Atividade Avaliativa Unidade 1
1 pág.

Atividade Avaliativa Unidade 1


DisciplinaDesenvolvimento Social76 materiais286 seguidores
Pré-visualização1 página
Disciplina: Desenvolvimento Humano e Social
De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
As escolas são instituições sociais que devem utilizar a educação como ferramenta de transformação de uma sociedade marcada por desigualdades sociais. Para enfrentar essas desigualdades é preciso que a educação tenha um carácter humanístico e libertador, onde a troca de experiências de saberes entre professor-aluno, possam ser ferramentas de formação mutua, sem hierarquização de saberes. 
Cabe às escolas oferecer um ensino pautado pelos princípios da igualdade, liberdade e de pluralismo de ideias, onde todos os indivíduos sejam contemplados independente de sua raça, religião, orientação sexual e etc. Vale ressaltar que a educação é referida como \u201cdireito de todos e dever do Estado e da família\u201d (BRASIL, 2002, P. 123). Portanto, a família como primeira instituição formadora do individuo, deve promover princípios morais que respeitem os outros indivíduos, independente da sua condição social. É também dever do Estado, oferecer uma escola de qualidade para todos, não somente a uma parcela privilegiada da população, por isso é imprescindível à vigilância de toda sociedade na busca da efetivação dos seus direitos. 
A escola juntamente com outras instituições sociais como a família e Estado devem desenvolver ações educativas que abordem temáticas como: respeito ao próximo (professores, funcionários, familiares, amigos), programa de prevenção e de combate as drogas e álcool, combate a violência escolar, discriminação de gênero, raça e etnia, Bullying, suicídio, dentre outros.