Buscar

Teoria Geral do Direito (resumo prova)

Prévia do material em texto

O juiz, ao aplicar o direito, afirma que a maioridade civil se inicia aos 18 anos completo, fundamenta-se a partir do estudo do direito dogmático, uma vez que resulta de uma certeza imposta por um ato de poder.
Hans Kelsen: A semelhança entre as diferentes teorias jusnaturalistas (exceção feita por Hobbes e às teorias do direito natural de conteúdo variável) não está no conteúdo dos valores morais (que podem variar de corrente para corrente), mas sim no universalismo axiológico, já que todas elas afirmam que os valores são universais e podem ser conhecidos.
A teoria do direito natural de conteúdo variável, ao aproximar-se do historicismo, afasta-se de tal modo das teorias jusnaturalistas tradicionais que representa menos a sua retomada e mais a perversão de sua essência.
É justo o que é comandado pelo direito positivo pelo simples fato de ter sido comandado. E é injusto o que é proibido pelo direito positivo pelo simples fato de ter sido proibido (Positivismo Jurídico Hobbesiano)
A norma de direito positivo não vale por ser justa e vale mesmo que seja injusta (Positivismo Jurídico Kelseano)
Há um direito acima das leis, uma moral ideal universal sobre a legislação positiva. As normas de direito positivo que contrariam essa moral são injustas e, por isso, não são propriamente normas jurídicas, m sim perversões jurídicas (Jusnaturalismo)
Segundo Kant, a conduta moral é autônoma, ou seja, deriva da norma que o próprio indivíduo se impõe e o fundamento da conduta moral é a razão, e se exprime pelo conceito de “imperativo categórico”, pela fórmula segundo a qual devemos agir de modo que a nossa conduta individual possa converter em uma lei universal.
O critério que melhor diferencia normas sociais, morais e jurídicas, segundo Bobbio, é a sanção, entendida como resposta desagradável pela violação de normas. A sanção moral é interna e socialmente pouco eficaz, a social é externa e não institucionalizada e a jurídica, externa e institucionalizada.
Na autotutela, para Bobbio, o titular do direito de exercer a sanção é o mesmo titular do direito violado; portanto, é uma característica do direito internacional, em que o estado de direito violado está autorizado a reagir com a guerra ou represália. Já na heterotutela, o titular do direito de exercer a sanção é um terceiro imparcial, sendo, portanto, uma característica do direito estatal.
O enunciado que não representa a posição de Bobbio é: “A norma fundamental é uma norma de direito natural, e, como tal, é o fundamento moral do dever de obediência às normas jurídicas”
Segundo Bobbio, uma antinomia insolúvel decorre da incompatibilidade entra uma norma superior e geral e outra norma inferior e especial.
Segundo Bobbio, a incompatibilidade entre duas normas gerais, de mesma hierarquia e contemporâneas é uma antinomia de segundo grau.
 Segundo Bobbio, a ausência de critério para a escolha entre a analogia e a norma geral exclusiva é classificado como uma lacuna imprópria e diz respeito ao problema da unidade do ordenamento

Continue navegando