Buscar

Plano 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano 4. 
RESPOSTA:
A) É juridicamente correta a pretensão do locatário (microempresa) de impor ao Poder Público a manutenção da vigência do contrato de locação até o seu termo final?
Não, visto que a desapropriação é modo originário de aquisição de propriedade, ou seja, o poder público, que expropriou o imóvel o terá como se novo fosse, sem quaisquer ônus que eventualmente o atingiam. Assim, o contrato de locação celebrado é extinto com a desapropriação, liberando o imóvel que qualquer ônus, seja real ou pessoal.
B) Levando-se em consideração o acordo administrativo realizado com o proprietário do imóvel, é juridicamente correta a pretensão do locatário (microempresa) em requererão Poder Público municipal indenização pelos danos causados?
No caso em tela, o proprietário sofreu a perda de sua propriedade, ao passo que a microempresa sofreu a interrupção de sua atividade em razão da desapropriação, resultando, desse modo, em prejuízos distintos. O proprietário será indenizado, na forma do art. 5º, XXIV da Constituição Federal. Com relação à microempresa, que detém o fundo de comércio, esta também será indenizada visto que sua atividade comercial foi interrompida em razão da desapropriação, com consequente interrupção do negócio desenvolvido e perda também do estabelecimento comercial.

Outros materiais