Buscar

APOL 2 AVA

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria das Relações Internacionais
"Morgenthau e Waltz são, respectivamente, os paradigmas do realismo clássico e do neo-realismo, enquanto Aron está, de certo modo, entre ambos, tradicionalista na recepção da herança da diplomacia e da filosofia política ocidental, moderno no reconhecimento das teorias sistémicas".
GASPAR, Carlos. Waltz, Morgenthau e Aron. Relações Internacionais [online]. 2013, n.39 [citado 2017-02-27], pp.05-13.Algo que os autores realistas (ou neorealistas) possuem em comum é forma de compreender a realidade internacional, sempre inspirados em clássicos da filosofia política.
Assinale a alternativa que identifique corretamente um dos autores mais importantes para inspiração realista da compreensão das Relações Internacionais.
Nota: 20.0
	
	A
	Thomas Morus
	
	B
	Thomas Hobbes
Você acertou!
Você sabia que para Hans Morgenthau, um dos grandes estudiosos dessa área, a política obedece a leis objetivas, que são fruto na natureza humana? Com isso o Realismo retoma alguns elementos da teoria de Thomas Hobbes, a partir da noção de estado de natureza.
Rota 3 de Teoria das Relações Internacionais, Tema 1 (Elementos da Teoria Realista de Hans Morgenthau)
	
	C
	Thomas Eddison
	
	D
	Immanuel Kant
	
	E
	Saint-Exupéry
Questão 2/5 - Introdução ao Direito
A Lei n º 10.336, de 19 de dezembro de 2001, instituiu a Cide-combustíveis, contribuição de intervenção no domínio econômico incidente sobre a importação e a comercialização de gasolina e suas correntes, diesel e suas correntes, querosene de aviação e outros querosenes, óleos combustíveis (fuel-oil ), gás liquefeito de petróleo (GLP), inclusive o derivado de gás natural e de nafta, e álcool etílico combustível.
Esse tributo, a CIDE-Combustíveis, pode ser considerado que espécie tributária?
Nota: 20.0
	
	A
	Imposto
	
	B
	Taxa
	
	C
	Contribuição de Melhoria
	
	D
	Empréstimo Compulsório
	
	E
	Contribuição Especial
Você acertou!
De acordo com as videoaulas de Introdução ao Direito com o prof Silvano Alcântara, as contribuições especiais são instituídas e cobradas pela União como regra e se destinam à seguridade social ou à intervenção no domínio econômico.
Questão 3/5 - Introdução ao Direito
Independente das experiências internacionais, a implantação de sistemas de cobrança pela gestão de resíduos sólidos no Brasil vinha, historicamente, sendo dificultada por questões legais. Principalmente devido à dificuldade de criar novos impostos ou de caracterizar a coleta de resíduos como serviço passível de cobrança por taxas ou tarifas.
(Portal de Resíduos Sólidos, acesso em 20.02.2017)A cobrança de tributo para coleta de resíduos pode ser considerada, conforme o direito brasileiro, que espécie tributária?
Nota: 20.0
	
	A
	Imposto
	
	B
	Taxa
Você acertou!
Conforme o STF e a legislação tributária, no Brasil é lícita a cobrança de Taxa de Coleta de Resíduos, também conhecida como "taxa do lixo".
As taxas podem ser cobradas sobre serviço público específico e divisível, no exercício regular do poder de polícia.
Videoaula de Introdução ao Direito, com prof. Silvano Alcantara.
	
	C
	Contribuição de melhoria
	
	D
	Contribuição previdenciária
	
	E
	Empréstimo compulsório
Questão 4/5 - Teoria das Relações Internacionais
"Carl Von Clausewitz foi o primeiro a dar um tratamento verdadeiramente científico ao fenômeno da guerra, rompendo com a tradição de elaboração de manuais de conduta na guerra e de regras para a vitória".
(MENDES, Flávio Pedroso. Clausewitz, o realismo estrutural e a paz democrática: uma abordagem crítica. Contexto int., Rio de Janeiro , v. 34, n. 1, p. 79-111, June 2012 .)A respeito da Teoria Realista das Relações Internacionais, assinale a alternativa que contenha corretamente dois conceitos bastante importantes para essa perspectiva.
Nota: 0.0
	
	A
	Sobrevivência e Paz Perpétua
	
	B
	Paz Perpétua e Instinto Animal
	
	C
	Instinto Animal e Evolução das Espécies
	
	D
	Evolução das Espécies e Beligerância
	
	E
	Beligerância e Sobrevivência
Conforme videoaula 3 de Teoria das Relações Internacionais, com prof. André Frota, sobrevivência e beligerância são, portanto, aspectos centrais da perspectiva Realista.
Questão 5/5 - Introdução ao Direito
“O sujeito ativo, que dissemos ser o titular do direito subjetivo de exigir a prestação pecuniária, no direito tributário brasileiro pode ser uma pessoa jurídica pública ou privada, mas não visualizamos óbices que impeçam venha a ser pessoa física. Entre as pessoas jurídicas de direito público, temos aquelas investidas de capacidade política – são as pessoas políticas de direito constitucional interno – dotadas de poder legislativo e habilitadas, por isso mesmo, a inovar a organização jurídica, editando normas. Há outras, sem competência tributária, mas credenciadas à titularidade de direitos subjetivos, como integrantes de relações jurídicas obrigacionais. Entre as pessoas de direito privado, sobressaem as entidades paraestatais que, guardando a personalidade jurídico-privada, exercitam funções de grande interesse para o desenvolvimento de finalidades públicas”. 
(CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 364.)Quem é o sujeito ativo por excelência da relação tributária no direito brasileiro?
Nota: 20.0
	
	A
	Estado
Você acertou!
Tema 01: O Direito Tributário
O Direito Tributário é o ramo do Direito que se ocupa da relação entre o Estado e o particular. O Estado (também conhecido como o "fisco") é o sujeito ativo, e o particular (conhecido genericamente como o "contribuinte”) é o sujeito passivo.
O Estado é considerado o sujeito ativo porque ele tem o poder de exigir do contribuinte o cumprimento da obrigação tributária. E a razão de ser do Direito Tributário é evitar abusos do Estado ao impor tributos aos particulares.
(Rota de Aprendizagem 3 de Introdução ao Direito)
	
	B
	Contribuinte
	
	C
	Polícia Federal exclusivamente
	
	D
	Apenas Autarquias estaduais
	
	E
	Nenhuma das alternativas, pois apenas o Fisco, composto por empresas públicas, pode ser considerado sujeito ativo na relação tributária.

Continue navegando