Buscar

Atividade Contextualizada Metodologia Cientifca-2019-1A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Olá aluno (a),
Bem-vindo (a) à Atividade Contextualizada da disciplina de Metodologia da Pesquisa!
Agora que você já adquiriu novos conhecimento vamos exercitar.
A elaboração de um trabalho acadêmico e a técnica de elaboração de uma pesquisa científica já foram temas de diversas disciplinas ao longo de seu curso, aqui vamos praticar e começar a pensar mais especificamente no seu futuro trabalho acadêmico, seja uma monografia, projeto, relatório, artigo, dissertação ou tese!
Você já pensou em um tema interessante que gostaria de estudar? Para toda pesquisa é preciso, inicialmente, de¬finir o problema da pesquisa, em seguida, é a hora de entender e priorizar a metodologia que guiará todo o processo de desenvolvimento do seu artigo.
Nesse sentido, leia sobre um assunto de seu interesse, dentro dos conteúdos aprendidos no seu curso e que você gosta e, em seguida, justifique em um texto argumentativo-dissertativo de, no máximo 30 linhas, contendo:
• O objetivo de estudar o assunto;
• Qual seria o tipo de pesquisa que melhor se adequa ao estudo;
• A importância de se estudar esse assunto para o futuro da sociedade.
UNAMA-Universidade da Amazônia
Farmácia
Metodologia Cientifica - 2019 1-A
Professor: 
Tutor: Rodrigo Castro
Aluno: Nilton Cesar Martins Paixão
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
A concepção mais elaborada da Assistência Farmacêutica deve-se ao Conselho Nacional de Saúde (Resolução CNS nº 338/2004), o qual define: Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia de qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. O grande desafio é formar profissionais de saúde que atendam as demandas sociais da área. A presente pesquisa tem por objetivo caracterizar o perfil de formação dos farmacêuticos que atuam na Gestão da Assistência Farmacêutica do município de Abel Figueiredo PA. Será realizado um estudo de pesquisa qualitativo-quantitativo, que se apresenta dentro de uma abordagem de cunho descritivo exploratório Serão convidados a participar do estudo todos os farmacêuticos que atuavam na Assistência Farmacêutica Municipal de Abel Figueiredo PA. A coleta de dados será realizada por meio da aplicação de questionário virtual. Serão analisadas as variáveis: Sexo, Idade, Local de moradia, Formação profissional (Tempo de formado, Instituição de formação e Especializações), Tipo de vínculo empregatício, Carga horária no serviço, Locais de vínculos e atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos no ambiente de trabalho, no intuito de obter informações pertinentes para o estudo. 
Com grande avanço da tecnologia a partir de meados do século XX representou para as profissões, especialmente da área da saúde, uma readaptação ao que a sociedade delas exigia. A principal tarefa do farmacêutico era a dispensação dos medicamentos, sendo o farmacêutico um simples intermediário a entregar o medicamento, o que fez com que este se afastasse do seu real local de trabalho a farmácia. A insatisfação provocada por esta condição levou, na década de 1960, estudantes e professores da Universidade de São Francisco (EUA) à profunda reflexão, a qual resultou no movimento denominado “Farmácia Clínica”. Esta nova atividade tem como objetivo a aproximação do farmacêutico ao paciente e à equipe de saúde, possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à farmacoterapia (Menezes, 2000). Após o movimento da Farmácia Clínica, em meados da década de 1970, alguns autores se empenharam em redefinir o papel do farmacêutico em relação ao paciente, pois segundo eles a Farmácia Clínica estava restrita ao ambiente hospitalar e voltada principalmente para a análise da farmacoterapia dos pacientes, sendo que o farmacêutico ficava próximo apenas à equipe de saúde.. 
A  atenção  farmacêutica  consiste  na  responsabilidade  grande  do  profissional farmacêutico para com o seu paciente (usuário do medicamento), e suas atribuições nesta prática, vai muito além de somente dispensar o medicamento. Se  os  farmacêuticos de Abel Figueiredo PA  passarem  a  implantar  na sua prática diária   este  conceito  de  prática profissional,  vão  conseguir,  certamente,  além  de  apoio  legal,  sentir  como  é  gratificante  e  realizador poder  colocar  seus  conhecimentos  profissionais  em  benefício  da  saúde  e  qualidade  de  vida  das pessoas. 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CIPOLLE, R; STRAND, LM; MORLEY, P. O exercício do cuidado farmacêutico. Madri: McGraw Hill - Interamericana; 2000. 368 p.
 Revista Pharmacia Brasileira, ed. Jan/Fev 2002 
Revista Pharmacia Brasileira, ed. Jun/Jul 2003
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.916, de 30 de outubro de 1998. Política Nacional de Medicamentos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF; 1998 Out 30.
http://ep01.fainor.com.br/revista_integrart/index.php/integrart/article/view/114

Continue navegando