Buscar

Experiência Estética: Sensibilidade e Arte

Prévia do material em texto

Experiência estética: sensibilidade e gosto
Varia de pessoa para pessoa, pois cada indivíduo tem suas próprias ideias, pensamentos e emoções, cada pessoa tem a sua própria maneira de pensar, tem o seu próprio repertório de vida, sua poética, seus gostos, sentimentos, crenças, valores, experiências de vida que são únicas.
O gosto e a sensibilidade para apreciar a arte variam de pessoa para pessoa, de idade para idade, de região para região, de sociedade para sociedade, de época para época. Assim, as manifestações artísticas trazem a marca do tempo, do lugar e dos artistas que as criaram, pois refletem essa variação no conceito de beleza e na função do objeto artístico.
Em muitas sociedades, a arte é utilizada como forma de homenagear os deuses, ou seja, está ligada à religião. Observe como as igrejas, os templos e os túmulos são locais em que a arte se manifesta em todos os tempos. Indumentárias, objetos que são usados em rituais, instrumentos musicais, adereços, imagens, completam os cenários das cerimônias religiosas. Em outras culturas e épocas, a arte surge independente de religião, unicamente como forma de expressão para quem produz, e como oportunidade de experiência especial para quem aprecia.
Qualquer que seja sua direção, a arte está em toda parte e é um elemento definidor da identidade de um povo, de um grupo social e de um indivíduo. O artista pode se manifestar de diversas formas: pelo som (música), pela linguagem verbal oral ou escrita (literatura), pela imagem visual (pintura, desenho, escultura, gravura, fotografia) ou pela linguagem corporal (dança). Ou pode, ainda, expressar-se pela mistura de várias linguagens. 
 O ARTISTA
Quando você organiza seus objetos e quadros no seu quarto, ou enfeita o seu caderno, ou coloca gravuras coladas no seu armário, ou quando escolhe suas roupas de forma que combine, você está usando o seu talento estético, o seu gosto. Dizem que “de artista, de médico e de louco, todos nós temos um pouco”. Mas há pessoas que têm a arte como profissão.
Quem se dedica à arte pode ter diversos objetivos, como, entre outros:
Provocar emoção;
Proporcionar prazer estético;
Comunicar aos outros seus pensamentos;
Sentir alegria ou satisfação durante o ato criativo;
Explorar novas formas de expressão;
Perpetuar sua existência no mundo;
Divulgar suas crenças;
Ocupar o tempo de forma criativa;
Documentar o seu tempo;
Homenagear alguém, algum fato ou alguma ideia.

Continue navegando