Buscar

Questão 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 3/5 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Atente para a citação: 
“Os historiadores mais antigos, da primeira metade do século XX, descreviam a aparente homogeneidade cultural do Império através dos conceitos de romanização e helenização, como se as populações conquistadas tivessem acolhido de braços abertos as benesses de civilizações superiores: romana no ocidente, grega no oriente. São ideias ultrapassadas. A própria criação de uma identidade romana foi um processo complexo, acelerado no século final da república e à época de Augusto. Às portas de assenhorar-se de um Império, Roma não tinha uma identidade definida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. Tese de Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 297.  
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a cultura romana imperial, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O império romano impôs o latim como única língua permitida para as populações dominadas.
	
	B
	A violência da dominação romana fez com que os povos dominados rejeitassem completamente a cultura romana, como a língua e a religião.
	
	C
	Durante o império romano, a ação conjunta dos conquistadores romanos e das populações conquistadas gerou culturas híbridas nas províncias.
Você acertou!
Durante muito tempo, acreditou-se que a cultura romana era superior às culturas dos povos dominados, o que teria gerado o processo de “romanização”. Atualmente, a historiografia concorda que o processo foi extremamente complexo, e uma das respostas à dominação romana foi a criação de culturas híbridas. “Nesse sentido, estudos mais recentes apontam uma influência mútua entre colonizadores e povos conquistados, afirmando que a absorção da cultura romana não se dava por meio da aculturação e supressão dos povos conquistados, mas por meio de uma adaptação de ambos os grupos, a qual resultaria em uma nova percepção de mundo e cultura por parte dos envolvidos” (livro-base: 112).
	
	D
	A adoção de traços culturais romanos nas províncias ocorreu por conta da superioridade desta cultura sobre as outras.
	
	E
	Inferiores intelectualmente, os romanos incorporaram traços culturais das populações conquistadas perdendo assim sua própria identidade.

Continue navegando