Buscar

Motores de Indução

Prévia do material em texto

ESCOLA TÉCNICA ELECTRA – CAMPO GRANDE
	Motores de Indução
	Definição e sua ligações de 9 e 12 pontas.
	João Vitor Labre Villas Boas
30/11/2018
�
O que são motores elétricos?
Os motores elétricos são máquinas que possuem a capacidade de converter a energia elétrica em energia mecânica. Os motores combinam as vantagens da energia elétrica com o baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade no comando. Os motores de indução possuem uma construção aparentemente simples e seus custos são reduzidos, como por exemplo manutenção, fabricação e montagem, além de fácil adaptação às cargas de diversos tipos. 
Um sistema trifásico é a forma mais comum para se obter a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de três ondas senoidais balanceadas, e que possuem uma defasagem de 120 graus entre elas, de forma que o sistema fique equilibrado.
Motores de indução
O Motor de indução basicamente é composto por duas partes: Rotor e o Estator. O espaço entre o rotor e o estator é chamado de entreferro. O rotor é a parte móvel e o estator constitui a parte estática.
O estator é composto por chapas finas de aço de silício para conseguir fazer a redução de perdas mínimas por correntes parasitas, também conhecidas como Corrente de Foucault, e histerese. As chapas têm um formato anelas com ranhuras inseridas internamente de maneira que possam ser acomodados enrolamentos, que por sua vez, quando em estado operante, deverão criar um campo magnético.
O rotor é composto de finas chapas de aço magnético, também com um formato anelar e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.
O princípio de funcionamento para este motor baseia-se na criação de um campo magnético rotativo, também conhecido como campo girante. Este campo magnético surge a partir de uma aplicação de tensão alternada no estator do motor, que a partir disto consegue produzir um campo magnético rotativo que atravessa os condutores do rotor. 
A força eletromotriz será induzida por este campo magnético variável, criando seu próprio campo magnético girante. O campo criado pelo rotor, ao “tentar” se ajustar e alinhar com o campo girante do estator, produzirá um movimento de rotação no rotor, ou seja, o rotor começará a girar continuamente, sendo que a velocidade do motor é inversamente proporcional ao número de polos que ele possui.
O escoregamento é a diferença entre a velocidade do campo girante e a velocidade do rotor, expresso em porcentagem.

Continue navegando