Buscar

plano de aula para artes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A natureza em suas diversas formas e cores 
A arte promove os processos de conhecimento, percepção, compreensão, demonstração e criação. Tem o poder de sensibilizar e proporcionar uma experiencia harmoniosa , transmitindo emoções ou idéias. A arte surge da necessidade de observar o meio que nos cerca, reconhecendo suas formas, luzes e cores, harmonia e desequilíbrio.
Ela pode aumentar ou interromper o estilos de vida, preparar uma pessoa por meio da sensibilização, despertando e produzindo novas observações .
A aprendizagem ao ar livre melhora o desenvolvimento mental e a saúde física dos alunos , além de incentivar o pensamento crítico, trabalho em grupo, inteligência emocional e a capacidade de resolver problemas. 
Objetivos:
Oferecer aos alunos, a oportunidade de analisar a natureza ao seu redor
Compor painel coletivo.
Impressionar o olhar dos alunos, estimulando-os a perceber a variedade de cores, formas e texturas que nos rodeiam.
Conteúdos :
Exercitar a prática do desenho de observação
reconhecer e explorar imagens por eles observadas 
Explorar técnicas de desenho e pintura 
Composição em desenho.
Finalização com materiais diversos.
Material necessário :
Caderno de desenho;
Cartolina;
Lápis grafite;
Lápis de cor;
Tintas de diversas cores;
Areia;
Cola;
Folhas secas ;
Folhas verdes ;
gravetos ;
sementes ;
Desenvolvimento:
1ª etapa 
Para iniciar o trabalho, solicite que a turma produza um desenho de memória de elementos da natureza ,como por exemplo árvores, folhas e flores. Esse desenho, pode ser feito em um caderno de registro.
O objetivo é que o estudante veja como é o seu desenho de memória. Em geral, eles são bem parecidos entre si, normalmente, surgem falas como: “Mas eu não sei desenhar !”. Desafie os alunos a tentar. Faça isso por meio do incentivo verbal, usando expressões afirmativas como por exemplo “Eu sei que você consegue”. “Faça de seu jeito”. “Desenhe aquilo que vê”.
2ª etapa 
Convide a turma a sair ao ar livre. Pode ser na própria escola, nos arredores ou num passeio a um ponto turístico da cidade. Escolha um tema específico: texturas das árvores, formato das folhas e copas, tons e cores e que as árvores apresentam . Estimule o olhar de todos, proponha que eles percebam as diferenças entre essas árvores, que observem também como as folhas não são todas iguais, que olhem o formato das copas da árvore e tentem desenhar seu contorno no ar, com os dedos.
O objetivo aqui é chamar atenção dos alunos para a variedade da natureza. Eles vão perceber que cada elemento tem seu formato e nem todas as árvores são iguais. As descobertas ao ar livre são muito incentivadoras e a reação dos alunos é de surpresa, pois o próprio corpo reage a essas motivações. Em geral, os alunos se mostram investigadores rigorosos.
3ª etapa 
Em seguida, com caderno de desenho em mãos é hora de escolher um lugar confortável, e um ângulo interessante para sentar-se e desenhar. Oriente cada um a manter-se sempre no mesmo local até terminar o desenho começado,pois nesse momento eles irão trazer a memória aquilo que observaram, e reproduzir essa observação.
De imediato , é comum que queiram desenhar todas as folhas,mas estimule-os a lembrar dos contornos das copas das árvores, os vazios entre as folhas que deixam ver outras árvores, o céu, o formato dos galhos e das folhas para que comecem a descobrir formas diferentes de representar . Alguns alunos fazem vários desenhos rápidos de pontos de vista diferentes, outros desenham de forma mais lenta e detalhada, é importante respeitar essas diferenças.
Após essa etapa, incentive os alunos a trocarem os desenhos uns com os outros , deixando um tempo da aula para que cada um observe o desenho do colega, compare com o seu, e expliquem de modo geral como foi superar os desafios enfrentados nessa atividade, e qual desenho mais gostaram, nesse momento toda a turma, tem a oportunidade de descobrir muitas outras formas de desenhar uma mesma árvore.
4ª etapa 
Faça outra aula de desenho ao ar livre,e dessa vez, além das árvores, folhas e flores já observadas , inclua também os rios,e as paisagens construídas pelo homem.
Quando o aluno está ao ar livre, ele tem a ampla possibilidade de observar diferentes formas, diferentes objetos e encontrar diferentes graus de dificuldade para reproduzir um desenho. como exemplo, podemos citar o movimento de um rio, as diferentes espécies,formas e tamanhos de árvores, as grandes diferenças entre as flores e os grandes edifícios, bancos de praça e construções . Ressalte essas diferenças entre as imagens observadas e peça para que eles reproduzam um desenho da maneira da maneira que eles entenderam.
Esse momento servirá para estimular a captação mais geral das formas, sem tantos detalhes.
5ª etapa 
Durante essa aula , apresente reproduções de obras de arte que retratem a natureza em épocas diferentes. O objetivo dessa apresentação é mostrar como os artistas representavam esse tema numa época passada .
Esse momento em que os artistas são apresentados à turma é uma oportunidade muito rica de destacar que não há apenas uma forma de desenhar. Ao longo da História da Arte foram muitas as técnicas usadas pelos pintores.
Nessa etapa peça aos alunos que recolham materiais retirados da natureza como por exemplo, folhas verdes e secas, gravetos, flores, areia e o que mais julgar necessário para desenvolver seu trabalho.
6ª etapa 
Agora é hora de olhar os desenhos reproduzidos e escolher aqueles que ficaram mais interessantes. Nessa etapa,divida os alunos em grupos e cada grupo ira transferir para uma cartolina o desenho escolhido. 
Esse é o momento em que a classe ira analisar os trabalhos que estão sendo realizados,e colocar em prática as idéias recebidas durante o trabalho. deixe que cada um encontre sua forma de finalizar o desenho, oriente os grupos que utilizem diferentes tipos de tintas,e os materiais que eles retiraram da natureza, essa finalização agrega um valor maior ao trabalho deixando-o ainda mais rico,bonito e interessante.
Organize uma exposição com os desenhos produzidos , a exposição poderá ser para os familiares dos alunos ou para as turmas da escola. Na ocasião, as crianças poderão ensinar como foi o processo de produção dos desenhos para o grupo de visitante, o objetivo é chamar a atenção do público, para o que se pode ser visto quando se tem um olhar atento.
Avaliação :
O professor deverá observar os desenhos dos alunos e registrar como cada um desenvolve os desenhos, como usa o espaço que tem no papel disponível , se consegue incluir varias formas, se há mudança de uma série de desenhos para outra. Avalie também se o aluno consegue relacionar o que é visto, as imagens apreciadas e a representação no papel.
Outro ponto importante é a autoavaliação do desenho, deve-se observar,se o aluno aceita as criticas e sugestões dos colegas. Deve-se também registrar como foi o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades propostas.

Outros materiais