Buscar

teste de conheciment Aula 3 1

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: SDE4268_EX_A3_201907228594_V2 
	17/09/2019
	Aluno(a): JUSSARA FRANCO STELEET
	2019.2 - F
	Disciplina: SDE4268 - ORGANIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA SAÚDE 
	201907228594
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Presidente Rodrigues Alves com o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro realizou uma reforma urbana, que foi apelidada pela população de movimento bota-abaixo que representa:
		
	
	Os movimentos políticos buscando os princípios éticos norteadores.
	
	A construção dos primeiros hospitais gerais no Brasil.
	
	Os primeiros movimentos sanitaristas da Fiocruz.
	
	A descentralização do governo.
	 
	A derrubada de casarões e cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores.
	Respondido em 17/09/2019 14:23:10
	
Explicação:
O Presidente Rodrigues Alves com o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro realizou uma reforma urbana, que foi apelidada pela população de movimento bota-abaixo representada pela opção derrubada de casarões e cortiços e o conseqüente despejo de seus moradores.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Ocorreram inúmeras mudanças na previdência social e nas ações de saúde pública durante o Governo Vargas e no período Militar. Acerca das mudanças ocorridas no Governo Vargas e no período Militar podemos afirmar, EXCETO:
		
	
	A estrutura do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi ficando cada vez mais complexa e acabou levando à criação de uma estrutura própria administrativa, o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
	 
	O modelo priorizado de assistência à saúde durante o período militar foi a medicina curativa que solucionou os principais problemas de saúde coletiva, como por exemplo, as endemias e epidemias.
	
	Durante o regime militar ocorreu a unificação dos IAPs, sendo criado o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
	
	Os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) foram criados de acordo com a capacidade de organização, mobilização e importância da categoria profissional.
	
	Uma das mudanças ocorridas no Estado Novo foi a substituição das antigas CAP¿s pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs).
	Respondido em 17/09/2019 14:24:22
	
Explicação:
O modelo priorizado de assistência à saúde durante o período militar foi a medicina curativa que não solucionou os principais problemas de saúde coletiva, como por exemplo, as endemias e epidemias deste período. Ocorreram inúmeras epidemias.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde SIS como um mecanismo de :
		
	 
	coleta, processamento, análise e transmissão da informação.
	
	análise, divulgação e recomendações para a ação.
	
	planejamento, organização, operação e avaliação os serviços de saúde.
	
	coleta, planejamento, organização e transmissão de informação.
	 
	coleta, processamento, análise e divulgação.
	Respondido em 17/09/2019 14:26:08
	
Explicação:
A Organização Mundial da Saúde define Sistema de Informação em Saúde -SIS como um mecanismo de coleta, processamento, análise e transmissão da informação necessária para se planejar, organizar, operar e avaliar os serviços de saúde. Considera-se que a transformação de um dado em informação exige, além da análise, a divulgação, e inclusive recomendações para a ação. No novo modelo de assistência à saúde, é preciso reverter a atual situação de centralização de dados, de limitação do uso dos mesmos, da demora com que são analisados e que retornam para o nível local, idealizando um novo sistema em que os dados passem a ser analisados no próprio município, gerando de forma oportuna subsídios para o planejamento e para as ações em saúde, bem como de ações para a melhoria da qualidade dos dados.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No início do século XX o país vivia um momento histórico de grandes mudanças. A chegada do progresso, epidemias como a febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo e outras doenças também aconteciam em outras cidades do Brasil. Diante desses fatos um médico em São Paulo, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pegava por contato. Diante dessa informação assinale o nome desse médico:
		
	
	Sérgio Arouca
	
	Oswaldo Cruz
	
	Eloy Chaves
	 
	Emílio Ribas
	
	Rodrigues Alves
	Respondido em 17/09/2019 14:27:45
	
Explicação:
O médicoEmílio Ribas (1862-1925) foi um médico sanitarista brasileiro. Trabalhou no combate ao mosquito transmissor da febre amarela, conhecido hoje como o Aedes Aegypti.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O presidente Rodrigues Alves no início do século XX tem o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. Indica para o programa de saneamento o médico Oswaldo Cruz, que alguns dos seus objetivos era eliminar a peste, febre amarela e instituir a vacinação obrigatória. Porque que gerou revolta na população as ideias de Oswaldo Cruz?
		
	
	Porque criou muitas mudanças na vida das pessoas
	
	Porque a vacina era apenas para as classes mais pobres.
	
	Porque ele não informou qual era a vacina.
	 
	Porque era uma campanha feita sobre a forma de imposição.
	
	Porque o desejo de querer ajudar a população foi muito repentino.
	Respondido em 17/09/2019 14:28:17
	
Explicação:
Gerou revolta na população porque era uma campanha feita sobre a forma de imposição.
Após intenso bate-boca no Congresso, a nova lei foi aprovada em 31 de outubro e regulamentada em 9 de novembro. Isso serviu de catalizador para um episódio conhecido como Revolta da Vacina. O povo, já tão oprimido, não aceitava ver sua casa invadida e ter que tomar uma injeção contra a vontade: ele foi às ruas da capital da República protestar. 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	. Em 1904 para acabar com a epidemia que assolava a cidade do Rio de Janeiro instituí-se a vacinação obrigatória contra a varíola. A campanha foi aplicada de forma autoritária e violenta e deixou as pessoas muito insatisfeitas, culminando na:
		
	
	Revolta Tenentista
	
	Revolta de Canudos
	
	Revolta da Armada
	 
	Revolta da Vacina
	
	Revolta Urbana
	Respondido em 17/09/2019 14:28:40
	
Explicação:
No Brasil, o uso de vacina contra a varíola foi declarado obrigatório para crianças em 1837 e para adultos em 1846. Mas essa resolução não era cumprida, até porque a produção da vacina em escala industrial no Rio só começou em 1884. Então, em junho de 1904, Oswaldo Cruz motivou o governo a enviar ao Congresso um projeto para reinstaurar a obrigatoriedade da vacinação em todo o território nacional. Apenas os indivíduos que comprovassem ser vacinados conseguiriam contratos de trabalho, matrículas em escolas, certidões de casamento, autorização para viagens etc.
Após intenso bate-boca no Congresso, a nova lei foi aprovada em 31 de outubro e regulamentada em 9 de novembro. Isso serviu de catalizador para um episódio conhecido como Revolta da Vacina. O povo, já tão oprimido, não aceitava ver sua casa invadida e ter que tomar uma injeção contra a vontade: ele foi às ruas da capital da República protestar. Mas a revolta não se resumiu a esse movimento popular.
https://portal.fiocruz.br/noticia/revolta-da-vacina-2
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. Com a falta de saneamento básico e de outras estruturas a cada dia surgiam mais doentes. As epidemias ficando cada vez mais graves. O então Presidente Rodrigues Alvestraçou como objetivo sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro.  Inicia-se o programa de saneamento proposto por Oswaldo Cruz. Dentre as ações realizadas, uma é FALSA, identifique:
		
	
	Vacinação obrigatória contra varíola.
	 
	O objetivo era eliminar a peste e a Dengue.
	
	Para combater a peste removeu lixos.
	
	Para combater a febre amarela eliminou mosquitos transmissores da febre amarela.
	
	Para combater a peste usou brigadas sanitárias espalhando raticidas.
	Respondido em 17/09/2019 14:29:31
	
Explicação:
O objetivo era eliminar a peste bulbonia e a febre amarela.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No início do século XX no Brasil, a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja e a falta de saneamento básico e de outras estruturas favoreciam ao aumento do número de doentes. Dentre as doenças que mais acometiam a população temos, EXCETO:
		
	
	varíola.
	 
	HIV/AIDS.
	
	febre amarela.
	
	malária.
	
	cólera.
	Respondido em 17/09/2019 14:29:52
	
Explicação:
No início do século XX, o país vivia um momento histórico de grandes mudanças devido a chegada do progresso, mas também ocorriam epidemias. Como a epidemia de febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo. Outras doenças também assolavam outras cidades do Brasil: a cólera, varíola, malária, peste bubônica, tuberculose.
A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, ou síndrome da imunodeficiência adquirida (aids), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua transcendência. O primeiro caso no Brasil, em São Paulo, ocorreu em 1980.

Continue navegando

Outros materiais