Buscar

alergia a proteína do leite

Prévia do material em texto

ATIVIDADES INTEGRADORAS ATIVAS – O ALIMENTO:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE FÓRMULAS ARTESANAIS INFANTIS PARA NECESSIDADES DIETOTERÁPICAS ESPECÍFICAS: CASTANHA DO BRASIL
BRUNO VENTURA, DAIANA SALVATIERRA, DÉBORA ADRIANE,ELCA RIBEIRO, MARCELA FREIRE 
A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é caracterizada pela resposta do sistema imune à presença de uma substância (proteína do leite de vaca) que não foi tolerada pelo organismo. No caso da Intolerância à Lactose, ocorre uma deficiência na produção da lactase, que é a enzima responsável pela degradação da lactose.
 Como houve o aumento de casos de pacientes intolerantes e alérgicos tem-se a opção da substituição do leite de vaca pelo extrato vegetal da castanha do Brasil (Bertholletia excelsa), e a suplementação com as fórmulas artesanais infantis dietoterápicas específicas. 
Os ingredientes utilizados para elaboração das fórmulas artesanais são facilmente encontrados no mercado, a baixo custo. O valor reduzido destas dietas em comparação com as industrializadas facilita a adesão ao tratamento e a flexibilidade na prescrição das mesmas, oferecendo uma alternativa acessível aos pacientes.(BOGONI, 2012)
INTRODUÇÃO
Foi desenvolvido uma pesquisa em artigos científicos ,encontrados no Google Acadêmico, sobre Intolerância à Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca. Em Bases dos Processos Patológicos: uma pesquisa bibliográfica das patologias:Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e Intolerância à Lactose (IL).Em Semiologia da Nutrição: um material científico (álbum seriado) com sinais e sintomas apresentados na APLV e intolerância à lactose. Em Técnica Dietética: um vídeo ensinando o modo de preparo do “leite vegetal” (extrato fluído de castanha do Brasil). Em Tecnologia e Análise de Alimentos de Origem Vegetal: o rótulo e a informação nutricional do extrato vegetal da castanha do Brasil. Em Dietética – Materno-Infantil: um fluxograma das fórmulas infantis indicadas para APLV e IL. Em Bases pedagógicas: um jogo educativo aplicados ao tema relacionado a todas as disciplinas do semestre.
Tabela 1 – Informação Nutricional do extrato vegetal da castanha do Brasil
Essa experiência para nossa vida pessoal e acadêmica é de total importância pois nos faz entender o alimento de todas as perspectivas possíveis, desde o problema do paciente, o valor nutricional do alimento, como prepará-lo e como ensinar sobre a alimentação para o paciente de forma didática. Desta forma, podemos ver que apesar de termos matérias que abordam assuntos específicos, no final, todas se relacionam e caracterizam uma única causa, como pôde ser visto esse semestre com a intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca relacionada com a castanha do brasil.
BOGONI, A. C. Atenção domiciliar à saúde: proposta de dieta enteral artesanal com alimentos de propriedades funcionais. Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho. Centro de Ciências da Saúde. Universidade do Vale do Itajaí, 2012.
SOUZA, M.L. de. Estudo de processos tecnológicos para a obtenção de produtos derivados da castanha-do-brasil(Bertholletia excelsa,H.B.K.) 1984
RESULTADOS
CONCLUSÃO
METODOLOGIA
REFERÊNCIAS
Imagem 1- Extrato Vegetal 
da Castanha do Brasil
Imagem 2- Álbum seriado

Continue navegando