posterior e se aplica aos resultados científicos, quando se avalia riscos e consequências decorrentes do uso. Dessa maneira, o cientista acredita trabalhar em um campo ¿eticamente neutro¿.
II - A segunda tese defende que o código de honestidade é fator intrínseco ao trabalho de produção científica, pois se baseia na obediência rigorosa ao método científico, na comunicação correta dos resultados, de tal forma que a comunidade possa avaliá-los. Assim, esse é considerado o compromisso ético do cientista. Neste modelo de filosofia, também a ética e a bioética não devem interferir, visto que a ciência cria para o seu próprio caminho de conduta ética.
III - E o modelo personalista, ao contrário, coloca a pesquisa científica em uma dimensão mais ampla, ontológica e axiológica da realidade e impera critérios de julgamento ético que não excluem o da pesquisa científica, mas dá sentido geral da realidade pesquisada. Por exemplo, a intervenção científica sobre o indivíduo não pode rejeitar o que é o ser humano, seu valor, seu destino, dignidade e transcendência.
  Assinale a afirmativa correta:
		
	
	- Nenhuma afirmativa está correta.
	 
	- Todas as afirmativas estão corretas.
	 
	- Somente as afirmativas II e III estão corretas
 
	
	- Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	- Somente a afirmativa I está correta
	Respondido em 23/09/2019 22:46:27
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201908949492)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dr. Alberto se recusou a fazer parte de uma pesquisa no Hospital Geral onde trabalha alegando o ¿Princípio da Precaução¿. O que realmente ele quis dizer alegando este princípio é:
		
	
	Que não estava disponível fora do horário de trabalho para as reuniões.
	 
	Que temia pela existência de um risco na pesquisa mesmo que não soubesse exatamente qual era. Ou seja, temia um risco desconhecido.
	
	Não estava sendo devidamente remunerado para isto.
	
	Que, por ser religioso, não poderia atuar aos sábados e domingos por precaução.
	
	Que desconhecia todos os voluntários e temia encontrar alguns amigos na pesquisa.
	Respondido em 23/09/2019 22:30:12
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201908949494)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os riscos de uma pesquisa com seres humanos são analisados pelos CEP´s (Comitês de Ética) que tem como maior preocupação:
		
	
	Manter as patentes de medicamentos com selo de genérico para baixar custos.
	
	Evitar custos altos que onerem o órgão financiador.
	
	Conseguir um maior número de votos para elegerem reitores em universidades.
	 
	Evitar os riscos possíveis entre os participantes e voluntários ou resultados danosos a população.
	
	Diminuir o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
	Respondido em 23/09/2019 22:31:50
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201909299361)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo (e às suas partes) os mesmos princípios da dignidade e indisponibilidade por terceiros que regem os direitos da pessoa". A partir dos princípios éticos gerais que fundamentam a doação de órgãos, qual princípio tal definição está relacionada?
		
	 
	Princípio da intangibilidade corporal
	
	Princípio da autonomia
	
	Princípio da gratuidade
	
	Princípio da totalidade
	
	Princípio da solidariedade
	Respondido em 23/09/2019 22:32:30
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201909259687)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta que alguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
		
	
	Transplante entre seresda mesma espécie em que o critério de morte do doador se configure na morte encefálica.
	
	Implica no transplante intravivos de órgãos e tecidos específicos de seres da mesma espécie respeitando o preceito ético da não maleficência do doador.
	 
	Os defensores deste tipo de transplante ressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	Só seria permitido este tipo de doação quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
	
	O número de xenotransplantes no Brasil tem aumentado, com a sensibilização das famílias e dos doadores através de campanhas veiculadas na mídia.
	Respondido em 23/09/2019 22:34:12
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201909368409)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito ao Aborto o Brasil autoriza legalmente o mesmo em casos de: I ¿ Estupro II ¿ Risco de vida materno III ¿ Qualquer gravidez indesejada Está correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e II
	
	I e III
	
	I, II e III
	
	II e III
	
	III
	Respondido em 23/09/2019 22:35:59
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201911984134)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O início deste milênio propõe uma importante revolução biológica. O sujeito moderno, graças aos avanços da ciência médica e da engenharia genética, obteve condições de se reproduzir de forma não natural. Para o Prof. Botella Llusiá, a sociedade estava a caminho de destruir a união entre homem e mulher tida até então como imprescindível, de sorte a perder o sentido que o sexo masculino e feminino terá na civilização do futuro. Com o acesso as atuais tecnologias reprodutivas e a ideologia da escolha de cada um permitiriam o nascimento do chamado eugenia do consumidor. Podemos afirmar que Eugenia do Consumidor é:
I - A escolha do sexo, das características físicas e até do perfil psicológico da criança passou a ser um tema de mercado. Acessível, assim, a quem tiver dinheiro para custear seu projeto pessoal de procriação.
II - Durante toda a história da humanidade, diversos povos eliminavam pessoas que nasciam com deficiência, com má-formação e também pessoas doentes. Em 1883 nasceu o termo eugenia, criado por Francis Galton e o definiu como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
III  É o principal argumento em torno do qual se agruparam os agentes ¿ religiosos ou não ¿ que se posicionaram contra a liberação do uso das células tronco em pesquisa foi a ¿defesa da dignidade da pessoa humana¿, inserindo em seu centro a questão da definição da condição humana.
IV  A Eugenia do consumidor se refere a lei 8.974/95, proibia a manipulação genética de células germinativas humana, assim como também proibia o armazenamento e a manipulação dos embriões humanos quando se tratava a servir como material biológico disponível.
Assinale a resposta correta:
		
	
	- Todas as afirmativas estão corretas.
	
	- Somente as afirmativas II e III estão corretas
 
	 
	- Somente a I e a II estão corretas.
 
	
	- Somente as afirmativas I e IV
	 
	 - Somente a afirmativa I está correta

Continue navegando