Buscar

Mutação no mercado de trabalho devido as inovações tecnológicas

Prévia do material em texto

Mutação no mercado de trabalho
O avanço tecnológico tem enormes reflexos no mundo do trabalho, pois possibilita um aumento extraordinário na produtividade e uma imensa redução nos custos operacionais. Com novos equipamentos, basta acionar o sistema de controle, para que um robô ou uma máquina-ferramenta, por exemplo, se adapte de imediato às novas funções, redesenhando peças ou produtos. 
Com essa mudança, novas profissões vão se tornando necessárias, afinal surgem novas tarefas que exigem profissionais cada vez mais capacitados e qualificados. Outro efeito evidente dessas transformações é a extinção de antigas profissões o que acaba ocasionando diminuição de números dos postos de trabalho. Nesse processo de queda do número de empregos, algumas profissões entram em declínio e outras aumentam a sua importância. Um exemplo disso é ocupação de telefonista que está sendo substituída pelos sistemas automatizados de atendimento e por operadores de tele marketing. (Zarias e Evangelista, 2004). Enquanto as profissões com perfil tecnológico, como analista de sistema, técnicos em eletrônica, engenheiro mecatrônico e outros, ganham soberania no mercado.
Transformações semelhantes a estas já aconteceram há tempos atrás no mercado de trabalho, quando o sistema capitalista global ainda tinha seu poder baseado na sociedade agrária. Várias revoluções industriais modificaram a base do poder para os meios de produção. O que está acontecendo atualmente é uma nova modificação na base do capitalismo onde a sociedade industrial está ficando para trás e está surgindo uma nova sociedade a da informação, onde quem possui o conhecimento e sabe utilizá-lo, tem o poder nas mãos. Os trabalhadores da sociedade agrária tiveram que se adaptar ao modelo industrial, já o trabalhador contemporâneo terá de se adaptar à sociedade da informação para sobreviver. 
Ninguém dúvida que a tecnologia da informação proporciona maior agilidade operacional e redução de custos, eliminando intermediários, que tornam os processos mais lentos e os produtos mais caros ao consumidor final. Porém a questão para se pensar é, quantos terão oportunidade de trabalho numa sociedade tão tecnológica a qual muitos não têm acesso? Como diria Charles Darwin, somos participantes de uma seleção natural, onde só os mais adaptados sobrevivem e dão origem a novos descendentes. Ou seja, aqueles que almejam continuar ou os quais querem ingressar no mercado de trabalho terão que se qualificar e capacitar para conseguir seu lugar.

Continue navegando