Buscar

Atividades processo civil

Prévia do material em texto

A sociedade TLR, com sede na Espanha, aluga um imóvel na cidade de São Paulo/SP (Brasil), com objetivo de estender suas operações no Brasil. A proprietária do imóvel é a sociedade XIAO, com sede na China. Durante a locação do imóvel, aparece uma divergência em uma das cláusulas do contrato e a sociedade TLR passa a pagar um valor menor de locação a partir do 2º ano de vigência do contrato, valor esse contestado pela locadora, sociedade XIAO. A sociedade XIAO decide, então, mover uma ação de despejo contra a TLR e propõe essa ação na Justiça da Espanha. Ao final, o tribunal espanhol julga procedente a demanda e determina o despejo imediato da TLR do imóvel localizado no Brasil. Pergunta-se: essa decisão proferida pela justiça espanhola seria válida no Brasil?
Não seria válida, a legislação brasileira não permite que se aplique em território nacional sentença estrangeira que verse sobre bens imóveis dentro dos limites geográficos brasileiros.
2) Rudolph contrata o escritório de arquitetos EBZ para projetar sua casa, pagando à vista o valor de 35 mil reais. Rudolph mora em Belo Horizonte/MG, o escritório contratado tem sede em Nova Lima/MG e a casa será construída em Vespasiano/MG. Ocorre que, não obstante o pagamento ter sido feito, o escritório não entregou o projeto na data acordada. Assim, Rudolph envia um e-mail para um dos sócios, que sequer responde. Sem outra medida extrajudicial possível, Rudolph decide mover uma ação na Justiça Comum sob o procedimento comum (art. 318, CPC/15). Pergunta-se: 
(a) A competência é da Justiça Estadual ou Justiça Federal? Justiça Estadual uma vez que o caso em questão não está previsto nas hipóteses do artigo 109 da Constituição.
(b) Essa ação poderia ter sido ajuizada no Juizado Especial Cível? Sim, uma vez que o valor não ultrapassa o valor de quarenta salários mínimos, porém essa é uma faculdade do autor.
(c) Se for ajuizada na Justiça Comum, qual o juízo competente para processá-la e julgá-la? O que for sorteado para o mesmo.
(d) Se proposta no Rio de Janeiro/RJ e o escritório EBZ nada alegasse em sua defesa, a ação poderia continuar tramitando no Rio de Janeiro? Sim, em se tratando de competência territorial, o que é o caso em questão a competência é, em regra, relativa.
(e) Se proposta perante a Justiça do Trabalho de Belo Horizonte/MG, o que deveria o juiz do trabalho fazer ao receber a ação? Por quê? Deveria, de ofício, declarar-se incompetente e remeter os autos para a justiça estadual, uma vez que a justiça do trabalho é uma justiça especial, sua competência é exclusiva para causas trabalhistas, o que não é o caso.
3) Olegário e Carolina decidem se divorciar. Quando casados, moravam em Patos de Minas/MG. Após o término da relação, Olegário voltou para Boa Vista/RR e Carolina para Patrocínio/MG. Não tiveram filhos e não têm bens a serem partilhados. Ante a inércia de Carolina em resolver a questão via cartório, Olegário decide mover uma ação judicial de divórcio. Pergunta-se: 
(a) A ação é de competência da Justiça Estadual ou da Justiça Federal? Justiça Estadual uma vez que o caso em questão não está previsto nas hipóteses do artigo 109 da Constituição.
(b) Onde essa ação preferencialmente deve ser proposta? Em patrocínio, domicílio da ré de acordo com o artigo 53, § 1º, alínea C.
(c) Caso a ação seja proposta em Patos de Minas/MG, comarca que possui uma vara de família, mas tenha sido distribuída para uma vara cível (com competência comum) e Carolina não se oponha em Contestação a que a ação tramite em Patos de Minas/MG, esse juízo (vara cível) será legalmente competente para processar e julgar a demanda de divórcio? Explique se a competência é relativa ou absoluta da vara de família e o porquê. A competência é absoluta, uma ação de divórcio só pode correr na justiça comum se naquela comarca não houver uma vara de família, o que não é o caso.
4) Raquel, residente e domiciliada em Guarulhos/SP, compra um imóvel em Jundiaí/SP perante a construtora Zelda Ltda. (com endereço em Taubaté/SP), configurando a relação entre a consumidora e a fornecedora de um bem uma relação de consumo (com aplicação do Código de Defesa do Consumidor). O prazo para entrega da obra seria de 48 meses, com carência de mais 06 meses. No entanto, a construtora flagrantemente não respeita o prazo. Já passados 60 meses, Raquel continua morando de aluguel, estando pagando as parcelas do financiamento junto com o aluguel, o que está lhe onerando excessivamente. Desse modo, decide mover uma ação contra a construtora, pedindo a resolução do contrato de promessa de compra e venda do apartamento, a devolução de todo o valor pago e uma indenização por danos morais em razão da demora na entrega do imóvel. Pergunta-se: 
(a) A ação é de competência da Justiça Estadual ou da Justiça Federal? Justiça Estadual uma vez que o caso em questão não está previsto nas hipóteses do artigo 109 da Constituição.
(b) Raquel é obrigada, segundo entendimento dos tribunais prevalente em 2019, a ajuizar essa ação em Guarulhos/SP? Não, ela pode escolher entre o lugar onde está se construindo o imóvel, bem como na sede da empresa requerida, também pode impetrar a ação em qualquer parte do território nacional, desde que a empresa ré não se oponha por ocasião da contestação.
(c) Trata-se de ação fundada em “direito real imobiliário” ou em “direito pessoal”? De que forma essa definição impacta a definição da competência? Direito pessoal, pois o objeto da discussão não é posse, propriedade, vizinhança ou nada envolvendo o imóvel em si, mas sim o contrato que foi descumprido pela requerida. O impacto que isso causa na definição da competência se reflete no fato de que se fosse direito real imobiliário a competência para processar e julgar seria exclusivamente o juízo de onde o imóvel se localiza.
(d) Considerando que a ação seja proposta em Cuiabá/MT e a construtora Zelda se oponha, em Contestação, a que o processo prossiga em Cuiabá/MT, o que deve o juiz fazer? Declarar-se incompetente e remeter o processo para o juízo competente.
(e) Considerando que a ação seja proposta em Jundiaí/SP e a construtora Zelda se oponha, em Contestação, a que o processo prossiga em Jundiaí/SP, o que deve o juiz fazer? Declarar-se competente, pois nesse caso a escolha é da autora.
(f) Se o valor da causa for inferior a 40 salários mínimos, a ação pode ser proposta perante o Juizado Especial Cível de Guarulhos/SP? Sim, nesse caso é faculdade da autora impetrar a ação no JESP cível Guarulhos.
5) Charles é cafeicultor na cidade de Paraisópolis/MG, possuindo sua fazenda uma enorme extensão territorial, que faz divisa com a fazenda de Orlando, já no município de Campos do Jordão/SP. Orlando, sabedor de que Charles permanece muitos dias na cidade de Poços de Caldas/MG, começa a “empurrar” a cerca demarcatória de sua propriedade para dentro da propriedade de Charles (já em MG), de forma a tentar conseguir “aumentar” o tamanho de sua fazenda. Durante 06 meses, Orlando realiza tal conduta ilegal e Charles percebe que houve uma invasão de Orlando com esse mecanismo da cerca. Assim, de forma a restabelecer a posse sobre a parte “invadida”, Charles decide mover uma ação reivindicatória (pedido para o juiz de que sua propriedade seja garantida, determinando que o réu pare de invadir sua propriedade) contra Orlando. Charles sabe que a justiça de Campos do Jordão/SP é bastante mais ágil do que a de Paraisópolis/MG, porém fica na dúvida onde mover a ação. Pergunta-se: 
(a) A ação é fundada em “direito pessoal” ou “direito real imobiliário”? Direito real imobiliário, uma vez que o objeto da ação é o bem imóvel.
(b) A ação é de competência da Justiça Estadual ou da Justiça Federal? Justiça Estadual uma vez que o caso em questão não está previsto nas hipóteses do artigo 109 da Constituição.
(c) A ação pode ser proposta em Campos do Jordão/SP? Não, nesse caso embora a competência seja territorial, que é em regra relativa, ela será absoluta. Sendo assim o único lugar onde a ação poderá tramitar éna cidade onde o bem imóvel se localiza.
6) Tina Magalhães era proprietária de imóveis nas capitais de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Minas Gerais e Bahia. Além disso, deixou valores em conta corrente e joias em seu apartamento no Rio de Janeiro/RJ, seu último domicílio. Tina também era devedora do Banco Diamante no valor de 500 mil reais, inferior ao acervo da herança. Seus 3 filhos, ora herdeiros, decidem então dar início ao procedimento de inventário, que terá que ser judicial, pelo fato de a herdeira mais nova ter 12 anos apenas (logo, menor incapaz). 
(a) A ação de inventário é de competência da Justiça Estadual ou Federal? Justiça Estadual uma vez que o caso em questão não está previsto nas hipóteses do artigo 109 da Constituição.
(b) Onde deve necessariamente ser proposta a ação de inventário, segundo entendimento do CC 152.229 do STJ? Essa competência é relativa ou absoluta? No último domicílio da falecida. Competência relativa, não podendo o Juiz declinar de ofício da demanda.
(c) Caso o Banco Diamante decida mover uma ação para cobrar a dívida contra o espólio (conjunto de bens, direitos e obrigações da falecida Tina, onde a ação pode ser proposta? Essa competência é relativa ou absoluta? Preferencialmente, no último domicílio da autora da herança. Porém, essa competência é relativa.
(d) Se a falecida Tina não tivesse domicílio, em quais foros a ação poderia ser proposta? Em qualquer dos locais onde ela possuísse bens imóveis, não havendo, em qualquer das localidades onde ela possuísse bens, porém essa competência é relativa.
7) Malu tem seu automóvel seriamente danificado após cair em um buraco em uma estrada de responsabilidade do Estado de Santa Catarina. Decide, então, mover uma ação de reparação do veículo. Sabe-se que Malu é residente e domiciliada em Chapecó/SC, o acidente ocorreu próximo a São Joaquim/SC, a capital do estado é Florianópolis/SC e ela lavrou um boletim de ocorrência em Maringá/PR. Pergunta-se: 
(a)Essa ação é de competência da Justiça Federal ou da Justiça Estadual? Justiça Estadual, uma vez que este caso não encontra previsão no rol do artigo 109 da Constituição.
(b)Se a estrada fosse de responsabilidade da União, a competência seria da Justiça Estadual ou Federal? De acordo com o artigo 109 da Constituição, litígios envolvendo a União são de competência exclusiva da Justiça Federal.
(c)Se o valor da causa fosse inferior a 60 salários mínimos, essa ação deveria ser proposta no Juizado Especial da Fazenda Pública do Estado de Santa Catarina ou poderia ser perante a Justiça Comum? Poderia ser em qualquer dos dois, ficando a cargo do arbítrio da autora.
(d)Considerando que o valor da causa seja superior a 70 salários mínimos, onde essa ação pode ser proposta? Na justiça comum.
(e)A ação pode ser proposta em Maringá/PR? Caso seja proposta, o que o juiz deve fazer? A ação deve ser proposta preferencialmente no local do ato ou fato ou no domicílio da autora, uma vez que ela escolha o local onde foi lavrado o Boletim de ocorrência o Juiz não pode agir de ofício, pois se trata de competência relativa, mas se a parte requerida em sede de contestação alegar a incompetência do Juiz, deverá ele remeter o caso para o juízo competente. 
8)Alexander e Glenn, cidadãos neozelandeses regularmente casados, adotaram a criança brasileira Lynn. Quando Lynn fez 18 anos, decidiu regressar ao Brasil e, não obstante tivesse uma ótima relação com seus pais adotivos, estes optaram por não mais ajudar com seu sustento. Lynn, que ainda fazia faculdade no Brasil e sem fonte de renda/sobrevivência, decide mover uma ação de alimentos, fundada em tratado internacional, contra seus pais Alexander e Glenn, ainda residentes no exterior. Considere que Lynn é residente e domiciliada no Recife/PE. 
(a)Essa ação de prestação de alimentos deve ser proposta na Justiça Comum Estadual ou Federal? De acordo com o artigo 109, inciso II e III da Constituição Federal, a competência nesse caso é da Justiça Federal, e essa competência é exclusiva.
(b)Caso Lynn, na data da propositura da ação, tivesse fixado seu domicílio em Manga/MG, cidade sem vara federal, porém com vara única estadual, a ação poderia ser proposta nesta vara única estadual de Manga/MG? Sim, quando uma cidade não tem vara federal, o juiz da justiça estadual pode fazer o papel do juiz federal.
9)Eugênio, residente em Uberlândia, é estudante de geologia e decide participar do processo seletivo para o doutorado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No edital, há uma série de livros que Eugênio não possui e, assim, decide comprá-los via internet, ficando a entrega a cargo dos Correios, empresa pública federal. Passado o prazo para entrega, Eugênio entra em contato com os Correios, questionando o porquê dos livros, que custaram 2.000 reais, não terem sido entregues. Os Correios se recusam a dar qualquer justificativa. Eugênio insiste por mais alguns dias e, sem resposta, decide mover uma ação contra os Correios, para que seja reparado. 
(a)Essa ação é de competência da Justiça Estadual ou Federal? Os Correios são uma empresa pública federal, sendo assim, de acordo com o artigo 109 da Constituição a competência para processar e julgar a referida empresa é exclusiva da Justiça Federal.
(b)Indique ao menos três locais onde a ação pode ser proposta. No domicílio do autor, em Brasília ou no local onde ocorreu o extravio dos livros.
10)Mirtes, residente em Nova Lima/MG, é proprietária de um escritório de advocacia, com endereço em Ibirité/MG, e, ao ficar sabendo da existência de um edital da Petrobrás (sociedade de economia mista com capital da União com sede no Rio de Janeiro/RJ), decide inscrever seu escritório de nome Mirtes Advogados Associados no certame. Mirtes A. A. é desclassificado pela Petrobras, ao argumento de que não enviou todos os documentos. O escritório decide, então, questionar judicialmente a postura da Petrobras. Pergunta-se: 
(a)Essa ação é de competência da Justiça Estadual ou Federal? Da justiça estadual, uma vez que o caso não esta elencado no rol do artigo 109 da Constituição.
(b)Onde essa ação pode ser proposta? Na cidade do Rio de Janeiro onde a empresa ré tem sede, na cidade de Ibirité onde fica a sede da empresa requerente ou na cidade onde a proprietária da requerente tem seu domicílio.

Continue navegando