Buscar

Avaliação Final (Discursiva)-Ética, Política e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Silvia Silva de Souza (1389469)
	
	Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:431974) ( peso.:4,00)
	Prova:
	7738492
	Nota da Prova:
	9,30
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Alguém pode dizer que o termo "moral", às vezes confundido o com termo ética, representa uma realidade em transformação. Ela se concretiza por meio dos costumes e valores de uma determinada sociedade ou grupo. Neste contexto, descreva as características do conceito de moral.
	Resposta Esperada:
Pelo conceito de moral, podemos entender a ideia de costumes estabelecidos em uma determinada sociedade ou grupo. Podem ser práticas sociais estabelecidas e aceitas em alguma sociedade sobre o comportamento humano. O conceito de moral trata de costumes mutáveis que são estabelecidos em determinada cultura. Estes costumes carregam por si valores que norteiam as atitudes e o entendimento sobre o que é certo, errado, bem e mal. Moral pode ser considerada como um código de conduta estabelecida em algum tempo e em alguma sociedade. O conceito de moral pode ser explicado como um código explícito ou implícito de conduta entre membros de uma sociedade.
�
	2.
	A Escola de Frankfurt foi um movimento filosófico e sociológico fundado na Alemanha durante o século XX, com o objetivo de discutir as principais problemáticas do século, entre elas a sociedade cultural e industrial. Entre os autores de destaque estão: Adorno, Horkheimer, Marcuse, Habermas, entre outros. Nesse contexto filosófico, consolidaram-se os termos: ?indústria cultural? e ?sociedade do consumo?. Disserte sobre duas características que marcam profundamente a indústria cultural e a sociedade do consumo.
	Resposta Esperada:
A sociedade do consumo é baseada no padrão de grande consumo de mercadorias e bens de serviço. A discussão sobre a sustentabilidade é presente nesta fase, pois o modelo de consumo ameaça seriamente o meio-ambiente.
A ideologia do consumo é incentivada pela propaganda através dos meios de comunicação, em especial, a TV.
O desenvolvimento social e econômico nesta sociedade está baseado na expansão da economia, do consumo, das importações e exportações, na ampliação do acesso aos bens materiais e de serviços.
Com a comercialização de mercadorias, está associada a veiculação de marcas, propagandas e etiquetas, que representam uma determinada qualidade e sentidos, como: pertencimento, progresso e status social.
A indústria cultural é marcante na sociedade contemporânea em que as mercadorias estão fortemente associadas a suas marcas e sentidos ideológicos.
A sociedade influenciada pela indústria cultural tende a manter e fortalecer as relações do capitalismo e dos modos de produção com base na economia de mercado, funcionando como modo de reprodução da sociedade capitalista.
Parte inferior do formulário

Outros materiais