Buscar

Direito Empresarial Aplicado

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL APLICADO II
CONTRATO DE DESCONTO BANCÁRIO
Turma: 2001.
Professora: Luciana Neves Gluck Paul
Alunos: Arthur Gomes 
	 Emily Fernandes
	 Glenda Karen 
	 Jorge Flexa
	 Maria Goretti Fernandes 
	 Sarah Gomes
	 Wellington Albuquerque
Contratos Bancários 
Para que a atividade bancária seja exercida é imprescindível uma relação econômica, o que é papel das instituições financeiras. Os contratos bancários, portanto, representam a aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiro.											De acordo com o livro Curso de Direito Comercial, de Fábio Ulhoa Coelho, os contratos bancários são os veículos jurídicos da atividade econômica de intermediação monetária encontrados no polo de captação e também no de fornecimento financeiro.							A doutrina conceitua as atividades das instituições bancárias entre típicas e atípicas, as atípicas são as operações em que o banco presta serviços acessórios aos clientes, como locar os cofres ou dar custódia de valores, já as típicas dividem – se em passivas, quando o banco assume a posição de devedor na obrigação principal, e ativas, quando o banco assume a posição de credor principal.
Espécies de contrato bancário
Como instrumento de intermediação da atividade monetária tem – se os contratos bancários, que devem ser celebrados apenas com uma instituição financeira.										Destacam – se com contratos mais relevantes o contrato de Depósito Bancário, Mútuo Bancário, Desconto Bancário, Fiança, Formento Mercantil (factoring) e Câmbio. 
Depósito Bancário; 
Mútuo Bancário; 
Câmbio; 
Fiança;
Formento Mercantil (factoring);
Desconto Bancário: 
O desconto bancário é uma operação característica dos bancos, por meio da qual adianta créditos de terceiros aos clientes, deduzindo-se os juros da operação mediante a cessão do crédito que é feita através do endosso cambiário, partindo – se do princípio de que todo crédito pode ser antecipado, mediante cessão. 										A prática do desconto bancário demonstra que a operação é feita em cima de títulos de crédito, que representam soma líquida e certa, o que, por sua vez, é de fácil recuperação ao banco. 
Em outras palavras, o banco antecipa ao cliente o valor dos ativos deduzindo os juros, entregando o valor líquido, que normalmente é creditado em conta corrente.
Ante ao exposto, pode-se conceituar o contrato de desconto bancário como:																	“Contato pelo qual o banco, deduzindo do montante, antecipadamente, os juros, comissões e despesas, credita para o cliente o saldo, recebendo por endosso o título sacado contra terceiros com vencimento futuro”.
De acordo com entendimento de Lauro Muniz de Aragão a denominação de Desconto tem duplo sentido, ou seja, antecipação de crédito com desconto antecipado das taxas de juros e demais despesas.
CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO 
Contrato bilateral, de adesão, oneroso que tem como objeto a antecipação de crédito, que decorre de título de crédito;
A consumação do contrato efetua—se com a entrega do dinheiro pelo banco ao cliente, o que deve ser observado com cuidado, pois uma vez que o banco recebeu o endosso, o negócio foi fechado, já que daí obtém- se como resultados todas as obrigações e direitos para as partes contratantes; 
Cliente endossa o título em preto para o branco, contudo, sem se desobrigar ao pagamento, caso o sacado não pague no vencimento.
NATUREZA JURÍDICA 
Compra e venda: quem opta por esse ponto de vista entende que o banco compra o título, porém, por mais que o banco admita a compra, vai optar por uma solução mais pacífica, já que a compra decorre da venda e o banco não compra com o objetivo de vender, ou seja, o banco não vende seus títulos, a não ser que necessitem de caixa, o que por meio de outra operação denominada Redesconto cede os títulos para o Banco Central (Lei 4565/64, artigo 10, inciso IV).
Empréstimo: essa é a teoria mais aceita. De acordo com o estudos do professor Nelson Abrahão o banco apenas realiza um empréstimo. O título, que é o objeto do desconto, tem a função de garantir o empréstimo. Para Carvalho de Mendonça, o título é uma garantia a mais, além do endosso e do aval.																		
Por fim conclui-se que o contrato de desconto bancário é de uso frequente por ser hoje um instrumento indispensável às operações empresariais. 
CASO CONCRETO 
Vicente, proprietário da papelaria O Estudante do Futuro, comprou R$10.000,00 (dez mil reais) em cadernos da distribuidora Brasil Que Dá Certo emitindo um cheque para 30 dias do Banco Axel S/A. Antes do prazo combinado a distribuidora Brasil Que Dá Certo, precisando aumentar o seu capital de giro, entrou em contato com o Banco do Norte, onde possui conta corrente em seu nome, para negociar o cheque. Sabendo que as duas empresas e os dois bancos possuem sede na capital do estado do Pará, pergunta – se: 
É possível este tipo de negociação sabendo que o cheque é de outro banco? Se possível, como se chama esse tipo de contrato?
Sim. Trata-se de contrato de desconto bancário.
O Banco do Norte pagará o valor integral (R$10.000,00) para a distribuidora Brasil Que Dá Certo?
Não. O banco fará o desconto de juros, comissões e despesas e pagará o valor líquido ao credor.
Quais são as características desse tipo de contrato?
O contrato de desconto bancário é bilateral, oneroso, sinelagmático (confitio sine qua non).
Caso, no dia do vencimento não tiver numerário na conta da papelaria 'O Estudante do Futuro', a quem o banco deve cobrar?
O credor cessionário, no caso de inadimplência do sacador, tem a obrigação de adimplir a dívida, o banco cobrará dele. O credor cessionário poderá ingressar com ação de regresso contra o sacador.

Continue navegando