Buscar

UNIDADE 1 - DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 1 
De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
RESPOSTA:
As instituições sociais são resultado do questionamento da vida em sociedade e entendimento das estruturas que moldam o indivíduo. Pensando na escola como uma instituição social a qual o indivíduo tem contato ainda na infância, e onde passa a entender como conviver e se relacionar em sociedade, pode ser tanto um espaço socializador, com a função de agregar de forma positiva quanto um espaço de exclusão. Uma escola supressora tende a rejeitar e oprimir as minorias sociais, no Brasil, o ensino é baseado em um viés conservador, que segrega os alunos por quantificação dos resultados, não levando em consideração o desenvolvimento humano e social, tal qual a compreensão do mundo em que vive. Para enfrentar as desigualdades sociais, portanto, cabe às instituições de ensino, por serem agentes que atuam na formação de crianças, jovens e adultos que assumam um compromisso de construir e transmitir o conhecimento, equilibrando a função de desenvolver um indivíduo tanto para a vida acadêmica quanto para a vida em sociedade, por meio de palestras e programas voltados para o desenvolvimento e incentivo ao empreendedorismo, geração de empregos e prosperidade financeira.
A primeira instituição com a qual o indivíduo tem contato é a familiar, nela recebemos referências culturais e morais e somos orientados a seguir determinados preceitos, a família nos modela de acordo com suas próprias crenças e conhecimentos e acaba por ser um grande fator de influência na relação entre indivíduo e sociedade, deve-se portanto, procurar educar pessoas menos egoístas, pautadas pelos princípios de igualdade e liberdade ideológica, sendo capazes de respeitar diferentes posicionamentos e conviver coletivamente. 
Por fim, o Estado possui o dever de auxiliar as instituições de ensino por meio de medidas financeiras, aumentando o incentivo aos educadores e investindo na estrutura, para que essa atenda integralmente aos usuários, garantindo dessa forma que direitos básicos do cidadão sejam atendidos.

Continue navegando